quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mais de 20 mil pessoas participaram da procissão de São Pedro em Manaus













Mais de 20 mil pessoas participaram da procissão de São Pedro em Manaus
Às 15h30 foi o início do cortejo fluvial que reuniu cerca de 80 barcos que acompanharam a imagem de São Pedro até o porto da Panair, na zona Sul de Manaus

Manaus, 29 de Junho de 2011

Cerca de 80 barcos acompanharam a procissão de São Pedro, na tarde desta quarta-feira

Cerca de 80 barcos acompanharam a procissão de São Pedro, na tarde desta quarta-feir

Mais de 20 mil pessoas participaram da procissão fluvial em homenagem ao padroeiro São Pedro que aconteceu nesta tarde de quarta-feira (29), em Manaus.

O início da procissão começou com percurso terrestre, com saída às 15h da Catedral Nossa Senhora da Conceição, em direção à Manaus Moderna. O percurso seguiu pela rua Marquês de Santa Cruz, descendo ao lado do mercado Adolpho Lisboa, com embarque na balsa do A Jato.

Às 15h30 foi o início do cortejo fluvial que reuniu cerca de 80 barcos que acompanharam a imagem de São Pedro até o porto da Panair, na zona Sul de Manaus. O trajeto durou duas horas. Durante percurso houve uma salva de fogos com terços comunitários e cantos em homenagem ao santo dos pescadores.

Às 18h, iniciou a celebração da missa campal em homenagem a São Pedro no Centro Cultural Zulândio, conhecido como Currão do Boi Garanhão, no bairro do Educandos

segunda-feira, 27 de junho de 2011

DE VOLTA O VELHO OESTE ( Causado por político dispreparado que pensa que administrar Prefeitura, é administrar bang bang. É brincadeira isso.

Eu, Raimundo Aguiar BLOG MANAUS AGUIAR, penso da seguinte maneira: os políticos do Brasil inteiro quando não ganham no voto, ou se ganham a sua capacidade administrativa não é a altura, e o político querendo permanecer no governo a qualquer preço, acontece isso. Veja bem Vargem Grande, tem herança de um velho Oeste pois o famoso ex-Deputado Kleber Leite era de Bang Bang. Quando novo, tinha uma briga travada de vida ou morte com o outro Bang Bang Coronel de Patente ex-chefe político de Chapadinha no governo Pedro Neiva de Santana, o falecido José Vieira Passos latifundiário que usava suas forças, e com capangas armados, tomavam as terras dos pobres proprietários. Exemplo: JUSSARAL que era do meu tio Cacemirio Lima, que foi expulso da sua propriedade à bala na década de 60. Mais isso chegou ao fim, quando a política de Chapadinha passou para as mãos do ex-Prefeito, e ex-Deputado Antônio Pontes de Aguiar. Que tambem era do grupo deles caiu fora quando percebeu os fatos, candidatou-se, elegeu-se Prefeito de Chapadinha, que teve outra história durante 20 anos. Eu, Raimundo Aguiar conheço esta história muito bem. Por isso é que não me abala mais, saber que em Vargem Grande houve tiroteio




O Prefeito de Vargem Grande Miguel Fernandez administra a cidade como um Xerife do Velho Oeste. Tudo é resolvido com a intimidação pelas armas. Hoje o blogueiro Tales Castro foi encurralado quando era entrevistado na TV Líder. Na pauta da programação da emissora as denúncias sobre irregularidades no Instituto de Previdência Municipal(IMAP) e a viagem de Miguel Fernandez para Campos do Jordão-SP com todo o secretariado.


O Presidente do Instituto de Previdência do Município(IMAP) tentou invadir o estúdio da Líder armado com uma escopeta. A polícia foi chamada ao local e saiu em perseguição ao Presidente do IMAP, Jocielson Aguiar, que ao ser localizado já não portava mais a arma de grosso calibre. O Prefeito autorizou a destruição de aparelhos da emissora que faziam o link em uma churrascaria.


A denúncia precisa ser apurada de forma urgente, para que outros coronéis-Prefeitos não façam novas vítimas. Já assistimos esse filme em plena São Luís. O Serviço de Inteligência da Polícia Militar poderia trabalhar a questão dos grupos armados, partindo dos indício$ que envolvem os financiadores da pistolagem.


Quilombolas e blogueiros viraram alvos prediletos destes assassinos de aluguel. Vou levar Tales Castro até o Secretário de Segurança para formular a denúncia e pedir garantias de vida. Não se pode admitir este tipo de procedimento criminoso sem investigação, denúncia e posterior condenação. Provas ao que parece não irão faltar.





Postado por BLOG DO CESAR BELLO
Postado por Mendes aguiar (Blog Manaus Aguiar)

domingo, 26 de junho de 2011

Grande Isaías Fortes Parabens pelos 70 anos, e pela vitória antcipada do seu grupo se voce apoia Belezinha, tudo ótimo Isamara está eleita Dep. 2014








Análises políticas, em um dos blogs mais acessados do Maranhão.Em Chapadinha, população realiza aniversário para ex-prefeito.
Uma noite de muita alegria e festa, marcou neste sábado, 25, no evento promovido pela população para o ex-prefeito de Chapadinha, Isaías Meneses, em comemoração ao seu aniversário de 70 anos.

Na festa, contou com a presença de mais de 15 mil pessoas, entre elas, várias lideranças políticas e empresários da região, inclusive, com aliados da atual gestão.

O ex-prefeito que na última eleição em 2008 com sua vitória, sendo derrubado judicialmente por adversários políticos, que tomaram a prefeitura no tapetão, continua forte no município recebendo o apoio do povo.

Emocionado, ao lado de sua família, Isaías Meneses agradeceu à população pela realização da festa e pelo carinho que recebeu.

Na ocasião, em seu discurso, o ex-prefeito declarou apoio para empresária do município, Ducilene Pontes, mais conhecida como Belezinha, na sucessão de 2012, em Chapadinha.

A reação da população diante da notícia foi contagiante. Para muitos, a candidata Belezinha com o apoio do ex-prefeito Isaías Meneses, é vitória certa, para acabar com Oligarquia Bacelar no município.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

CGL desclassifica nova proposta de preço do consórcio Monotrilho Manaus



Manaus 22 de Junho de 2011





MANAUS - Em sessão realizada nesta segunda-feira (20), a Comissão Geral de Licitação (CGL) desclassificou a nova proposta de preços do Consórcio Monotrilho Manaus, no valor de R$ 1.599.868.501,67, para elaboração do projeto executivo, construção, fornecimento e implantação de um sistema monotrilho para a Região Metropolitana de Manaus. Formado pelas empresas CR Almeida S/A Engenharia de Obras, Mendes Junior Trading e Engenharia S/A, Serveng Civilsan S/A Empresas Associadas de Engenharia e a Scomi Engineering, o Consórcio Monotrilho Manaus era o único a permanecer na licitação.


Monotrilho. Foto: Reprodução/Seplan
O valor apresentado na proposta foi acima do preço de referência do edital, que é de R$ 1.327.777.474,15. De acordo com o presidente da subcomissão especial, Luís Henrique Medeiros, antes da abertura da proposta houve consulta à Procuradoria Geral do Estado (PGE) sobre a apresentação de valor superior ao estimado. “A PGE emitiu parecer assentando a possibilidade de aceitação de proposta de preço até 10% superior ao de referência. Como este valor está fora deste parâmetro, desclassificamos a concorrente”. Ainda de acordo com Luís Henrique, será aberto prazo recursal. “Na forma da lei, daremos o prazo de cinco dias úteis para o Consórcio recorrer. Caso eles não recorram, a decisão de fracasso da licitação permanecerá”.

A primeira proposta de preço do Consórcio Monotrilho Manaus já havia sido desclassificada pela subcomissão responsável pela licitação em sessão realizada dia 18 de março deste ano, por apresentar inconsistências no detalhamento de valores em alguns itens apresentados e proposta de preços superior ao de referência em edital. Por se tratar de apenas uma licitante, a CGL concedeu à época o prazo de oito dias úteis para que o Consórcio pudesse readequar sua proposta e entregá-la à Comissão.

UMA DAS BELEZAS DA AMAZONIA (Preserve)



Galo-da-serra, pássaro da Amazônia
Nome comum: Galo-da-serra



Nome científico: Rupicola rupicola



Ordem: Passeriformes



Família: Cotingidae







O galo-da-serra, encontrado na Amazônia, é um dos pássaros mais espetaculares do mundo.Sua linda plumagem colorida e o cortejo que faz as fêmeas é tão especial que atrai admiradores e observadores de pássaros de todo o mundo.



Apenas duas espécies de galo-da-serra são encontrados no norte da Amazônia. As duas espécies alimentam-se principalmente de frutas e constroem seus ninhos nas faces rochosas de penhascos, grandes rochas, grutas, ou em desfiladeiros. Nas grutas da cidade de Presidente Figueiredo, a 100 quilômetros de Manaus é possível ver ninhos de galos-da-serra, permanentemente vigiados pelos guardas locais para que os filhotes náo sejam roubados.



A fêmea sempre bota dois ovos. Ela constrói o ninho e cuida dos filhotes sem nenhum apoio do macho. Os machos adultos despendem grandes parte de seu tempo em locais especiais onde tem lugar os cortejos, conhecidos como leks. Nestes locais eles fazem a defesa do território, alem de exibirem para as fêmeas que visitam o lek. Em seguida elas selecionam o macho que vão acasalar.



O galo-da-serra é uma ave passeriforme que pertence à família cotingideos, conhecida cientificamente como Rupicola rupicola. Também conhecidos como o nome de galo-da rocha e galo-do-para e chegam a medir ate 28 cm de comprimento.




Os predadores naturais do galo-da-serra incluem as seguintes espécies: gavião-de-penacho, uiraçu-falso,gavião-preto, gavião-bambachinha-preto,onça pintada, jaguatirica,puma, gavião-relogio.Os predadores são atraídos pelo silvo emitido pelo macho na dança pré-nupcial.




Apesar de ser comum encontrá-lo na região em que habita e ser apreciado por colecionadores de pássaros de gaiolas, o galo-da-serra é avaliado como pouco preocupante na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção.

VOCE SABIA QUE O ESTADO ACRE NÃO ERA BRASILEIRO PERTENCIA À OUTRO PAÍS?

ACRE, ESTADO


Até o início do século XX,o atual território do Acre pertencia à Bolívia. Desde as primeiras décadas do século XIX, no entanto, a maioria de sua população era formada por brasileiros que exploravam os seringais e não obedeciam à autoridade boliviana.

Os brasileiros criam na prática um território independente e exigem sua anexação ao Brasil. Em 1899, os bolivianos começam a recolher impostos e fundam Puerto Alonso (hoje Porto Acre) na tentativa de assegurar o domínio da área.

Os brasileiros se revoltam, e os conflitos só terminam com a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 17/11/1903. Pelo tratado, o Brasil recebe a posse definitiva da região em troca de áreas no Mato Grosso, do pagamento de 2 milhões de libras esterlinas e do compromisso de construir a estrada de ferro Madeira-Mamoré.

Integrado ao Brasil como território, o Acre é subdividido em três departamentos: Alto Acre, Alto Purus e Alto Juruá, este último desmembrado em 1912 para formar o Alto Tarauacá.

Unificado em 1920, elege representantes para o Congresso Nacional, a partir de 1934. Em 15/06/1962, o presidente João Goulart sanciona lei que eleva o território à categoria de Estado.

Dados gerais

Sigla: AC

Habitante: acreano

Capital: Rio Branco

População: 557.526 - Homens: 280.983 / Mulheres:276.543

Eleitores: 369.786 (fonte TRE/AC)

Área:(Km2): 152.581,388: Densidade populacional (Censo 2000)

Hora local (em relação à Brasília): -2h. Fonte IBGE

Situação geográfica Localização: sudoeste da região Norte. Área: 152.581,388 km². Limites: Amazonas (N); Rondônia (L); Bolívia (SE); Peru (S e O).

Características: planalto (maior parte do território); Serra da Contamana (O).

Clima: equatorial. Rios principais: Juruá, Tarauacá, Muru, Envira, Xapuri, Purus, Iaco, Acre.

Número de municípios: 22 Governo

Governador: Binho Marques / Vice: César Messias

Cidades mais populosas - Fonte IBGE (Censo 2000)

Rio Branco - Homens: 123.248 / Mulheres: 129.811 - Total: 253.059 Área (Km2): 9,222,577 Densidade populacional.

Cruzeiro do Sul - Homens: 33.919 / Mulheres: 33.522 - Total: 67.441 Área (Km2): 7,924,943 Densidade populacional.

Tarauacá - Homens: 13.432 / Mulheres: 12.605 - Total: 26.037 - Área (Km2): 15,553,430 Densidade populacional

Sena Madureira - Homens: 15.283 / Mulheres: 14.137 - Total: 29.420 Área (Km2): 25,278,095 Densidade populacional

Brasiléia - Homens: 8.882 / Mulheres: 8.131 - Total: 17.013 Área (Km2): 4,336,189 Densidade populacional.

Portal Amazônia, com informações do site do Governo do Acre - GC

Festival Folclórico de Parintins 2011 começa amanhã dia 23



O Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas tem sua história representada pelos grupos de boi-bumbá ou bumba meu boi. É possível identificar nas apresentações folclóricas componentes de várias culturas, como a ibérica e a árabe. No entanto, a cultura indígena, é que dá as mais fortes características do folguedo, considerado a maior festa popular amazônica.

O espetáculo grandioso atrai milhares de turistas do Brasil e do mundo, não só pela riqueza cênica, como pela criatividade dos artistas que a cada ano, inovam suas criações, levando para a arena do bumbódromo a riqueza do folclore da região.

O boi é representado, durante todo o mês de junho, em todos os estados amazônicos como parte das festejos juninos. São Festas mais animadas no Norte do País, do que o próprio Carnaval.

Parintins: Em Parintins, no entanto, a festa ganhou maior projeção, com a realização do Festival Folclórico de Parintins. A beleza exuberante e exótica da região já justifica a visita ao festival folclórico de Parintins.

Com mais de cem mil habitantes, o município de Parintins fica a 420 Km de Manaus, na ilha fluvial de Tupinambara, e está localizado no Baixo Amazonas, quase na fronteira com o estado do Pará.

Como chegar: Pode-se chegar à cidade por vias aérea e fluvial. Os vôos saem de Manaus ou de Santarém, no Estado do Pará, e têm duração de aproximadamente uma hora.

De barco, a viagem até Parintins dura, em média, de 12 a 24 horas, dependendo do tipo de embarcação e do percurso escolhido.

O trecho Manaus-Parintins, que desce o rio, é normalmente feito em 12 horas. O retorno leva muito mais tempo, pois navega-se contra as águas do rio.

A maioria desses barcos funciona como hotéis, pois eles permanecem ancorados em Parintins

Primeira etapa da festa: Durante os primeiros dez dias de festival, apresentam-se vários grupos folclóricos, com suas representações de lendas ao som de toadas e cantos indígenas, teatralizações de rituais, fantasias, figuras engraçadas e curiosas do imaginário da região.

Apoteose da festa: A apoteose acontece no último final de semana do mês de junho, quando se apresentam as grandes atrações da Festa, os bois Garantido e Caprichoso.

Há décadas eles, e só eles, disputam a condição de melhor boi de Parintins. E quem escolhe é o público, que se divide entre o vermelho (cor do Garantido) e o azul (símbolo do Caprichoso). Ganha quem mais fizer vibrar a platéia. Razão pelo qual os grupos não poupam esforços nem economizam animação, levando para a arena do bumbódromo luxuosas fantasias, toadas e alegorias repletas de criatividade.

Garantido e Caprichoso: Os bois-bumbás de Parintins, Caprichoso e Garantido, existem desde 1913, mas o festival foi oficializado em 1966, transformando-se no maior espetáculo folclórico do Brasil e a segunda maior festa popular do mundo.



Bumbódromo: O Bumbódromo de Parintins, ou Centro de Convenções Amazonino Mendes, foi inaugurado em 24 de junho e aberto para o 22º Festival Folclórico, em 1988. O Bumbódromo tem 35 mil lugares, entre camarotes, arquibancadas especiais e arquibancadas gratuitas. Essas representam 95% dos lugares e são divididas em duas partes rigorosamente iguais para as torcidas do Caprichoso, representada pela cor azul, e a do Garantido, cor vermelha. Cada um dos lados da arquibancada é pintado com a cor de um Boi.

Os quatro mil brincantes ( foliões ) e cada um dos grupos cantam e contam na arena do Bumbódromo a lenda do Boi-Bumbá. As fantasias e as alegorias, que podem chegar a 30 metros de altura, revelam a criatividade do povo local. Penas, cores, luzes e brilhos fazem um espetáculo apoteótico nos três dias de apresentações.

Os dois Bois dançam e cantam por um período de três horas, com ordem de entrada na arena alternada em cada dia.

Disputa pacífica dos bois: O último final de semana de junho é dedicado exclusivamente aos espetáculos dos dois bumbás rivais, Caprichoso (azul) e Garantido (vermelho), que encenam um verdadeiro ritual amazônico com Pai Francisco, Mãe Catirina, Tuxauas, Cunhã Poranga, Pajé e suas inúmeras tribos, lendas e rituais indígenas. Nos três dias do Festival, a arena do Bumbódromo se divide meio a meio em azul e vermelho. As torcidas jamais se misturam e, durante a apresentação de um grupo, a torcida do outro não pode se manifestar.

Garantido: O Boi Bumbá Garantido foi fundado em 1913, por Lindolfo Monteverde, na baixa do São José, onde fica o seu curral. Tornou-se uma associação em maio de 1982.



Caprichoso: O Boi Bumbá Caprichoso também foi fundado em 1913, por Emídio Rodrigues Vieira. O Caprichoso é conhecido como o boi da parte de baixo da cidade, onde está o seu curral.

Importante saber: Em Parintins, um torcedor jamais fala o nome do outro Boi, e usa apenas a palavra "contrário" quando quer se referir ao opositor. São proibidas vaias, palmas, gritos ou qualquer outra demonstração de expressão quando o "contrário" se apresenta. Cada torcida contrária permanece em silêncio, pois qualquer manifestação pode originar na perda de pontos.

Música: A música, que acompanha durante todo o tempo é a toada, acompanhada por um grupo de mais 400 ritmistas.O canto das toadas vem da pequena ilha de Parintins. Os dois Bois dançam e cantam por um período de três horas, com ordem de entrada na arena alternada em cada dia. As letras das canções resgatam o passado de mitos e lendas da floresta amazônica. Muitas das toadas incluem também sons da floresta e canto de pássaros.

Ritual: O ritual dos Bumbás mostra a lenda de Pai Francisco e Mãe Catirina que conseguem, com a ajuda do Pajé, fazer renascer o boi do patrão. Conta a lenda que Mãe Catirina, grávida, deseja comer a língua do boi mais bonito da fazenda. Para satisfazer o desejo da mulher, Pai Francisco manda matar o boi de estimação do patrão. Pai Francisco é descoberto, tenta fugir mas é preso. Para salvar o boi, um padre e um médico são chamados (o pajé, na tradição indígena) e o boi ressuscita. Pai Francisco e Mãe Catirina são perdoados e há uma grande comemoração O Garantido, considerado o "boi do povão", acumula 21 vitórias contra 15 do Caprichoso, "o boi da elite".

Personagens da Festa

Apresentador: A ópera do Boi tem um apresentador oficial, que comanda todo o espetáculo. O levantador de toadas faz a trilha sonora e dá um show de interpretação, transmitindo empolgação à sua Galera (torcida).

Batucada do Garantido e Marujada de Guerra do Caprichoso: A bateria com suas batidas precisas e contagiantes, cadencia o ritmo da toada, de letras épicas, poéticas e sedutoras.

Amo do Boi : O Amo do Boi, com seu jeito caboclo, exalta a originalidade e a tradição do folclore, fazendo soar o berrante e tirando o verso em grande estilo. É a chamada do Boi, que vem para bailar.

Sinhazinha da Fazenda : E para saudar o Boi, vem aí a Sinhazinha da Fazenda, que chega toda brejeira, com seu vestido rendado e sua dança faceira. Pai Francisco e Mãe Catirina, juntamente com os bonecos gigantes, trazidos pela Dona Aurora, figura tradicional do Boi de Parintins, também participam. Figuras Típicas Regionais e Lendas Amazônicas encantadoras fazem aflorar os sentimentos de amor e paixão. Alegorias gigantes se movimentam. Coreografias e fantasias originais, com luz teatral e fogos, dão um brilho especial ao espetáculo.

Porta Estandarte, Rainha do Folclore e Cunhã Poranga: Porta Estandarte e Rainha do Folclore dão um banho de charme, beleza e simpatia. E na sequência, o grande mito feminino do nosso folclore: Cunhã Poranga! A moça mais bela da tribo dá um show de magia, irradiando toda a sua beleza nativa, de olhar selvagem, com seu lindo corpo emoldurado de penas. Aparece aqui o elemento indígena, incorporado à festa do Boi no folclore amazônico.

Tribos: Dezenas de Tribos Masculinas e Femininas, com suas cores vibrantes, compõem um cenário tribal delirante, de coreografias deslumbrantes. Os Tuxauas Luxo e Originalidade são um primor de beleza.

Ritual: No apogeu da apresentação, acontece o Ritual, uma dramatização teatral comovente, culminando sempre com a mágica e misteriosa intervenção do Pajé, o poderoso curandeiro e temido feiticeiro, que faz a dança da pajelança. É a grande apoteose da noite.

Galera: A Galera (torcida) dá um show à parte. Enquanto um Boi se apresenta, sua Galera participa com todo entusiasmo. Seu desempenho também é julgado. Do outro lado, a Galera do contrário (adversário) não se manifesta, ficando no mais absoluto silêncio, num exemplo de cordialidade, respeito e civilidade.

Jurados: Os jurados são sorteados na véspera do Festival e todos vêm de outros estados. Pela proximidade, pessoas do norte são vetadas. O requisito é ser estudioso da arte, da cultura e do folclore brasileiro. Mais de 20 itens são julgados, à luz de um regulamento simples, claro e preciso.

Vencedor: Depois da apuração, o Boi com maior pontuação nas 3 noites é proclamado campeão. E faz uma grande festa. Ao perdedor, resta o bem humorado protesto. E aturar as gozações do vencedor.

Principais palavras em Tupi e expressões típicas do local: Aluá - bebida fermentada, feita a partir do arroz ou do milho Arraial - Comércio de comidas típicas e atividades sócio-culturais Asa-dura - avião Banzeiro - ondas de rio muitos altas Borduna - cassetete Brincante - folião do Boi-Bumbá Caqueado - estilo Carapanã - muriçoca Contrário - Denominação dada ao torcedor do outro boi, em época de festival a rivalidade é tão grande que se recusam a pronunciar o nome do boi "contrário" Cunhã - mulher Cunhã-poranga - mulher bonita Figura - Personagem do boi, exemplo: Bicho folharal, Dona Aurora, Neguinho do Campo Grande etc... Galera - Torcida Marujada de Guerra - Nome dado a batucada do Caprichoso Palminha - Dois pedaços de madeira retangular (itaúba ou sucupira) usado para marcar o ritmo das toadas Panuveiro - confusão QG - local onde são confeccionadas as fantasias Quiriri - tristeza Toada - Música Tripa - pessoa que dança vestido de boi Tacanhoba - tanguinha.

Garantido abrirá primeira noite do 46º Festival Folclórico de Parintins

Embora eu sendo Caprichoso, como blogueiro, tenho que torcer pelo festival que não tem nada haver com torcida. E o que todos os torcedores pedem, é que seja um festival, cheio de emoções, e que ganhe o melhor. Pois um, só boi, sairá campeão. Espero que seja o Caprichoso.





MANAUS - Em sorteio realizado na manhã desta quinta-feira (23), em Parintins, na praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo, o Boi Garantido será responsável por abrir a primeira noite do Festival Folclórico, na sexta-feira (24), seguido pelo Caprichoso. O mesmo ocorrerá no sábado, quando o Garantido abrirá a segunda noite e o Caprichoso fará o encerramento. Já no domingo, última noite da festa, O Caprichoso fará a abertura, ficando o Garantido responsável pelo encerramento.

O sorteio foi presidido pelo prefeito de Parintins, Bi Garcia e contou com a presença dos presidentes e representantes das agremiaçoes folclóricas.

O Festival Folclórico de Parintins ocorre sempre no último fim de semana do mês de junho, na cidade de Parintins, no Amazonas. A festa é considerada o maior festival folclórico da América Latina e atrai milhares de turistas, não só do Brasil, mas de vários países, para ver o duelo cênico e artístico entre os bumbás, Caprichoso e Garantido. Em três noites de apresentação, as agremiações folclóricas são julgadas em vários itens por especialistas do folclore brasileiro.

Mais de 200 pássaros devem ser sacrificados em Manaus







As aves contrabandeadas da Venezuela foram apreendidas pela PF na última segunda-feira (20)



MANAUS – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) analisa sacrificar mais de 200 pássaros em Manaus. As aves da espécie Canários da Terra foram apreendidas pela Polícia Federal na última segunda-feira (20), no aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na zona Oeste da capital.

Os animais aves estavam em gaiolas escondidas dentro de malas e eram contrabandeados da Venezuela. Boa parte deles estava ferida e fraca. Recolhidos, os pássaros foram levados ao Ibama, onde se recuperaram, mas não podem ser soltos na natureza por serem aves estrangeiras.


A proibição está prevista na Legislação brasileira, além de garantir também a proteção da fauna local. Isso porque os pássaros de outros países poderiam levar espécies nativas à extinção, além de trazer doenças que não existem na região. Em Manaus, não há lugar específico para receber os animais.

O Ibama no Amazonas informou que já entrou em contato com outras superintendências estaduais em busca de criadouros credenciados para receber os animais, mas os poucos existentes estão lotados. Também foi solicitado apoio do governo brasileiro para a repatriação das aves, mas a medida demanda alto custo e depende do interesse do governo venezuelano, que ainda não se posicionou.


Pássaros apreendidos estavam escondidos em pequenas caixas (Foto: Polícia Federal )

segunda-feira, 20 de junho de 2011

O HINO DO ESTADO DO MARANHÃO





















Hino Do Maranhão
Caetano Veloso

Entre o rumor das selvas seculares
Ouviste um dia no espaço azul vibrando
O troar das bombardas nos combates
Após um hino festival soando (2x)

Estribrilho:
Salve pátria, pátria amada
Maranhão, maranhão berços de heróis
Por divisa tens a glória
Por nume nossos avós (2x)

Era a guerra, a vitória, a morte e a vida
E com a vitória a glória entrelaçada
Caía do invasor a audácia estranha
Surgia do direito a luz dourada (2x)

Quando às irmãs os braços estendeste
Foi com a glória a fugir no seu semblante
Sempre envolta na tua luz celeste
Pátria de heróis, tens caminhado avante (2x)

Reprimiste o flamengo aventureiro
E o forçaste a no mar buscar guarrida
Dois séculos depois dissestes ao luso:
- a liberdade é o sol que nos dá vida (2x)

E na estrada esplendente do futuro
Fitas o olhar altiva e sobranceira
Dê-te o porvir as glórias do passado
Seja de glória tua existência inteira (2x)
Letras de Caetano Veloso1Caetano Veloso - "vamo" Comer

2Caetano Veloso - 13 De Maio

3Caetano Veloso - A Cor Amarela

4Caetano Veloso - a Filha Da Chiquita Bacana

5Caetano Veloso - a Filha De Chiquita Bacana

6Caetano Veloso - a Grande Borboleta

7Caetano Veloso - a Hora Da Estrela De Cinema

8Caetano Veloso - a Little More Blue

9Caetano Veloso - a Luz De Tieta

10Caetano Veloso - a Mulher

11Caetano Veloso - a Outra Banda Da Terra

12Caetano Veloso - a Rã

13Caetano Veloso - a Rita

14Caetano Veloso - A Rota do Indíviduo

15Caetano Veloso - a Terceira Margem Do Rio

16Caetano Veloso - a Tua Presença Morena

17Caetano Veloso - a Verdadeira Baiana

18Caetano Veloso - a Voz Do Morro

19Caetano Veloso - a Voz Do Morto

20Caetano Veloso - a Voz Do Violão

21Caetano Veloso - Abandono

22Caetano Veloso - Aboio

23Caetano Veloso - Acalanto

24Caetano Veloso - Acontece

25Caetano Veloso - Acrilírico

26Caetano Veloso - Adeus, Meu Santo Amaro

27Caetano Veloso - Águas De Março

28Caetano Veloso - Alegre Alegria

29Caetano Veloso - Alegria Alegria

30Caetano Veloso - Alegria,alegria,alegria

31Caetano Veloso - Alexandre

32Caetano Veloso - Alfomega

33Caetano Veloso - Alguém Cantando

34Caetano Veloso - Alguém Me Avisou

35Caetano Veloso - Always

36Caetano Veloso - Amanhã

37Caetano Veloso - Americanos

38Caetano Veloso - Amor Mais Que Discreto

39Caetano Veloso - Anunciação

40Caetano Veloso - Anúncio

41Caetano Veloso - Aquarela Do Brasil

42Caetano Veloso - Aquele Frevo Axé

43Caetano Veloso - Araçá Azul

44Caetano Veloso - Araça Blue

45Caetano Veloso - Aracajú

46Caetano Veloso - As Coisas

47Caetano Veloso - Asa

48Caetano Veloso - Asa Branca

49Caetano Veloso - Asa, Asa

50Caetano Veloso - Atiraste Uma Pedra

51Caetano Veloso - Atrás Da Verde-e-rosa Só Não Vai Quem Já Morreu

52Caetano Veloso - Atrás Do Trio Elétrico

53Caetano Veloso - Atrãƒâ¡s Do Trio Elãƒâ©trico

54Caetano Veloso - Avarandado

55Caetano Veloso - Ave Maria

56Caetano Veloso - Axé Axé

57Caetano Veloso - Ay Amor

58Caetano Veloso - Baby

59Caetano Veloso - Badauê

60Caetano Veloso - Bahia Com H

61Caetano Veloso - Bahia, Minha Preta

62Caetano Veloso - Baião Atemporal

63Caetano Veloso - Baião Da Penha

64Caetano Veloso - Baiãƒâ£o Da Penha

65Caetano Veloso - Bárbara

66Caetano Veloso - Base De Guantánamo

67Caetano Veloso - Bat Makumba

68Caetano Veloso - Be Kind To Your Parents (com Moreno Veloso)

69Caetano Veloso - Beira Mar

70Caetano Veloso - Beleza Pura

71Caetano Veloso - Bem Devagar

72Caetano Veloso - Big Bang Bang

73Caetano Veloso - Billie Jean

74Caetano Veloso - Bim Bom

75Caetano Veloso - Blue Skies

76Caetano Veloso - Blues

77Caetano Veloso - Boas Vindas

78Caetano Veloso - Bobagens Meu Filho Bobagens

79Caetano Veloso - Body And Soul

80Caetano Veloso - Branquinha

81Caetano Veloso - Burn It Blue

82Caetano Veloso - Cá Já

83Caetano Veloso - Cabelos Brancos

84Caetano Veloso - Cada Macaco No Seu Galho

85Caetano Veloso - Caetano Veloso

86Caetano Veloso - Cais

87Caetano Veloso - Cajuína

88Caetano Veloso - Cálice

89Caetano Veloso - Calúnia

90Caetano Veloso - Cambalache

91Caetano Veloso - Caminhos Cruzados

92Caetano Veloso - Camisa Amarela

93Caetano Veloso - Canção De Amor

94Caetano Veloso - Canção De Protesto

95Caetano Veloso - Candeias

96Caetano Veloso - Cantar

97Caetano Veloso - Cantiga De Boi

98Caetano Veloso - Canto De Um Povo De Um Lugar

99Caetano Veloso - Canto Do Mundo

100Caetano Veloso - Capullito De Aleli

101Caetano Veloso - Cara a Cara

102Caetano Veloso - Caras E Bocas

103Caetano Veloso - Carcará

104Caetano Veloso - Carinhoso

105Caetano Veloso - Carioca (the Carioca)

106Caetano Veloso - Carolina

107Caetano Veloso - Casa

108Caetano Veloso - Cavaleiro De Jorge

109Caetano Veloso - Céu Da Bahia

110Caetano Veloso - Céu De Santo Amaro

111Caetano Veloso - Chão Da Praça

112Caetano Veloso - Charles, Anjo 45

113Caetano Veloso - Chega De Mágoa

114Caetano Veloso - Chega De Saudade

115Caetano Veloso - Chora Tua Tristeza

116Caetano Veloso - Chuck Berry Fields Forever

117Caetano Veloso - Chuva, Suor E Cerveja

118Caetano Veloso - Chuvas De Verão

119Caetano Veloso - Ciclo

120Caetano Veloso - Cidade Maravilhosa

121Caetano Veloso - Cinema Novo

122Caetano Veloso - Cinema Olympia

123Caetano Veloso - Circuladô De Fulô

124Caetano Veloso - Clara

125Caetano Veloso - Clarice

126Caetano Veloso - Cobra Coral

127Caetano Veloso - Coimbra

128Caetano Veloso - Coisa Assassina

129Caetano Veloso - Coisa Mais Linda

130Caetano Veloso - Coisas Que Não Se Esquece

131Caetano Veloso - Come As You Are

132Caetano Veloso - Come Prima

133Caetano Veloso - Comeu

134Caetano Veloso - Como 2 E 2

135Caetano Veloso - Como Dois E Dois

136Caetano Veloso - Como Um Samba De Adeus

137Caetano Veloso - Como Uma Onda [zen Surfismo]

138Caetano Veloso - Contigo En La Distancia

139Caetano Veloso - Coqueiro De Itapoã

140Caetano Veloso - Coraãƒâ§ao Vagabundo

141Caetano Veloso - Coração - Pensamento

142Caetano Veloso - Coração Materno

143Caetano Veloso - Coração Vagabundo

144Caetano Veloso - Coraçãozinho

145Caetano Veloso - Corcovado (com Roberto Carlos)

146Caetano Veloso - Cordeiro De Nanã

147Caetano Veloso - Cotidiano

148Caetano Veloso - Cry Me a River

149Caetano Veloso - Cucurrucucu Paloma

150Caetano Veloso - Cuesta Abajo

151Caetano Veloso - Da Maior Importância

152Caetano Veloso - Dada

153Caetano Veloso - Dama Das Camélias

154Caetano Veloso - Dans Mon Île

155Caetano Veloso - De Cara - Eu Quero Essa Mulher

156Caetano Veloso - De Noite Na Cama

157Caetano Veloso - De Palavra Em Palavra

158Caetano Veloso - Debaixo Dos Caracóis Dos Seus Cabelos

159Caetano Veloso - Deixa Sangrar

160Caetano Veloso - Deixando O Pago

161Caetano Veloso - Depois Que O Ilê Passar

162Caetano Veloso - Descobri Que Sou Um Anjo

163Caetano Veloso - Desde Que O Samba Ãâ Samba

164Caetano Veloso - Desde Que O Samba É Samba

165Caetano Veloso - Detached

166Caetano Veloso - Deus E O Diabo

167Caetano Veloso - Deusa Urbana

168Caetano Veloso - Diamante Verdadeiro

169Caetano Veloso - Diana

170Caetano Veloso - Diferentemente

171Caetano Veloso - Disseram Que Eu Voltei Americanizada

172Caetano Veloso - Divino Maravilhoso

173Caetano Veloso - Doideca

174Caetano Veloso - Dom De Iludir

175Caetano Veloso - Domingo

176Caetano Veloso - Dor-de-cotovelo

177Caetano Veloso - Drama

178Caetano Veloso - Drão

179Caetano Veloso - Drãƒâ£o

180Caetano Veloso - Dreamland

181Caetano Veloso - Dreamworld: Marco De Canaveses

182Caetano Veloso - Drume Negrinha

183Caetano Veloso - É Coisa do Destino

184Caetano Veloso - É De Manhã

185Caetano Veloso - É Hoje

186Caetano Veloso - É Pra Ficar

187Caetano Veloso - É Preciso Perdoar

188Caetano Veloso - É Proibido Proibir

189Caetano Veloso - Eclipse Oculto

190Caetano Veloso - Ela E Eu

191Caetano Veloso - Ela Ela

192Caetano Veloso - Ele Me Deu Um Beijo Na Boca

193Caetano Veloso - Eleanor Rigby

194Caetano Veloso - Elegia

195Caetano Veloso - Eles

196Caetano Veloso - Enquanto o Lobo Nao Vem

197Caetano Veloso - Enquanto Seu Lobo Não Vem

198Caetano Veloso - Épico

199Caetano Veloso - Errática

200Caetano Veloso - Escândalo

201Caetano Veloso - Escapulário

202Caetano Veloso - Esse Cara

203Caetano Veloso - Este Amor

204Caetano Veloso - Estranha Forma De Vida

205Caetano Veloso - Etc.

206Caetano Veloso - Eu E a Brisa

207Caetano Veloso - Eu E Água

208Caetano Veloso - Eu E Ela Estávamos Ali Encostados Na Parede

209Caetano Veloso - Eu E Você

210Caetano Veloso - Eu Não Peço Desculpa

211Caetano Veloso - Eu Sei Que Vou Te Amar

212Caetano Veloso - Eu Sou Neguinha?

213Caetano Veloso - Eu Te Amo

214Caetano Veloso - Eu Vou

215Caetano Veloso - Faixa De Cetim

216Caetano Veloso - Falou Amizade

217Caetano Veloso - Falso Leblon

218Caetano Veloso - Fé Cega, Faca Amolada

219Caetano Veloso - Feelings

220Caetano Veloso - Feitiço

221Caetano Veloso - Felicidade

222Caetano Veloso - Fera Ferida

223Caetano Veloso - Festa Imodesta

224Caetano Veloso - Fina Estampa

225Caetano Veloso - Final Feliz (com Spc)

226Caetano Veloso - Flor Da Idade

227Caetano Veloso - Flor Do Cerrado

228Caetano Veloso - Flowers

229Caetano Veloso - For No One

230Caetano Veloso - Fora De Ordem

231Caetano Veloso - Força Estranha

232Caetano Veloso - Garota De Ipanema

233Caetano Veloso - Gatas Extraordinárias

234Caetano Veloso - Gelsomina

235Caetano Veloso - Gema

236Caetano Veloso - Gênesis

237Caetano Veloso - Genipapo Absoluto

238Caetano Veloso - Gente

239Caetano Veloso - Get Out of Town

240Caetano Veloso - Giuletta Masina

241Caetano Veloso - Giulietta Masina

242Caetano Veloso - Graça Divina

243Caetano Veloso - Grafitti

244Caetano Veloso - Gratitude

245Caetano Veloso - Gravidade

246Caetano Veloso - Guá

247Caetano Veloso - Guarde Seu Conselho

248Caetano Veloso - Guilietta Masina

249Caetano Veloso - Haiti

250Caetano Veloso - Help

251Caetano Veloso - Herói

252Caetano Veloso - Hino do Carnaval Brasileiro

253Caetano Veloso - Hino Do Maranhão

254Caetano Veloso - Hino Do Senhor Do Bonfim

255Caetano Veloso - Homem

256Caetano Veloso - Homem Bomba

257Caetano Veloso - Hora Da Razão

258Caetano Veloso - How Beautiful Could a Being Be

259Caetano Veloso - I Only Have Eyes For You

260Caetano Veloso - Ia

261Caetano Veloso - Iansã

262Caetano Veloso - If It's Magic

263Caetano Veloso - If You Hold a Stone

264Caetano Veloso - Ilusão À Toa

265Caetano Veloso - In The Hot Sun of a Christmas Day

266Caetano Veloso - Incompatibilidade De Gênios

267Caetano Veloso - Ingenuidade

268Caetano Veloso - Inútil Paisagem

269Caetano Veloso - Iolanda

270Caetano Veloso - Irene

271Caetano Veloso - Island of Wonder

272Caetano Veloso - Isso Aqui O Que É

273Caetano Veloso - Isto Aqui O Que Ã??

274Caetano Veloso - Isto Aqui O Que É

275Caetano Veloso - Isto Aqui, O Que É ?

276Caetano Veloso - It's a Long Way

277Caetano Veloso - It's Alright, Ma(i´m Only Bleedin

278Caetano Veloso - Itapuã

279Caetano Veloso - Jamaica Farewell

280Caetano Veloso - Janelas Abertas Nº2

281Caetano Veloso - Jasper

282Caetano Veloso - Jeito De Corpo

283Caetano Veloso - Jenipapo Absoluto

284Caetano Veloso - João E Maria

285Caetano Veloso - Jóia

286Caetano Veloso - Jokerman

287Caetano Veloso - Jorge De Capadócia

288Caetano Veloso - José

289Caetano Veloso - Julia / Moreno

290Caetano Veloso - Juracy

291Caetano Veloso - Kalu

292Caetano Veloso - La Barca

293Caetano Veloso - La Flor De La Canela

294Caetano Veloso - La Golondrina

295Caetano Veloso - Lábios Que Beijei

296Caetano Veloso - Lady Madonna

297Caetano Veloso - Lágrimas Negras

298Caetano Veloso - Lamento Borincano

299Caetano Veloso - Lapa

300Caetano Veloso - Lealdade

301Caetano Veloso - Leãozinho

302Caetano Veloso - Let's Face The Music And Dance

303Caetano Veloso - Lindeza

304Caetano Veloso - Lindonéia

305Caetano Veloso - Língua

306Caetano Veloso - Linha Do Equador

307Caetano Veloso - Lisbela E O Prisioneiro

308Caetano Veloso - Livro

309Caetano Veloso - Livros

310Caetano Veloso - Lobão Tem Razão

311Caetano Veloso - London, London

312Caetano Veloso - Lost In The Paradise

313Caetano Veloso - Louco Por Você

314Caetano Veloso - Love For Sale

315Caetano Veloso - Love Me Tender

316Caetano Veloso - Love, Love, Love

317Caetano Veloso - Lua De São Jorge

318Caetano Veloso - Lua E Estrela

319Caetano Veloso - Lua, Lua, Lua

320Caetano Veloso - Lua, Lua, Lua, Lua

321Caetano Veloso - Luna Rossa

322Caetano Veloso - Luz Do Sol

323Caetano Veloso - Madre Deus

324Caetano Veloso - Madrugada E Amor

325Caetano Veloso - Mãe

326Caetano Veloso - Magrelinha

327Caetano Veloso - Maluco Beleza

328Caetano Veloso - Mamãe Coragem

329Caetano Veloso - Manhâ De Carnaval

330Caetano Veloso - Manhatã

331Caetano Veloso - Maninha

332Caetano Veloso - Manjar De Reis (com Jorge Mautner)

333Caetano Veloso - Mano a Mano

334Caetano Veloso - Mansidão

335Caetano Veloso - Maracatu Atômico

336Caetano Veloso - Maria Betania

337Caetano Veloso - Maria Bethânia

338Caetano Veloso - Maria Bonita

339Caetano Veloso - Maria Joana

340Caetano Veloso - Maria La O

341Caetano Veloso - Marinheiro Só

342Caetano Veloso - Massa Real

343Caetano Veloso - Meditação

344Caetano Veloso - Meditation

345Caetano Veloso - Meia Lua Inteira

346Caetano Veloso - Mel

347Caetano Veloso - Menina da Ria

348Caetano Veloso - Menino Deus

349Caetano Veloso - Menino Do Rio

350Caetano Veloso - Mensagem De Amor

351Caetano Veloso - Merda

352Caetano Veloso - Mèrica Mèrica

353Caetano Veloso - Meu Barracão

354Caetano Veloso - Meu Bem

355Caetano Veloso - Meu Bem, Meu Mal

356Caetano Veloso - Meu Primeiro Amor

357Caetano Veloso - Meu Rio

358Caetano Veloso - Mi Cocodrilo Verde

359Caetano Veloso - Michelangelo Antonioni

360Caetano Veloso - Milagres Do Povo

361Caetano Veloso - Mimar Você

362Caetano Veloso - Minha Flor, Meu Bebê

363Caetano Veloso - Minha Mulher

364Caetano Veloso - Minha Senhora

365Caetano Veloso - Minha Voz, Minha Vida

366Caetano Veloso - Minhas Lágrimas

367Caetano Veloso - Miragem De Carnaval

368Caetano Veloso - Moça

369Caetano Veloso - Mora Na Filosofia

370Caetano Veloso - Morena Dos Olhos D'água

371Caetano Veloso - Morre-se Assim

372Caetano Veloso - Mortal Loucura

373Caetano Veloso - Muito

374Caetano Veloso - Muito Romântico

375Caetano Veloso - Muitos Carnavais

376Caetano Veloso - Musa Híbrida

377Caetano Veloso - Musical

378Caetano Veloso - Na Asa Do Vento

379Caetano Veloso - Na Baixa Do Sapateiro

380Caetano Veloso - Nada

381Caetano Veloso - Não Enche

382Caetano Veloso - Não Identificado

383Caetano Veloso - Não Me Arrependo

384Caetano Veloso - Naquela Estação

385Caetano Veloso - Nature Boy

386Caetano Veloso - Nãƒâ¢o Enche

387Caetano Veloso - Negror Dos Tempos

388Caetano Veloso - Neide Candolina

389Caetano Veloso - Nenhuma Dor

390Caetano Veloso - Neolithic Man

391Caetano Veloso - Nicinha

392Caetano Veloso - Nine Out of Ten

393Caetano Veloso - No Dia Em Que Eu Vim-me Embora

394Caetano Veloso - Noite Chuvosa (com Ângela Maria)

395Caetano Veloso - Noite De Hotel

396Caetano Veloso - Noites Do Norte

397Caetano Veloso - Nossa Gente

398Caetano Veloso - Nosso Estranho Amor

399Caetano Veloso - Nostalgia (that’s What Rock’n’roll Is All About)

400Caetano Veloso - Nothing (but Flowers)

401Caetano Veloso - Nu Com a Minha Música

402Caetano Veloso - Nua Idéia

403Caetano Veloso - Número Um

404Caetano Veloso - O Amor

405Caetano Veloso - O Bater Do Tambor

406Caetano Veloso - O Calhambeque (road Hog)

407Caetano Veloso - O Ciúme

408Caetano Veloso - O Conteúdo

409Caetano Veloso - O Cu Do Mundo

410Caetano Veloso - O Estrangeiro

411Caetano Veloso - O Heroi

412Caetano Veloso - O Homem Velho

413Caetano Veloso - Ô Isabel

414Caetano Veloso - O Leãozinho

415Caetano Veloso - O Maior Castigo Que Eu Te Dou

416Caetano Veloso - Ó Meu Pai

417Caetano Veloso - O Motor Da Luz

418Caetano Veloso - O Namorado

419Caetano Veloso - O Navio Negreiro

420Caetano Veloso - O Nome Da Cidade

421Caetano Veloso - Ó Paí, Ó

422Caetano Veloso - O Quereres

423Caetano Veloso - O Samba E O Tango

424Caetano Veloso - O TROVADOR.

425Caetano Veloso - O Último Romântico

426Caetano Veloso - Oba - Lá - Lá/bim Bom

427Caetano Veloso - Oceano

428Caetano Veloso - Odara

429Caetano Veloso - Odeio

430Caetano Veloso - Oh Carol

431Caetano Veloso - Olha O Menino

432Caetano Veloso - Onde Andarás?

433Caetano Veloso - Onde Eu Nasci Passa Um Rio

434Caetano Veloso - Onde O Rio É Mais Baiano

435Caetano Veloso - Oração Ao Tempo

436Caetano Veloso - Os Argonautas

437Caetano Veloso - Os Erros De Cesar

438Caetano Veloso - Os Mais Doces Bárbaros

439Caetano Veloso - Os Meninos Dançam

440Caetano Veloso - Os Outros Românticos

441Caetano Veloso - Os Passistas

442Caetano Veloso - Ouro De Tolo

443Caetano Veloso - Outras Palavras

444Caetano Veloso - Outro

445Caetano Veloso - Outro Retrato

446Caetano Veloso - Padrão

447Caetano Veloso - Paisagem Útil

448Caetano Veloso - Panis Et Circenses

449Caetano Veloso - Panis Et Circensis

450Caetano Veloso - Papa Légua

451Caetano Veloso - Partido Alto

452Caetano Veloso - Pássaro Proibido

453Caetano Veloso - Patrícia

454Caetano Veloso - Paula E Bebeto

455Caetano Veloso - Paulinho Pok

456Caetano Veloso - Pé da Roseira

457Caetano Veloso - Pé Do Meu Samba

458Caetano Veloso - Pecado

459Caetano Veloso - Pecado Original

460Caetano Veloso - Peço a Deus

461Caetano Veloso - Pedra De Responsa (com Alcione)

462Caetano Veloso - Peixe

463Caetano Veloso - Peixe Vivo

464Caetano Veloso - Pele

465Caetano Veloso - Pelos Olhos

466Caetano Veloso - Perdeu

467Caetano Veloso - Perigo

468Caetano Veloso - Pesar Do Mundo

469Caetano Veloso - Peter Gast

470Caetano Veloso - Piaba

471Caetano Veloso - Pipoca Moderna

472Caetano Veloso - Podre Poderes

473Caetano Veloso - Podres Poderes

474Caetano Veloso - Por Causa De Você (com Roberto Carlos)

475Caetano Veloso - Por Quem?

476Caetano Veloso - Por Toda Minha Vida

477Caetano Veloso - Porquê?

478Caetano Veloso - Pra Ninguém

479Caetano Veloso - Pra Que Mentir

480Caetano Veloso - Pra Te Lembrar

481Caetano Veloso - Prenda Minha

482Caetano Veloso - Pulsar

483Caetano Veloso - Purificar O Subaé

484Caetano Veloso - Qual É, Baiana?

485Caetano Veloso - Qualquer Coisa

486Caetano Veloso - Quando

487Caetano Veloso - Quando Eu Penso Na Bahia

488Caetano Veloso - Quase

489Caetano Veloso - Que Nao Se Ve

490Caetano Veloso - Que Não Se Vê ...

491Caetano Veloso - Queda-d'água

492Caetano Veloso - Queixa

493Caetano Veloso - Quem Cochicha O Rabo Espicha

494Caetano Veloso - Quem Me Dera

495Caetano Veloso - Quero Ficar Com Você

496Caetano Veloso - Quero Ir À Cuba

497Caetano Veloso - Quero Que Tudo Vá Pro Inferno (com Erasmo Carlos)

498Caetano Veloso - Quero Um Baby Seu

499Caetano Veloso - Rai Das Cores

500Caetano Veloso - Rapte-me Camaleoa

501Caetano Veloso - Reconvexo

502Caetano Veloso - Recuerdos De Ypacarai

503Caetano Veloso - Remelexo

504Caetano Veloso - Rock'n' Raul

505Caetano Veloso - Rock'n'raul

506Caetano Veloso - Rocks

507Caetano Veloso - Rosa

508Caetano Veloso - Rumba Azul

509Caetano Veloso - Salva-vida

510Caetano Veloso - Samba Da Cabeça

511Caetano Veloso - Samba De Verao

512Caetano Veloso - Samba De Verãƒâ£o

513Caetano Veloso - Samba E Amor

514Caetano Veloso - Sampa

515Caetano Veloso - Sandália De Prata

516Caetano Veloso - Santa Clara, Padroeira Da Televisão

517Caetano Veloso - São João, Xangô Menino

518Caetano Veloso - Saudade Brejeira

519Caetano Veloso - Saudosismo

520Caetano Veloso - Sem Cais

521Caetano Veloso - Senhor do Tempo

522Caetano Veloso - Sertão

523Caetano Veloso - Sete Mil Vezes

524Caetano Veloso - Shoot Me Dead

525Caetano Veloso - Shot Me Dead

526Caetano Veloso - Shy Moon

527Caetano Veloso - Sim, Foi Você

528Caetano Veloso - Sim/não

529Caetano Veloso - Sina

530Caetano Veloso - Smoke Gets In Your Eyes

531Caetano Veloso - So In Love

532Caetano Veloso - Só Vou Gostar De Quem Gosta De Mim

533Caetano Veloso - Sol Negro

534Caetano Veloso - Solidão

535Caetano Veloso - Something Good

536Caetano Veloso - Sonhos

537Caetano Veloso - Sophisticated Lady

538Caetano Veloso - Sorte

539Caetano Veloso - Sorvete

540Caetano Veloso - Sou Seu Sabiá

541Caetano Veloso - Sou Vocãƒâª

542Caetano Veloso - Sou Você

543Caetano Veloso - Soy Loco Por Ti Amãƒâ©rica

544Caetano Veloso - Soy Loco Por Ti, America

545Caetano Veloso - Sozinho

546Caetano Veloso - Stardust

547Caetano Veloso - Suas Mãos

548Caetano Veloso - Sugar Cane Fields Forever

549Caetano Veloso - Summertime

550Caetano Veloso - Super-bacana

551Caetano Veloso - Super-homem (a Canção)

552Caetano Veloso - Superbacana

553Caetano Veloso - Surpresa

554Caetano Veloso - Sutis Diferenças

555Caetano Veloso - Tá Combinado

556Caetano Veloso - Tão Pequeno

557Caetano Veloso - Tapete Mágico

558Caetano Veloso - Tarado

559Caetano Veloso - Tarado Ni Você

560Caetano Veloso - Tem Que Ser Você

561Caetano Veloso - Tempestades Solares

562Caetano Veloso - Tempo De Estio

563Caetano Veloso - Tenda

564Caetano Veloso - Terra

565Caetano Veloso - Texto Verdade Tropical

566Caetano Veloso - The Carioca

567Caetano Veloso - The Empty Boat

568Caetano Veloso - The Man I Love

569Caetano Veloso - There Will Never Be Another You

570Caetano Veloso - Tieta

571Caetano Veloso - Tigresa

572Caetano Veloso - Todo Errado

573Caetano Veloso - Todo O Amor Que Houver Nessa Vida

574Caetano Veloso - Tonada De Kuna Llena

575Caetano Veloso - Tonada De Luna Llena

576Caetano Veloso - Totalmente Demais

577Caetano Veloso - Tradiçáo

578Caetano Veloso - Trampolim

579Caetano Veloso - Trem Das Cores

580Caetano Veloso - Três Travestis

581Caetano Veloso - Trilhos Urbanos

582Caetano Veloso - Triste Bahia

583Caetano Veloso - Tristeza do Jeca (com Maria Bethânia)

584Caetano Veloso - Tropicália

585Caetano Veloso - Tu Me Acostumbraste

586Caetano Veloso - Tudo De Novo

587Caetano Veloso - Tudo, Tudo, Tudo

588Caetano Veloso - Two Naira Fifty Kobo

589Caetano Veloso - Um Canto De Afoxé

590Caetano Veloso - Um Canto De Afoxé Para O Bloco Do Ilê

591Caetano Veloso - Um Dia

592Caetano Veloso - Um Frevo Novo

593Caetano Veloso - Um Índio

594Caetano Veloso - Um Sonho

595Caetano Veloso - Um Tom

596Caetano Veloso - Un Vestido Y Un Amor

597Caetano Veloso - Uns

598Caetano Veloso - Upa Neguinho

599Caetano Veloso - Vaca Profana

600Caetano Veloso - Vai Levando

601Caetano Veloso - Valsa De Uma Cidade

602Caetano Veloso - Vampiro

603Caetano Veloso - Venha Cá

604Caetano Veloso - Vento

605Caetano Veloso - Vera Gata

606Caetano Veloso - Verdade

607Caetano Veloso - Verdura

608Caetano Veloso - Vete De Mi

609Caetano Veloso - Vida Boa

610Caetano Veloso - Viola, Meu Bem

611Caetano Veloso - Vivendo Em Paz

612Caetano Veloso - Voa, Voa Pereca

613Caetano Veloso - Vocãƒâª Nãƒâ£o Me Ensinou a Te Esquecer

614Caetano Veloso - Voce Ã⩠Linda

615Caetano Veloso - Voce E Linda

616Caetano Veloso - Você É Linda E Sabe Viver

617Caetano Veloso - Você É Minha

618Caetano Veloso - Você Esteve Com Meu Bem

619Caetano Veloso - Você Não Entende Nada

620Caetano Veloso - Você Não Gosta De Mim

621Caetano Veloso - Você Não Me Ensinou

622Caetano Veloso - Você Não Me Ensinou a Te Esquecer

623Caetano Veloso - Vuelvo Al Sur

624Caetano Veloso - Wait Until Tomorrow

625Caetano Veloso - Wally Salamão

626Caetano Veloso - Waly Salomão

627Caetano Veloso - Wave

628Caetano Veloso - You Don't Know Me

629Caetano Veloso - Zabelê

630Caetano Veloso - Zé Esteves

631Caetano Veloso - Zera a Reza

Top Letras de Música1Mariah Carey - I Want To Know What Love Is

2Luan Santana - Você Não Sabe O Que É Amor

3Fábio Jr. - Demorei Muito Pra Te Encontrar

4Parangolé - Rebolation

5Christian e Cristiano - Fã

6Luan Santana - Meteoro

7Isa Tkm - Para Mi

8Bruno e Marrone - Amor Não Vai Faltar

9Mc Zoi De Gato - Fabrica De Bico

10Jason Mraz - I'm Yours

11Forró do Muído - Sorte

12Guilherme e Santiago - E Daí

13Isa Tkm - Amigas Como Tu

14Isa Tkm - Debía Ser Amor

15Black Eyed Peas - I Gotta Feeling

16Lady Gaga - Bad Romance

17Natiruts - Sorri,sou Rei

18Maria Cecília e Rodolfo - Eu Vou Cuidar De Você

19Justin Bieber - One Time

20Luan Santana - Sinais

21Justin Bieber - Baby Justin Bieber ft. Ludacris

22Toque No Altar - Deus do Impossivel

23Simone - Migalhas

24Victor e Leo - Estrela Cadente

25Beyonce - Hello

26Os Havaianos - Abecedário da Putaria

27Beyonce - Halo

28Roupa Nova - Margarida

29Luan Santana - Digitais

30Pitty - Me Adora

31Capital Inicial - Só Você

32Sampa Crew - Distância

33Banda Dejavú - Gatinho Bonitinho

34Ivete Sangalo - Na Base do Beijo

35Beyonce - Sweet Dreams

36Isa Tkm - 'Amigas

37Luan Santana - Minha Boca Você Não Beija Mais

38Filipe Galvão (Fiuk) - Só Você

39Skank - Sutilmente

40Banda Kaçamba - Bicicletinha

41Darvin - Pensa Em Mim

42Kesha - Tik Tok

43Aline Barros - Aos Olhos Do Pai

44Playmobille - A Proxima Vez

45Damares - Sabor De Mel

46Raquel Mello - Quero Descer

47Zélia Duncan - Tudo Sobre Você

48PG - Quem Sou Eu?

49Justin Bieber - Baby

Hino à Bandeira Nacional



Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Pavilhão da Justiça e do Amor!

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

A Zona Franca de Manaus é tudo isso, e muito mais o mundo inteiro tem consumo de produtos produzidos aqui em Manaus.

DISTRITO INDUSTRIAL DE MANAUS

Fábrica da CCE de Manaus Amazonas



Fábrica da PANASONIC de Manaus -Amazonas





Fábrica da SONY Manaus-Amazonas







Fábrica da FHILIPS de Manaus-Amazonas










A idéia inicial partiu do Deputado Francisco Pereira da Silva, como Porto Franco de Manaus e criada pela Lei nº 3.173,d e 06 de junho de 1957. O projeto foi aprovado pelo Congresso Nacional em 23 de outubro de 1951, sob o nº 1.310 e regulamentada pelo Decreto nº 47.757, de 2 de fevereiro de 1960. Recebeu emendas do Relator, engenheiro Maurício Jopper, que justificou dever ser criada, na forma desejada pelo autor, não um Porto Franco e sim uma Zona Franca.
Nos seus dez primeiros anos, a ZFM se manteve, num galpão alugado à Manaus Harbour, no Porto de Manaus, dependendo de verbas federais. E talvez extamente por essa falta de recursos próprios, explique a falta de credibilidade no projeto. Em 28 de fevereiro de 1967, o Presidente Castello Branco, assinou Decreto-Lei cuja minuta acompanhava essa Exposição de Motivos e que recebeu o nº 288, alterando as disposições da Lei nº 3.173/57 e reformulando a Zona Franca de Manaus em bases mais concretas, num raio de 10.000 km² com centro industrial e outro agropecuário, dotados de condições econômicas que permitissem o desenvolvimento da região, em razão do isolamento econômico a que a Amazônia estava sujeita à época. Pelo Decreto nº 61.244, de 28 de agosto de 1967, foi criada a Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA, entidade autárquica, com personalidade jurídica e patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira. Os incentivos fiscais e a legislação complementar subsequente, criaram na região vantagens comparativas em relação a outros pontos do País, de forma a atrair novos investimentos para a área da Zona Franca de Manaus. Esses incentivos se constituem de insenções fiscais que, na esfera federal são administrados pela SUFRAMA e pela SUDAM. Nos primeiros anos, logo após sua reformulação, a Zona Franca de Manaus funcionou como um grande Shopping Center para todos os brasileiros. O regime militar não permitia importações e nem a saída de brasileiros para o exterior. A Zona Franca funcionou como uma válvula de escape para as pessoas de melhor poder aquisitivo, que encontravam em Manaus as novidades importadas de todo o mundo. Por conta dessa corrida às compras, a cidade ampliou seus serviços. Segundo dados da Junta Comercial do Amazonas, só em 1967 foram registradas 1.339 novas empresas. Nessa época, as importações não tinham limites, com apenas cinco restrições, estabelecidas no Decreto-Lei 288/67: armas e munições, fumo, bebidas alcoólicas, automóveis de passeio e perfumes, cuja importação só poderia ser feita mediante o pagamento de todos os impostos. A partir de 1976, o Governo Federal fixa uma quota de bagagem para o passageiro saído da ZFM. Os turistas que só vinham mesmo para fazerem compras, vão aos poucos se desligando da ZFM, devido ao custo de passagem aérea, hospedagem e transportes, não serem mais lucrativos. Com novas pressões da indústria nacional, o comércio da ZFM importa apenas os produtos que ainda não são fabricados no Brasil, como medida de proteção à indústria instalada em outras regiões do País, principalmente a região sudeste, que trava uma disputa pelo fim da ZFM. São constantes os ataques pela mídia em cima do modelo Zona Franca de Manaus, que cada dia mais prova que é um exemplo de trabalho e seriedade, que não só ajuda a região norte, mais todo o País. No final dos anos 70, vêm a liberação das viagens ao exterior e a permissão para entrada no País de bagagem procedente do exterior, até 100 dólares. O turismo, que até então era predominantemente doméstico, voltou-se para a natureza da região, atraindo mais os visitantes estrangeiros. Que adoram pescar, passear pelo imenso rio Amazonas.
Os incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus foram estendidos até o ano 2013, pelo Artigo 40 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Brasileira, outorgada em 5 de outubro de 1988, através de emenda do relator da Constituição, Deputado José Bernardo Cabral. Os primeiros projetos industriais da ZFM começaram a se implantar em 1972 e este começo não foi diferente de outros lugares: importava-se o produto acabado, em partes e peças desagregadas para ser montado por operários amazonenses e atender ao mercado nacional.
Em 1967, quando a Zona Franca foi, efetivamente, instalada, Manaus era uma cidade pacata, com ruas de calçamento de pedras, com 245 mil habitantes. Hoje, o antigo calçamento foi recoberto de asfalto, as ruas estreitas deram lugar a largas avenidas e os casarões de fachada imponente vão, aos poucos, sendo substituídos por arranha-céus. Oferece produtos de marcas famosas no Mercado Internacional com garantia da origem e da qualidade dos equipamentos. Segue atualmente a linha de áudio, vídeo, informática, roupas e perfumes. O turista tem direito a levar em sua bagagem acompanhada o equivalente a US$ 2.000 e o dobro para a quota de casal. Até US$ 500.00, não há limites quantitativos por produto, cada passageiro tem direito a mais US$ 50.00 de comestíveis. A declaração de bagagem deverá ser entregue junto com as notas fiscais, quando solicitado no aeroporto. Por isso é muito mais, é que vale a pena visitar e valorizar o Amazonas. Um estado que, apesar de muitos ataques, está sobrevivendo e se desenvolvendo, reconhecendo o trabalho do Homem.

A criação da Zona Franca e Suframa. Tudo começou em 1957 pelo o Ex-Presidente Jucelino Kubtschek o JK.

Avenida das Torres Manaus - Amazonas

Monotrilho investimentos para Copa 2014



Ex-Senador da República Artur Neto, e defensor da Amazônia





Rio Negro a maior riqueza do Mundo







Símbolo da Zona Franca









Em 1957, no governo de Juscelino Kubtschek, foi criada a Zona Franca de Manaus no contesto da Guerra Fria como parte do Projeto de contenção do avanço do comunismo. Em 1967, no governo de Humberto de Alencar Castelo Branco, foi criada a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), no contexto da
expansão do capitalismo pela Amazônia.



Nesse período, com uma série de incentivos fiscais especiais para integrar a Amazônia ao restante do País, diminuindo as desigualdades regionais e o
vazio econômico e demográfico que a área então apresentava, a Zona Franca de Manaus teve como objetivos:



1. Instalar no interior da Amazônia Ocidental um programa de desenvolvimento Industrial, Comercial e Agropecuário.



2. Gerar emprego e renda na Amazônia Ocidental, propiciando um efeito multiplicador na economia regional.



3. Buscar a ocupação econômica da Amazônia Ocidental e suas regiões fronteiriças e,



4. Atenuar as desigualdades existentes entre as duas Amazônias e as demais regiões do Brasil.



Setor Comercial



O setor comercial foi o primeiro a fortalecer-se com a reformulação do projeto Zona Franca de Manaus, estabelecida pelo Decreto-Lei n.º 288/67: nos primeiros anos, logo após sua reformulação, a Zona Franca funcionou como um grande Shopping Center para todos os brasileiros. O Governo Federal, à época, não permitia importações nem a saída de brasileiros para o exterior.



A Zona Franca funcionou como uma válvula de escape para as pessoas de melhor poder aquisitivo, que encontravam em Manaus as novidades importadas de todo o mundo.



Por conta dessa corrida às compras, a cidade ampliou seus serviços, ganhou hotéis de 4 e de 5 estrelas, um aeroporto internacional e atraiu investidores das mais diversas procedências.



Nessa época, as importações não tinham limites, com apenas 5 restrições, estabelecidas no Decreto-Lei 288/67 (que permanecem até hoje): armas e munições, fumo, bebidas alcoólicas, automóveis de passeio e artigos de perfumaria, cuja importação só poderia ser feita mediante o pagamento de todos os impostos. Do leite em pó holandês ao cristal da Bohemia ou à gravata italiana, tudo era vendido livremente no comércio da cidade, com
permissão de serem levadas, como bagagem acompanhada de passageiro saído de Manaus, seis unidades de cada produto importado de uso pessoal, o que tornava a viagem um grande atrativo.



Segundo dados da Junta Comercial do Amazonas, só em 1967, foram registradas 1.339 novas empresas, oferecendo, pelo menos, o dobro desse número em novas oportunidades de trabalho aos amazonenses.



Essa fase inicial durou até 1975, quando o Governo Federal baixou o Decreto-Lei n.º 1.435, modificando o artigo 7.º. do Decreto-Lei n.º 288/67, alterando a alíquota do Imposto sobre Importação no internamento de mercadorias para o território nacional. As importações foram limitadas em US$ 300 milhões, divididos entre o comércio e a indústria, que, a partir de então, teria de praticar índices mínimos de nacionalização em seus produtos.




Com novas pressões da indústria nacional, o comércio da ZFM importa apenas os produtos que ainda não são fabricados no Brasil, como medida de proteção à indústria instalada em outras regiões do País, com reflexos na emergente indústria da ZFM, que também tem de cumprir índices de
nacionalização em seus produtos.



No final dos anos 70, vêm a liberação das viagens ao exterior e a permissão para entrada no País de bagagem procedente do exterior até 100 dólares. Começam as dificuldades do setor comercial da Zona Franca de Manaus, que, a partir de então, só recebia consumidores em determinadas épocas do ano, com grandes promoções. Durante toda a década de 80, o setor comercial promoveu pacotes turísticos para atrair visitantes, e a SUFRAMA
organizou Feiras e Exposições de Produtos da Zona Franca de Manaus em várias capitais brasileiras como forma de divulgar o produto local e captar novos investimentos. O número de empregos gerados, nessa época, atingiu a casa dos 80 mil.




Nos anos 90, veio a abertura do mercado brasileiro ao produto estrangeiro. O País inteiro passou a importar de tudo um pouco, com alíquotas do imposto de importação bastante reduzidas. Para adequar o regime fiscal e de importações da Zona Franca de Manaus à nova política industrial e de comércio exterior do Brasil, o Governo Federal deu nova redação ao § 1.º do art. 3.º e aos art. 7.º e 9.º do Decreto-Lei n.º 288/67, com a sanção da Lei n.º 8.387, de 30 de dezembro de 1991. Os efeitos nas atividades comerciais e no turismo doméstico foram devastadores, com muitos hotéis e estabelecimentos comerciais tradicionais fechando as portas e demitindo funcionários, o que reduziu o número de empregos para 30 mil.



O novo século iniciou com esse quadro pouco alterado, com pequenos períodos de aquecimento e outros de retração.



Setor Industrial



Os primeiros projetos industriais da ZFM começaram a se implantar em 1969, embora o marco do setor industrial seja o ano de 1972, com a inauguração do Distrito Industrial. O começo não foi diferente de outros lugares: importava-se o produto acabado, em partes e com peças desagregadas para montagem do produto final por operários amazonenses para atender ao mercado nacional. O Amazonas precisava criar empregos para evitar que os amazonenses migrassem para outras regiões, e a Zona Franca era, justamente, o projeto de desenvolvimento concebido pelo Governo Federal para ocupação racional da região, por brasileiros.



Para adequar-se à nova ordem, a indústria local ainda nascente teve que substituir alguns componentes e insumos importados por similares produzidos no Brasil. A Zona Franca de Manaus, sob o pretexto de armonização com o parque industrial brasileiro, só podia produzir bens que não fossem produzidos em outras regiões.



Os índices mínimos de nacionalização eram progressivos, o que possibilitou o surgimento de uma indústria nacional de componentes e de insumos em várias regiões, sobretudo no Estado de São Paulo, de forma que, no final da década de 80, para cada dólar gasto com importações, a ZFM comprava o equivalente a quatro dólares no mercado nacional.



Alguns produtos, como televisores em cores, alcançaram índices de 93% de nacionalização; outros 100%, como as motocicletas de 125cc.



Na década de 80, a economia brasileira sofreu as consequências de fenômenos externos como a desvalorização do dólar americano, a valorização da moeda japonesa e o excesso de protecionismo nas economias industrializadas. Tudo isso restringiu as perspectivas de exportações, provocando o desequilíbrio do
balanço de pagamento, que, associado a fatores internos como a queda do poder aquisitivo do povo brasileiro e a inflação, resistiu a todos os planos econômicos implementados nos diversos Governos no período e fez que o Brasil entrasse nos anos 90 em grave processo de recessão.



Implantação do Distrito Industrial de Manaus



O lançamento da pedra fundamental do Distrito Industrial, no dia 30 de setembro de 1968, reunindo, no ato, o Superintendente Floriano Pacheco e o Governador do Estado Danilo Duarte de Mattos Areosa, marcou também a aprovação do primeiro projeto industrial para instalar-se na ZFM: o da indústria Beta S/A, fabricante de joias e de relógios, que funcionou até meados da década de 90.



Os trabalhos de infraestrutura começaram no final de 1969, com a instalação das redes de energia elétrica, água e esgotos, além da abertura da malha viária. Todas as obras foram feitas com recursos próprios.



Em 1972, o Distrito recebe a primeira indústria, a CIA – Companhia Industrial Amazonense, ocupando uma área de 45.416 m², para produção de estanho, e, logo em seguida, a Springer, para produção de aparelhos de ar condicionado.




O Distrito possui estação de captação e de tratamento de água, rede de esgotos sanitários e de telecomunicações e sistema viário com 48 km de ruas asfaltadas e com manutenção própria.



A área dispõe de hospital, creche, centro de treinamento do Senai, entidades das classes empresariais e trabalhadoras, escolas de tecnologia, centros de pesquisa, hotéis de 4 estrelas, pistas apropriadas para caminhadas, para cooper, para ciclismo, quadras de esportes e áreas de lazer, bares, restaurantes e shopping center.Os lotes são vendidos às empresas a preço simbólico, com prazo de 10 anos para pagamento.



Em 1980, a SUFRAMA adquiriu uma área de 5.700 ha, contígua à do Distrito já ocupado, para expansão. Nessa área, já estão instaladas algumas empresas, nos 1000 ha que receberam toda a infraestrutura necessária à ocupação, havendo, inclusive, áreas destinadas à construção de conjuntos habitacionais para os trabalhadores. Da mesma forma que o Distrito menor, essa área foi planejada preservando-se áreas verdes em proporção às áreas construídas, para que o equilíbrio ecológico seja mantido.

O Estado do Maranhão faz parte da Amazonia legal (fica entre o Nordeste, e o Norte) sendo que sua maior área de preservação, fica do lado Norte

Av. Litorânea de São Luis

São Luís do Maranhão



Palácio dos Leõs - Sede do Governo





São Luís-Maranhão







Cidade de São Luís









O estado do Maranhão localiza-se entre a Amazônia e o Nordeste, constituindo-se a fronteira entre as duas regiões. Conta com 216 municípios, 5,6 milhões de habitantes e uma extensão superior a 333 mil quilômetros quadrados, tendo como capital a cidade de São Luís.

Economia
Possui indústrias diversas, destacando-se as de transformação de alumínio, alimentos e madeiras. Também possui atividades de extrativismo do coco babaçu e da agricultura da soja, mandioca, arroz, milho, e pecuária.



Localização



Limita-se com o Piauí, Tocantins e o Pará. Em 1612, colonizadores franceses queriam fundar nesse território, a França Equinocial Brasileira. O Maranhão guarda as marcas do passado, principalmente na arquitetura de sua capital, São Luís, que mostra as marcas do Brasil Colonial.O centro possui ruas estreitas e sobradões com fachadas de azulejos datados dos séculos XVII a XIX. Alcântara, município de reduto negro, foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional pela riqueza de sua arquitetura que também revela o passado histórico.



Amazônia Maranhense



No Maranhão a região amazônica propriamente dita é compreendida pelas regiões a oeste do paralelo 44 menos os cerrados do sul-maranhense. inclui-se aí todo o litoral ocidental até a baía do Tubarão (extensão do chamado litoral norte, que inclui São Luís), toda a baixada maranhense (espécie de prolongamento das várzeas da bacia amazônica e dos campos do Marajó), os vales dos extensos e perenes rios Gurupi, Turiaçu, Pindaré, Grajaú e Mearim até mais ou menos a região de Grajaú, tornando-se difícil muitas vezes definir onde começa um bioma e termina o outro. O traçado que delimita o bioma nunca é retilíneo.

Assim sendo, a cidade de São Luís seria a terceira maior da Amazônica e um dos seus portais litorâneos e Imperatriz a segunda maior do interior da Amazônia e um dos seus portais interioranos.



Isso quer dizer que, no Maranhão, as áreas compreendidas por essas regiões que hoje estão devastadas ou fragmentadas em sua maior parte (cerca de 69%, o pior índice da Amazônia Brasileira), outrora foram cobertas pela mais exuberante floresta tropical densa e ecossistemas associados.

Esse cenário compõe mais de um terço do estado, todo o oeste e centro-norte; as áreas adjacentes são conformadas por ecótonos(área de transição) ou as formações florestais pré-amazônicas propriamente ditas, que abrange algumas áreas próximas à fronteira leste com o Piauí (zonas de transição para o domínio da Caatinga e parte do Cerrado) e as regiões de tensão ecológica com os cerrados do sul do Estado (como exemplo da Pré-Amazônia está o Parque Estadual do Mirador).

Colonizadores e cientistas que visitaram o litoral e o interior do Maranhão na época colonial nos deixaram relatos das paisagens, fauna e flora tipicamente amazônicas e bem distintas daquelas encontradas nas capitanias do Nordeste.

A distância e a dificuldade de acesso deixou o Maranhão e todo o norte do país no primeiro século isolados do contato com o restante da colônia e a mercê de piratas franceses, ingleses, espanhóis e holandeses.

Com a definitiva expulsão dos franceses em São Luís dá-se início a ocupação portuguesa efetiva no Maranhão em particular e na Amazônia em geral.



Interior do Maranhão



Não só a capital encanta o visitante. O interior exibe belezas naturais exuberantes. A Floresta dos Guarás, por exemplo, é recortada por baías e centenas de canais e furos. Há fartura de peixes, caranguejos e aves que alimentam em manguezais.

Os manguezais são visitados por diversos animais, entre os quais, o guaxinim e o macaco-prego. A Em diversas ilhas, artesãos do mar fabricam embarcações para pesca e transporte de pessoas. Em Cururupu ainda funcionam rústicos estaleiros artesanais. A região integra a Área de Proteção Ambiental Reentrâncias Maranhenses, nos municípios de Cururupu, Cedral, Guimarães e Porto Rico.

Lençóis



Os Lençóis Maranhenses são também um pedaço dos grandes atrativos naturais. A região forma um Parque Nacional (155 mil ha) com dunas. O delta do rio Parnaíba é maravilhoso. A região de Carolina e os recifes do Parcel de Manoel Luís, onde se encontra o maior banco de corais da América do Sul, são bons lugares para o mergulho.

"Minha terra tem palmeiras"



Conhecido também por "Terra das Palmeiras", o Maranhão tem nas várias espécies desta árvore a sua principal fonte de renda. Entre as mais significativas do ponto de vista econômico está a palmeira do babaçu.

A agropecuária, as plantações de soja, no Sul do Maranhão, as indústrias de transformação de alumínio e de alumina, e as indústrias alimentícia e madeireira complementam a economia estadual.

Ao contrário do que ocorre em outros estados da região nordeste, o Maranhão não sofre com a seca. Existe em seu território uma extensa rede de rios perenes e uma estação chuvosa regular. Fazem parte desta rede o rio Parnaíba, o maior deles, e os rios Gurupi, Grajaú e Tocantins, que corre ao sul delimitando a fronteira do estado com o Tocantins.

domingo, 19 de junho de 2011

Queimadas na floresta amazonica



Os grandes inimigos da florestas são os incêndios sejam de origem natural ou provocados eles comprometem a preservação da vida florestal. Grandes áreas são devastadas pela ação do fogo, provocando a fuga dos animais ou a morte da fauna local, causando prejuízos irreparáveis á natureza e ás atividades econômicas humanas.
O período de maior ocorrência no Brasil são nos meses de menor índice de chuva, entre junho e setembro, onde a vegetação seca facilitando a propagação do fogo. Outro fator que contribui para os incêndios são a prática de soltar balões, fogueiras, jogar cigarros acessos, queimadas nas atividades agrícolas tradicionais.
O objetivo das queimadas é fazer uma limpeza no terreno a baixo custo, eliminando a vegetação natuaral para a implantação de pasto ou d culturas agrícolas.
O fogo destrói os microrganismos benéficos ao solo e a fauna existente no local. Em geral, plantios realizados após uma queimada esgotam os poucos nutrientes que restam no solo. A terra descoberta tem seus nutrientes levados pela chuva (lixiviação) tornando-se rapidamente improdutiva.
Naturalmente, os incêndios florestais não acontecem só no Brasil. Os países europeus da costa do Mediterrâneo registraram 460 mil incêndios desse tipo entre 1985 e 1995, que afetaram uma superfície total de 60.000 quilômetros quadrados. A diferença com o caso brasileiro consiste na existência de equipes especializadas no combate aos incêndios, o que permite limitar a área destruída rapidamente.
O melhor caminho, portanto, é um trabalho intenso de educação ambiental, que deixe bem claros os prejuízos das queimadas e desmatamentos clandestinos.

Nova Esperança, bairro de Manaus



Esperança em ter uma vida melhor. Com este intuito nasceu a ocupação "Rumo Certo", dando origem ao bairro Nova Esperança, que fez 22 anos no dia 8 de Outubro. Sua história inicia na década de 1980, quando a cidade sofreu forte expansão demográfica devido à presença da Zona Franca de Manaus, o que afetou diretamente no surgimento de novos bairros, principalmente oriundos de invasões. O Nova Esperança surge neste contexto, com a primeira invasão ocorrendo por trás do Cophasa (Conjunto Residencial Ponta Negra) que antes era uma vila militar, dando origem ao bairro Nova Esperança I e, quatro anos mais tarde, depois da quarta tentativa frustrada, ocorreu a segunda ocupação, originando o Nova Esperança II. As primeiras ruas foram a Antônia Dalva e Gama Farias.

Slogan de campanha

O primeiro nome da ocupação foi "Rumo Certo", denominação dada como forma de chamar atenção do poder público para a área, pois esse era o slogan do governador Gilberto Mestrinho. Nesse sentido, outras ruas receberam nomes de autoridades de ocasião, como a Alfredo Nascimento, prefeito; Omar Aziz, vice; Paulo Jacob, secretário de Obras; José Maia e tantas outras. Contudo, o bairro se desenvolveu desordenadamente sem atender as necessidades básicas dos moradores, com alguns chegando a pagar R$ 50 reais por mês até a desapropriação da área, e ainda corriam risco de vida, devido às instalações elétricas clandestinas e ligações de água, os famosos "gatos". Quem não podia usar desse expediente usava luz de velas.

O nome Rumo Certo não foi aceito pela comunidade, então se pensou em dar outra denominação ao bairro, que deveria ser chamado de Buriti, pois existiam muitas dessas palmeiras na área. No entanto, Benedito Teixeira, que foi o primeiro presidente da Associação de Moradores do bairro, fez uma eleição para a escolha do nome, saindo vitoriosa a denominação de Nova Esperança, refletindo a fé dos moradores em ter uma vida melhor.

Urbanização

A partir da década de 1990, o bairro começa a sentir os efeitos do processo de urbanização promovida pelo poder público, como asfaltamento de algumas ruas, drenagem de igarapés, água encanada, instalação de redes de esgoto e pavimentação. Foi também construída uma escola de ensino fundamental e médio, a Escola Estadual Marechal Hermes.

Neste época, Manaus conhece um forte crescimento populacional, com intensas migrações de interioranos e de pessoas de outros estados, o que impulsionou o crescimento do bairro e aumentou as desigualdades e a criminalidade.

Localização

O Nova Esperança está localizado na Zona Oeste da cidade, numa área de 150 hectares e
faz fronteira com os seguintes bairros: Lírio do Vale, Planalto, Alvorada, Dom Pedro, São Jorge, Compensa e Santo Agostinho.

Problemas

Na década de 1990, Manaus sofre com o desemprego em massa nas fábricas do Distrito Industrial e o bairro da Nova Esperança sente esta conjuntura adversa, com a queda do
padrão de vida de seus moradores, acarretando mais desigualdades sociais, marginalização e problemas generalizados, que ainda fazem parte da realidade dos moradores. O bairro não atrai indústrias e esta realidade pode ser comprovada pelo alto índice de desemprego, estimulando a economia informal.

Em 1996, o bairro aumentou nas proximidades do Conjunto Manoel Nogueira, na área conhecida como Campo do Boi, aonde até hoje existe um pequeno pasto. Esta nova área foi, a princípio, loteada por seu antigo proprietário, um português, que não cumpriu as promessas feitas quando da venda dos lotes, deixando os novos moradores sem infra-estrutura básica. Desta forma, essas pessoas deixaram de pagar por elas e conseguiram sua desapropriação.

Os moradores do Nova Esperança sofrem com a falta de ações do poder público, caracterizada pela ausência de posto policial, praças, feiras livres, agências bancárias, lotéricas e dos Correios. Falta também áreas verdes para lazer e praças. Hoje o bairro possui comércio pulverizado pelas ruas, como panificadoras, drogarias, açougues, lojas de autopeças, bancas, etc. No setor social, tem destaque para o Sr. Lobato, que promove a Festa Junina do Buracão e o campeonato de futebol. E o senhor Benildo, que fundou o Clube de Mães, onde promove trabalhos manuais e ministra aulas de reforço para a comunidade.

O bairro está localizado numa área de 150 hectares, tem aproximadamente 30 mil habitantes, mas ainda não se livrou dos fantasmas do passado da falta de condições adequadas à vida humana, como por exemplo, na área do Castanhal, que ainda hoje não tem água encanada.

O Nova Esperança já possui várias escolas estaduais e municipais, mas o bairro também tem uma área chamada "alagada", que são casas quase dentro da água, sem falar no Rip Rap, onde se erguem palafitas sob um igarapé do Buriti, totalmente poluído, demonstrando a necessidade de políticas públicas sérias que desenvolvam o bairro com ações efetivas e duradouras.