quarta-feira, 23 de abril de 2014

A FAB na visão do estrangeiro

1 1yEJveXksNbZG7f0A9tBcwEm 10 de agosto de 2011, quatro aviões de ataque A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira decolaram de Campo Grande, no sul do Brasil para um lugar 45 milhas a nordeste de São Gabriel da Cachoeira, para juntos despejarem oito bombas de 500 libras.
Seu alvo: a pista de terra, cortada dentro da floresta, suspeita de servir ao cartel de drogas ou ao contrabando que constantemente usam a floresta amazônica para subtrair seus minerais e animais selvagens.
As bombas explodiram com o ruído de trovões, gerando fumaça e muita terra no ar. Circundando a pista de pouso, os tripulantes de um dos A-29 confirmaram que as bombas fizeram crateras e inutilizaram a pista… por enquanto.
Os traficantes possuem outros aeródromos e podem até mesmo reparar a pista atacada. Lutando contra os criminosos na Amazônia é uma “guerra sem fim”, mas é uma guerra sem fim que a força aérea brasileira é capaz de travar.
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Negligenciado pela maioria dos observadores estrangeiros focados em conflitos na África, no Médio Oriente, Ásia Central e na corrida armamentista de alta tecnologia entre os EUA e a China no Pacífico Ocidental, o Brasil vem calmamente cuidando uma das aéreas mais impressionantes e importantes do mundo, lutando contra grupos criminosos que ameaçam o mais importante bioma do planeta.
A Força Aérea Brasileira – FAB – terá em muito breve, o mais impressionante sistema de comunicações de vigilância ultra-sofisticado, misturando caças a jato “vintage” da década de 1970 com turboélices, como o A-29 que combinando uma estrutura única, apesar de ser parecer com algo que acabou de sair da Segunda Guerra Mundial.
E a FAB também é notável por ser barata. Numa época em que muitas forças aéreas insistem em comprar aviões de guerra cada vez mais caros e, portanto, comprar menos, o Brasil, com seu braço aéreo e com um orçamento muito pequeno, de apenas alguns bilhões de dólares por ano, faz o possível, porque os seus líderes evitam aeronaves de categorias de tecnologia de ponta, que, embora atraente, não são realmente úteis na América do Sul.
Mas o que é mais inspirador é como o Brasil organiza sua força aérea e a forma como ele faz para a compra.
Em uma palavra: estratégia. Quando se trata de poder aéreo, o Brasil parece ter uma. E, na prática, essa estratégia se traduz diretamente em bombas, lançadas por aviões turboélice de ataque, explodindo em pista de contrabandistas em meio ao ecossistema da floresta mais rica do planeta.
A FAB foi formada em 1941 e lutou com os Aliados na Europa na Segunda Guerra Mundial. A moderna força aérea brasileira, indiscutivelmente, nasceu em 1975, ano dos primeiros caças supersônicos F-5E. Trinta e nove anos depois, o F-5 ainda é avião de guerra top de linha e foi recentemente reformado com sensores de ponta, comunicadores e armas.
Hoje, a FAB possui 77 mil funcionários e mais de 700 aeronaves, incluindo 57 caças F-5, 53 caças-bombardeiros A-1, jatos subsonicos construídos localmente e 99 Super Tucanos, também de fabricação local, além de aviões de espionagem, aeronaves de apoio, transportes, formadores e helicópteros. A FAB é a maior força aérea da América do Sul, mas mão de obra e equipamentos não conta toda a história. A estratégia do Brasil é fortemente evidente no que aviões da FAB opera e como opera.
Santiago Rivas e Carlos Filipe Operti, escrevendo na revista Combat Aircraft em 2012, disse qual é a melhor estratégia para o país: “O Brasil primeiro tem de demonstrar totais controles sobre seu próprio território, e especialmente sobre seus ricos recursos naturais”.
Mas a Amazônia tem sido mal governada. Vasta e valiosa, mas com pouca infra-estrutura oficial, a floresta está sendo saqueada por incontáveis milhares de garimpeiros ilegais, madeireiros, traficantes de animais e produtores de drogas, cujas atividades ilícitas minam o Estado brasileiro e ameaçam a saúde ecológica do mundo. Em 1990, o governo federal em Brasília lançou um programa ambicioso para abranger uma ênfase renovada na legislação interna e da ordem.
Chamado Sistema de Vigilância da Amazônia, ou SIVAM, o programa de US$ 1,5 bilhão foi destinado, em primeiro lugar, para gerar informações sobre cerca de 2.000.000 km² de densas florestas. Haveria satélites de vigilância, estações de dados e, mais impressionante, uma frota de alta tecnologia de reconhecimento e planos de comunicação especialmente equipados para processar os fluxos de dados em conjunto.
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O sistema iria ajudar as autoridades a monitorar a temperatura, a precipitação, a cobertura florestal e os incêndios, e por consequência manter o controle sobre e ao tráfico de destino e de mineração e exploração madeireira ilegal.
Em suma, o SIVAM foi concebido como uma rede de dados voltados para a proteção ambiental, aplicação da lei e segurança interna. Mas ele evoluiu para se tornar também uma das primeiras redes de batalha abrangentes do mundo, perfeitamente conectando todas os principais caças da FAB.
Quando os Super Tucanos que bombardearam aeródromo ilegal, há três anos, fizeram-no com base em informações recolhidas por um drone Hermes 450 e repassada para os pilotos de ataque via datalinks SIVAM. Esse é exatamente o tipo de coisa que os militares dos EUA passaram décadas e centenas de bilhões de dólares tentando aperfeiçoar, com sucesso apenas modesto.
Enquanto isso, os cientistas protestaram que a rede foi excessivamente otimizada para uso militar. “O SIVAM não é uma ferramenta para a pesquisa científica”, disse Luiz Gylvan Meira Filho, do Ministério da Ciência e Tecnologia.
O orçamento foi reduzido ano após ano por volúveis políticos brasileiros, constantemente atrasando o desenvolvimento. Os primeiros terminais de satélite estavam no local em 1999, depois de quase uma década de trabalho. A Embraer produziu os primeiros aviões de apoio específico ao SIVAM, em 2000.
No total, o SIVAM adicionou 12 aviões, jatos executivos construídos pela Embraer especialmente modificados para a FAB: cinco R-99A com poderosos radares de varredura aérea, construído pela sueca Saab, e mais três R-99B com radares de abertura sintética para o mapeamento da solo e também quatro aeronaves laboratório que testam o sistema para mantê-lo em forma.
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O R-99A são aviões de alerta antecipado, como o E-3 AWACS. O R- 99B são equivalentes ao E-8C J-STARS dos norte-americanos, que rastreou as forças terrestres iraquianas durante a Guerra do Golfo, em 1991 , guiando os jatos de ataque que destruíram centenas de veículos iraquianos e mataram milhares de soldados.
A Raytheon adicionou datalinks de rádio para o R-99. Segundo a Raytheon, tudo que o R-99 vê no ar ou no chão, os funcionários do governo podem ver também.
Com arquitetura SIVAM no lugar, a FAB começou a adicionar poder de fogo. Em 2006, a Embraer marcou um contrato para desenvolver um novo datalink chamado datalink BR2.
A FAB otimizou o novo datalink com atualizações para o seus principais aviões, num plano de melhoria ganhando um “M” na sua designação. “No devido tempo, todos os F- 5M, A-29M e A-1M, devem compartilhar o mesmo conjunto de aviônicos, permitindo que essas aeronaves possam trocar grandes quantidades de dados e até mesmo imagens de forma segura
Os F-5 são a espinha dorsal da FAB e também o seu equipamento mais interessante. Velho por qualquer padrão, os bimotores F-5 são pequenos, ágeis e baratos, mas não têm o poder absoluto, velocidade e discrição ao radar como o F-22 ou outros caças modernos.
Ao invés de gastar bilhões de dólares na aquisição de um pequeno número de jatos furtivos o Brasil está focando em um projeto de um caça menos caro, apoiados por aviões de ataque básicos, como o Super Tucano e o A-1.
A FAB operou recentemente 12 caças Mirage 2000, ‘vintage’, da década de 1980, de fabricação francesa, caças esses que eram tão velhos quanto os F-5, mas ao invés de atualizar os Mirages, o Brasil substituiu-os com caças de segunda mão F-5 da Jordânia e elevou esses F-5 adicionais até o padrão “M”.
Poucas forças aéreas optaram por este movimento, de mover-se para trás no tempo, mas a FAB parece raciocinar que uma pequena frota de poucos jatos modernos é realmente inferior a uma força de jatos de maior de idade, ligados a uma rede de informação de ponta.
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Em poucos anos, a FAB pretende começar a substituir todos os seus caças e aviões de ataque com um único tipo: o caça leve Gripen da Saab. A empresa sueca que também faz os radares do E-99 e é adepta da adição de datalinks em aviões de guerra. É uma aposta nos Gripens com o link BR2.
E na medida em que um Brasil mais forte significa proteger a Amazônia vital, todo o planeta terá benefícios.
FONTE: David Axe/medium.com/war-is-boring – Tradução e edição: CAVOK
IMAGENS: Arquivo CAVOK

Dica do Amigo Fred 90 – Obrigado! ;-)

Avião desaparecido no Pará é encontrado após 36 dias

Força Aérea Brasileira confirmou que bimotor que sumiu no mês passado no sudoeste do Pará foi encontrado em região de mata fechada

Avião P-95 Bandeirante Patrulha fez parte das buscas (© Divulgação FAB)
Avião P-95 Bandeirante Patrulha fez parte das buscas
Após 36 dias desaparecido, equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) confirmaram que o bimotor que sumiu no mês passado no sudoeste do Pará foi encontrado em região de mata fechada, próximo ao município de Jacareacanga, no final da tarde desta terça-feira, 22.
A Salvaero, unidade da FAB que coordena as buscas da região Norte, informou que uma equipe terrestre localizou a aeronave e não há informações de sobreviventes.
O bimotor desapareceu no dia 18 de março, após o último contato do piloto e a acusação dos radares, aproximadamente 29 quilômetros à nordeste de Jacareacanga. A aeronave levava as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, o motorista Ari Lima, funcionários Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da Saúde e o piloto Luiz Feltrin de Itaituaba para Jacareacanga. Eles iriam substituir outro grupo que prestava serviço em uma aldeia Munduruku, na região.
Uma das passageiras chegou a mandar uma mensagem pelo celular ao tio relatando problemas no voo: "Tio to em temporal e um motr parou avisa a mae q amo muit tods ...to aflita..to em pânico...se eu sair bem aviso...(sic)", escreveu Rayline Campos.
Buscas. Em dois dias de buscas, a FAB já havia sobrevoado toda a aérea estimada em que o avião poderia ter caído. O trajeto foi estendido, mas nenhuma pista foi encontrada. As buscas foram prejudicadas pelas condições climáticas desfavoráveis de chuva e forte nevoeiro.

domingo, 20 de abril de 2014

SERÁ QUE O POVO NÃO VIU ISSO? OU NÃO ACREDITAM NA PALAVRA DO SENHOR? LEIAM O CAPÍTULO COMPLETO

0 Mostrarei maravilhas no céu e na terra:
sangue, fogo e nuvens de fumaça.
31 O sol se tornará em trevas,
e a lua em sangue,
antes que venha o grande e temível
dia do Senhor.
Leia o capítulo completo: Joel 2


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Versículos do Joel 2 do livro Joel da Bíblia.

Um exército de gafanhotos

1 Toquem a trombeta em Sião;
deem o alarme no meu santo monte.
Tremam todos os habitantes do país,
pois o dia do Senhor está chegando.
Está próximo!
2 É dia de trevas e de escuridão,
dia de nuvens e negridão.
Assim como a luz da aurora
se estende pelos montes,
um grande e poderoso exército
se aproxima,
como nunca antes se viu
nem jamais se verá nas gerações futuras.
3 Diante deles o fogo devora,
atrás deles arde uma chama.
Diante deles a terra
é como o jardim do Éden,
atrás deles, um deserto arrasado;
nada lhes escapa.
4 Eles têm a aparência de cavalos;
como cavalaria, atacam galopando.
5 Com um barulho semelhante ao de carros
saltam sobre os cumes dos montes
como um fogo crepitante
que consome o restolho,
como um exército poderoso
em posição de combate.
6 Diante deles
povos se contorcem angustiados;
todos os rostos ficam pálidos de medo.
7 Eles atacam como guerreiros;
escalam muralhas como soldados.
Todos marcham em linha,
sem desviar-se do curso.
8 Não empurram uns aos outros;
cada um marcha sempre em frente.
Avançam por entre os dardos
sem desfazer a formação.
9 Lançam-se sobre a cidade;
correm ao longo da muralha.
Sobem nas casas;
como ladrões entram pelas janelas.
10 Diante deles a terra treme,
os céus estremecem,
o sol e a lua escurecem
e as estrelas param de brilhar.
11 O Senhor levanta a sua voz
à frente do seu exército.
Como é grande o seu exército!
Como são poderosos
os que obedecem à sua ordem!
Como é grande o dia do Senhor!
Como será terrível!
Quem poderá suportá-lo?

Convertam-se ao Senhor!

12 "Agora, porém", declara o Senhor,
"voltem-se para mim
de todo o coração,
com jejum, lamento e pranto."
13 Rasguem o coração e não as vestes.
Voltem-se para o Senhor,
o seu Deus,
pois ele é misericordioso e compassivo,
muito paciente e cheio de amor;
arrepende-se e não envia a desgraça.
14 Talvez ele volte atrás, arrependa-se,
e ao passar deixe uma bênção.
Assim vocês poderão fazer
ofertas de cereal
e ofertas derramadas
para o Senhor, o seu Deus.
15 Toquem a trombeta em Sião,
decretem jejum santo,
convoquem uma assembleia sagrada.
16 Reúnam o povo,
consagrem a assembleia;
ajuntem os anciãos,
reúnam as crianças,
mesmo as que mamam no peito.
Até os recém-casados
devem deixar os seus aposentos.
17 Que os sacerdotes,
que ministram perante o Senhor,
chorem entre o pórtico do templo
e o altar, orando:
"Poupa o teu povo, Senhor.
Não faças da tua herança
objeto de zombaria
e de chacota entre as nações.
Por que se haveria de dizer
pelos povos:
'Onde está o Deus deles?' "

A resposta do Senhor

18 Então o Senhor mostrou zelo
por sua terra
e teve piedade do seu povo.
19 O Senhor respondeu ao seu povo:
"Estou enviando para vocês trigo,
vinho novo e azeite,
o bastante
para satisfazê-los plenamente;
nunca mais farei de vocês
objeto de zombaria para as nações.
20 "Levarei o invasor que vem do norte
para longe de vocês,
empurrando-o
para uma terra seca e estéril,
a vanguarda para o mar oriental
e a retaguarda para o mar ocidental.
E a sua podridão subirá;
o seu mau cheiro se espalhará".
Ele tem feito coisas grandiosas!
21 Não tenha medo, ó terra;
regozije-se e alegre-se.
O Senhor tem feito coisas grandiosas!
22 Não tenham medo, animais do campo,
pois as pastagens estão ficando verdes.
As árvores estão dando os seus frutos;
a figueira e a videira
estão carregadas.
23 Ó povo de Sião, alegre-se
e regozije-se no Senhor,
o seu Deus,
pois ele dá a vocês as chuvas de outono,
conforme a sua justiça.
Ele envia a vocês muitas chuvas,
as de outono e as de primavera,
como antes fazia.
24 As eiras ficarão cheias de trigo;
os tonéis transbordarão
de vinho novo e de azeite.
25 "Vou compensá-los
pelos anos de colheitas
que os gafanhotos destruíram:
o gafanhoto peregrino,
o gafanhoto devastador,
o gafanhoto devorador
e o gafanhoto cortador,
o meu grande exército
que enviei contra vocês.
26 Vocês comerão até ficarem satisfeitos,
e louvarão o nome do Senhor,
o seu Deus,
que fez maravilhas em favor de vocês;
nunca mais o meu povo será humilhado.
27 Então vocês saberão
que eu estou no meio de Israel.
Eu sou o Senhor, o seu Deus,
e não há nenhum outro;
nunca mais o meu povo será humilhado.

O dia do Senhor

28 "E, depois disso,
derramarei do meu Espírito
sobre todos os povos.
Os seus filhos e as suas filhas
profetizarão,
os velhos terão sonhos,
os jovens terão visões.
29 Até sobre os servos e as servas
derramarei do meu Espírito
naqueles dias.
30 Mostrarei maravilhas no céu e na terra:
sangue, fogo e nuvens de fumaça.
31 O sol se tornará em trevas,
e a lua em sangue,
antes que venha o grande e temível
dia do Senhor.
32 E todo aquele que invocar
o nome do Senhor será salvo,
pois, conforme prometeu o Senhor,
no monte Sião e em Jerusalém
haverá livramento
para os sobreviventes,
para aqueles a quem o Senhor chamar.
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sexta-feira, 18 de abril de 2014

HOJE É O DIA DO SOFRIMENTO DE JESUS CRISTO. CATÓLICOS, E ALGUNS EVANGELICOS RELEMBRAM ESSE ATO DE AMOR QUE NOSSO G.'.A.'.D.'.U.'. TEM POR NÓS



















 O Santuário Nossa Senhora das Candeias realiza a Via Sacra – Caminho Sagrado de Jesus, todas as sextas-feiras, às 18h, durante a quaresma. Todos os paroquianos junto aos seus familiares são convidados a participarem desse momento de oração e reflexão da paixão, morte e ressurreição de Cristo.

A Via Sacra consiste no percurso feito pelos fiéis, da caminhada de Jesus carregando a Cruz, desde o Pretório de Pilatos, até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. São 15 estações, cada uma representa uma cena da Paixão a ser meditada.

1. Estação: Jesus é condenado à morte




2. Estação: Jesus carrega a cruz às costas

3. Estação: Jesus cai pela primeira vez


4. Estação: Jesus encontra a sua Mãe


5. Estação: Simão Cirineu ajuda a Jesus a carregar a cruz


6. Estação: Verônica enxuga o rosto de Jesus


7. Estação: Jesus cai pela segunda vez


8. Estação: Jesus consola as mulheres de Jerusalém

9. Estação: Jesus cai pela terceira vez

10. Estação: Jesus é despojado de suas vestes


11. Estação: Jesus é pregado na cruz


12. Estação: Jesus morre na cruz


13. Estação: Jesus é descido da cruz

14. Estação: Jesus é sepultado

15. Estação: A ressurreição de Jesus

Pascom Candeias

quarta-feira, 16 de abril de 2014

UM LINDO ESPETÁCULO DA NATTUREZA - Lua de Sangue” pôde ser vista durante eclipse

Essa Lua de Sangue, ou Lua vermelha como também é chamada, abre a temporada de quatro eclipses totais, um acontecimento que não é registrado há mais de um século.
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fotógrafo Daniel Ferreira
O continente americano viu nesta terça-feira (15) um eclipse lunar conhecido como “Lua de sangue”, quando o nosso satélite natural fica na sombra da Terra em relação ao Sol e ganha um tom avermelhado.
No Brasil, esse eclipse total pôde ser visto desde as 3h, por cerca de 78 minutos, de diferentes partes do país, principalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste.
Os eclipses totais da Lua, quando o satélite cruza o cone de sombra da Terra, são pouco frequentes – o último ocorreu no dia 10 de dezembro de 2011. A última vez que aconteceu uma série de quatro eclipses lunares totais foi entre 2003 e 2004, segundo a agência espanhola EFE.
Este é primeiro de uma série de quatro eclipses lunares que deve ocorrer, aproximadamente, a cada 6 meses e se repetir apenas sete vezes neste século. O próximo eclipse total está previsto para o dia 8 de outubro.
Ainda este ano, também será possível observar dois eclipses solares – um em abril e outro em outubro.
A Lua vermelha vista de Burbank, na Califórnia. (Foto: Kevin Winter / Getty Images / AFP Photo)Lua vermelha vista de Burbank, na Califórnia, EUA (Foto: Kevin Winter/Getty Images/AFP)
O continente americano viu nesta terça-feira (15) um eclipse lunar conhecido como “Lua de sangue”, quando o nosso satélite natural fica na sombra da Terra em relação ao Sol e ganha um tom avermelhado.
No Brasil, esse eclipse total pôde ser visto desde as 3h, por cerca de 78 minutos, de diferentes partes do país, principalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste.
Os eclipses totais da Lua, quando o satélite cruza o cone de sombra da Terra, são pouco frequentes – o último ocorreu no dia 10 de dezembro de 2011. A última vez que aconteceu uma série de quatro eclipses lunares totais foi entre 2003 e 2004, segundo a agência espanhola EFE.
Progressão do eclipse lunar total visto em Miami, nos EUA. (Foto: Joe Raedle / Getty Images / AFP Photo)Progressão do eclipse lunar total visto em Miami, nos EUA (Foto: Joe Raedle/Getty Images/AFP)
Este é primeiro de uma série de quatro eclipses lunares que deve ocorrer, aproximadamente, a cada 6 meses e se repetir apenas sete vezes neste século. O próximo eclipse total está previsto para o dia 8 de outubro.
Ainda este ano, também será possível observar dois eclipses solares – um em abril e outro em outubro.
Eclipse lunar é visto em Brasília (Foto:  Ueslei Marcelino/ Reuters)Eclipse lunar é visto em Brasília, parecendo uma bola de basquete sobre a estátua de JK (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
A agência espacial americana (Nasa) explicou que a “Lua de sangue” é quando a região periférica da Lua ingressa no centro da sombra da Terra, que tem a cor âmbar. É durante esse período que o satélite é visto do nosso planeta com uma cor avermelhada, causada pela luz do Sol e matizada por sua passagem pela atmosfera terrestre – algo similar à coloração que a luz solar adquire nos crepúsculos.
Ao longo da história, os eclipses solares e lunares estiveram rodeados de muitas superstições e referências a profecias sobre desastres naturais de grande magnitude.
Veja abaixo os eclipses previstos para 2014:
- 15 de abril: Eclipse total da Lua – visível na parte oeste da África, na parte oeste da Europa, Américas, Austrália e leste da Ásia
- 29 de abril: Eclipse anular do Sol (quando a Lua fica na frente do Sol e se forma um “anel” do Sol em volta da Lua) – visível na Antártica e Austrália
- 8 de outubro: Eclipse total da Lua – visível nas Américas, na Austrália e Ásia
- 23 de outubro: Eclipse parcial do Sol – visível na maior parte da América do Norte, no México e na Rússia
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sábado, 5 de abril de 2014

O ADEUS DE JOSE WILKER UM GRANDE ATOR, UM GRANDE HOMEM, UM GRANDE BRASILEIRO.

Morre no Rio o ator José Wilker


O ator José Wilker, de 66 anos, morreu esta manhã em sua casa no Rio de Janeiro. Ele deixa as filhas Isabel e Mariana. Ainda não há informações oficiais sobre a causa da morte, mas suspeita-se de infarto.
Um dos artistas mais atuantes da televisão e do cinema brasileiros, Wilker pôde ser visto recentemente na novela "Amor à vida" como o médico Herbert.

O ator deixa três filhas.
Veja fotos da carreira de José Wilker.

REALMENTE UMA VERGONHA E ISSO EMPOBRESSE OS ORGANIZADORES DE FUTEBOL DO AMAZONAS. Vasco sai sem lucro em renda de R$ 2 mi e resume ida a Manaus: 'Vergonha'

Clube leva 40 mil torcedores, mas paga para jogar na Copa do Brasil. Dirigente aponta arbitragem como culpada pelo time não fazer o placar que garantiria verba de 600 mil

 

Por
 
A estreia do Vasco na Copa do Brasil teve casa cheia e renda milionária, mas nenhum centavo nos cofres cruz-maltinos. O público de 40 mil torcedores, quase a capacidade máxima da Arena da Amazônia, garantiu uma renda total de R$ 2.122.210,00. O clube de São Januário, no entanto, pagou para entrar em campo. Teve gastos com hotel e deslocamentos de ônibus em Manaus. E só ganhou as passagens aéreas depois de muito reclamar com os organizadores do evento e até ameaçar não entrar em campo.
Toda a situação gerou a revolta da diretoria vascaína. O vice-presidente de futebol Ercolino de Luca resumiu o caso como uma palhaçada. Segundo ele, a arbitragem da partida foi amazonense para impedir o Cruz-Maltino de eliminar o jogo de volta. Nesse caso, o Vasco ficaria com 60% da renda líquida do confronto - cerca de R$ 600 mil - e daria prejuízo aos organizadores. Houve um lance em que o atacante Thalles foi puxado dentro da área e o juiz Edmar Campos da Encarnação ignorou o pênalti (reveja no vídeo acima).
Borderó vasco despesas (Foto: Reprodução / CBF)Borderô mostra renda de mais de R$ 1 milhão para o Resende, mas valor na verdade foi o lucro obtido pelos organizadores da partida em Manaus (Foto: Reprodução / CBF)

Segundo o borderô publicado no site da CBF, a renda líquida do confronto foi de R$ 1.018.410,69. O documento destina esse valor ao Resende, mandante do jogo. O clube do Sul Fluminense, no entanto, recebeu um valor fixo - não revelado por sua diretoria - por levar a partida para Manaus e a renda milionária, segundo o Vasco, ficou com os organizadores do evento.  A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) lucrou 10% da renda total - R$ 200 mil. Enquanto a Federação Amazonense de Futebol (FAF) recebeu 5% do valor - R$ 100 mil.
- Colocamos 40 mil torcedores no estádio e tivemos de pagar para jogar. Isso é uma vergonha para o futebol. O jogo foi comprado (para ser um evento na arena) e o Vasco foi comunicado às vésperas da partida. Uma bagunça. Gastamos dinheiro com hotel, ônibus e o evento só pagou as passagens aéreas porque reclamamos muito e dissemos que não iríamos jogar. Demos dinheiro para os outros. Ainda botaram um árbitro local para não dar pênalti e não deixar o Vasco vencer por 2 a 0. Nesse caso, ficaríamos com 60% da renda. Fizeram sacanagem até na arbitragem. É uma palhaçada. Tem que investigar isso. Estamos na final do estadual. Tivemos que viajar para Manaus e pagar do nosso bolso para jogar - reclamou.
Arena da Amazônia jogo Resende e Vasco (Foto: Silvio Lima)Apesar de lotar a Arena da Amazônia, Vasco não lucrou nada e ainda teve de pagar para entrar em campo (Foto: Silvio Lima)

 

quinta-feira, 3 de abril de 2014

ESSE É O NOSSO MEIO AMBIENTE OS OCEANOS POLUÍDOS - Busca por avião da Malaysia Airlines coloca em xeque poluição nos oceanos

Para oceanógrafo da USP, um dos desafios está na impossibilidade de quantificar lixo marinho em escala global

Nas últimas semanas, satélites internacionais têm detectado uma série de objetos flutuantes nas áreas onde são feitas as buscas do avião da Malaysia Airlines, que desapareceu no dia 8 de março no trajeto entre Kuala Lumpur e Pequim com 239 pessoas a bordo. Posteriormente, contudo, especialistas comprovaram que, em todos os casos, se tratavam de pistas falsas.

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Para além da frustração que essas hipóteses errôneas resultam, os grandes objetos detectados são sinais visíveis de um problema muito maior. Isto é, as buscas pelos destroços da aeronave também levantam outro tipo de discussão, constantemente deixada de lado: a questão da poluição nos oceanos.

Os impactos ligados à presença do lixo no mar começaram a ser observados a partir da década de 1950. Um dos maiores problemas apontados pelos cientistas foi a substituição de materiais naturais pelos sintéticos - como o plástico - que resistem por mais tempo e se acumulam nos oceanos. De acordo com um relatório apresentado pelo PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Ambiente) em 2009, os plásticos compõem cerca de 80% do lixo coletado no mar.

Efe

Mapa apresentado pelo governo da Austrália em 20 de março mostra onde foram encontrados objetos que possivelmente seriam do avião


“Essas pistas falsas da aeronave dão uma ideia de que há lixo no oceano, mas representam fragmentos grandes. Na verdade, 99,9% dos plásticos encontrados são extremamente pequenos. Ou seja, há muito mais lixo do que se imagina”, afirmou o Prof. Dr. Alexander Turra, do Instituto Oceanográfico da USP (Universidade de São Paulo), em entrevista a Opera Mundi. “O plástico sofre fragmentação pelo sol e vai se quebrando. Esse processo pode ser acelerado pelas ondas e ventos, fragmentando cada vez mais. Se nada de mais grave acontecer, o processo demora meses, senão semanas”, explicou.

Segundo dados levantados pelo Greenpeace em 2008, 80% do lixo do oceano vêm da terra e 20% em navios (cargueiros, pescas ou cruzeiros) ou plataformas. Além disso, cerca de 100 milhões de toneladas de plástico são produzidas todo ano e aproximadamente 10% acabam no ambiente marinho. Uma vez lá, as qualidades duradouras de plástico fazem com que o material permaneça no ecossistema ao longo de décadas, e como mais lixo se acumula, o cenário tende a ser extremamente negativo.

Apesar de os plásticos representarem 80% dos resíduos sólidos no mar, Turra aponta que sua tendência a flutuar facilita que seja mais visível nas pesquisas de campo científicas. “Por outro lado, há materiais mais pesados, como metais, que afundam. Isso dificulta quantificar a presença deles nos oceanos”, afirmou o pesquisador da USP. Daí um dos maiores desafios do lixo no oceano: se 99,9% dos plásticos são micropartículas e se muitos materiais acabam no fundo dos mares, é impossível quantificar o lixo presente no ambiente marinho.

Efe

Reprodução mostra onde 122 objetos foram encontrados no Oceano Índico por satélite
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De acordo com o relatório da ONU intitulado “Lixo marinho: Um Desafio Global”, pouco se sabe sobre a extensão de lixo nos oceanos. “Esta deficiência, em combinação com a falta de legislação específica, de aplicação de lei adequada e de financiamento são as principais razões pelas quais o problema do lixo marinho está longe de ser resolvido", diz o artigo das Nações Unidas. Para o oceanógrafo da USP, tal dado é incomensurável, pois parte de pesquisas em cada país, sendo impossível quantificá-las em escala global. “A gente não sabe a área precisamente, pois há estudos locais nas praias, depois disso, partimos para estimativas”, diz.

“O maior aterro do mundo está no oceano”

Apesar de não ser possível quantificar, há algumas zonas no oceano cuja concentração de lixo é impressionante. Exemplo disso é uma área localizada no Pacífico Norte conhecida como “Grande Giro do Pacífico”, situada entre a Califórnia, o Havaí e o Japão. Trata-se de uma imensa mancha de lixo que se acumula em um dos giros (áreas em torno das quais se deslocam as correntes marinhas) existentes em todos os oceanos. Nessas zonas, os resíduos e detritos de plástico que chegam ali ficam retidos e se acumulam, formando enormes “lixões”.

Reprodução

Mapa apresenta cinco "giros" do planeta, áreas em torno das quais se deslocam as correntes marinhas, formando grandes manchas de lixo


Em um artigo intitulado “O maior aterro do mundo está no meio do oceano”, publicado para o PNUMA em 2002, o pesquisador e capitão Charles Moore afirmou que o maior problema do “Grande Giro do Pacífico” é que ele não representa apenas uma mancha de poluição, mas teria uma área do tamanho comparável ao Texas e se enche cada vez mais de lixo flutuante.

Segundo este relatório, os níveis de partículas de plástico triplicaram nos últimos dez anos e não seria um absurdo prever um aumento de dez vezes para a próxima década. Em suas pesquisas de campo, Moore apontou há 6 vezes mais micropartículas de plástico do que plâncton nos mares em que estudou. Há pelo menos cinco manchas semelhantes de lixo no Pacífico Sul, Atlântico Norte, Atlântico Sul e Índico, comprovando que não se trata de um problema local. “Além de pensar em quantificar, o principal desafio mesmo é fazer com que a sociedade polua menos”, concluiu Turra.

PRA UNS, FALTA BASTANTE, E PRA OUTROS SOBRA DE MAIS - Porta-voz de Schumi nega construção de suíte médica e fala em 'esperança'

Sabine Kehm classifica notícia sobre transferência de heptacampeão para casa como 'absolutamente infundada'. Segundo 'Bild', obra na mansão é para pai do ex-piloto

 

or Berlim, Alemanha

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Sabine Kehm porta voz schumacher (Foto: Reuters)Sabine Kehm, porta-voz de Schumi (Foto: Reuters)
Mais uma vez a assessora de Michael Schumacher se pronunciou para rebater histórias surgidos na imprensa mundial. Questionada pelo “Bild”, principal jornal alemão, sobre o rumor de que Corinna estaria construindo uma suíte médica residencial em casa para levar o marido, que teria poucas chances de despertar do coma, Sabine Kehm negou:
- Os rumores de que Corinna remodela sua casa para levar um Michael supostamente sem esperança (de acordar do coma) são absolutamente infundados – assegurou a porta-voz.
Na semana passada, o jornal britânico “Daily Mail” afirmou que a esposa de Schumi estaria construindo uma suíte médica no valor de R$ 40 milhões na mansão da família, em Lake Geneva, na Suíça. Além disso, a publicação afirmou que, devido à gravidade das lesões, será muito improvável que o heptacampeão mundial de Fórmula 1 desperte do coma.
De acordo com o Bild, há, de fato, uma obra na casa do heptacampeão mundial de Fórmula 1, mas seria para construir uma casa para Rolf, pai do ex-piloto. Sabine Kehm aproveitou para garantir que ela e a família do ex-piloto ainda tem esperanças na recuperação.
- O que posso dizer, mais uma vez, é que há sinais que nos dão esperança – resumiu.
Apenas o pai de Michael Schumacher, Rolf, e o irmão do ex-piloto, Ralf, estiveram no hospital nesse domingo (Foto: AP)Obra na mansão de Michael Schumacher na Suíça seria para seu pai, Rolf (Foto: AP)

Michael Schumacher está internado em coma induzido no Hospital de Grenóble desde o último dia 29 de dezembro, após ter sofrido um grave acidente enquanto esquiava em uma estação de Méribel, sudeste da França. No fim de janeiro, os médicos deram início ao procedimento de diminuição da sedação para retirar gradualmente o alemão do coma. Porém, a demora na resposta do ex-piloto aos estímulos e a falta de detalhes oficiais sobre seu estado de saúde tem gerado apreensão e muitos especialistas apontam que o quadro de Schumi possa ser  irreversível.

 

CONFESSO QUE FOI UM DOS ACIDENTES HORRÍVEIS QUE JÁ VÍ NA MINHA VIDA MORRERAM 16 PESSOAS NA HORA.

Caminhão trafegava entre 80 e 90 km/h antes do acidente, aponta laudo preliminar

 

O Instituto de Criminalística informou que o laudo definitivo será emitido em trinta dias. O teste de alcoolemia do material biológico do motorista do caminhão também foi providenciado.
[ i ] Além do disco de tacógrafo, a perícia considerou as avarias do automóvel, a dinâmica do abalroamento e um levantamento da via.
Manaus - Os peritos do Instituto de Criminalística (IC), Najara de Assis e Adisson de Jesus, responsáveis pela perícia técnica que vai apontar as causas do acidente envolvendo uma caçamba e um micro-ônibus, informaram que o laudo preliminar apontou que o caminhão trafegava entre 80 e 90 km/h no momento do fato. O acidente ocorreu na última sexta-feira (28), por volta das 20h, na Avenida Djalma Batista, e que fez 15 vítimas fatais e 17 feridos. As informações foram divulgadas, nesta quinta-feira (3), pela assessoria da Polícia Civil do Amazonas.
De acordo com Najara, além do disco de tacógrafo (equipamento que aponta a velocidade do veículo no momento do acidente), as avarias do automóvel, a dinâmica do abalroamento e um levantamento da via estão sendo verificados para responder todas as dúvidas que o local do acidente possa ter deixado e, com isso, apresentar um laudo conclusivo e definitivo. O teste de alcoolemia do material biológico do motorista do caminhão também foi providenciado.
Segundo os especialistas, a previsão é de que o laudo definitivo fique pronto em no máximo trinta dias.“Estamos colhendo todas as evidências para produzirmos o laudo conclusivo desse acidente e apontar todas as causas que culminaram nessa tragédia”, relatou Adisson de Jesus.
O delegado titular da Especializada em Acidentes de Trânsito (Deat), Luiz Humberto Monteiro, ouviu na manhã de quarta-feira (2) o depoimento de Raimundo Nogueira dos Santos, 46, passageiro da caçamba envolvida no acidente.
Na ocasião, ele afirmou que antes de colidir com o micro-ônibus, o caminhão bateu no canteiro central da avenida e que, neste momento, ele foi projetado contra o vidro para-brisa do veículo, movimento que o fez bater a cabeça, deixando-o desacordado até momentos antes de ser socorrido.

 

terça-feira, 1 de abril de 2014

QUE VERGONHA TER VER ESTE DESCASO SERÁ QUE O MARANHÃO NÃO TEM GOVERNADOR? AS TREIS MELHORES PRAIAS DE SÃO LUIS ESTÃO POLUIDAS FAZER OQUE AGORA? O POVO MARANHENSE AINDA VÃO VOTAR NO GRUPO SARNEY?

O laudo refere-se à ação de monitoramento realizada entre os dias 24 de junho de 2013 a 5 de agosto de 2013.
Foto: Biaman Prado/O Estado do Maranhão
SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) informou, com base no último laudo divulgado pela entidade no dia 25 de março, que as praias da Ponta d´Areia, São Marcos e Calhau têm trechos ou estão integralmente impróprias para banho. Ainda segundo a Sema, o laudo mais recente aponta uma elevação nos índices de coliformes fecais encontrados nas amostras coletadas em fevereiro deste ano - quando apenas duas praias (São Marcos e Calhau), eram apontadas como inapropriadas para banho.
Até o momento, 14 laudos foram elaborados pela Sema em 2014. Ainda de acordo com o documento, as praias Foz do Rio Calhau, Foz do Rio Pimenta, Foz do Rio Claro, Foz do Rio Jaguarema e Foz do Rio Olho de Porco continuam interditadas. Para a elaboração do laudo mais recente, foram coletadas e analisadas amostras de água de 17 pontos, distribuídos nas praias da Ponta d´Areia, São Marcos, Calhau, Olho d´Água, Praia do Meio e Araçagi.
Ainda segundo a Sema, para a avaliação da qualidade da água, foi utilizado um indicador microbiológico (Escherichia coli), com a finalidade de quantificar bactérias por 100 mililitros de água do mar, sendo as amostras de água colhidas em situação de maré baixa.