sábado, 5 de julho de 2014

EU, PARTICULARMENTE, TENHO MINHAS DÚVIDAS SOBRE ESTA COPA

Futebol Clube

Gunther Schweitzer denunciou venda da Copa de 98… Ou não?


Por EMANUEL COLOMBARI
Siga o blogueiro no Twitter: @ecolombari
Desde 12 de julho de 1998, você perdeu as contas de quantas vezes recebeu aquele e-mail assinado por Gunther Schweitzer, funcionário da Central Globo de Jornalismo, que denuncia como o Brasil vendeu o título da Copa do Mundo daquele ano. Lembrou? Aquele no qual o Leonardo diz que “se as pessoas soubessem o que aconteceu na Copa do Mundo, ficariam enojadas”. Reconheceu agora?
O e-mail é uma daquelas correntes que surgem ninguém sabe de onde, que passam informações duvidosas e que ganham ares de verdade. É o que se chama de hoax na internet. Desde o e-mail original sobre a Copa de 1998, você já deve ter visto inúmeros semelhantes – trocando apenas os personagens envolvidos, a mesma história já foi contada para “explicar” o título do Corinthians no Mundial de Clubes de 2012 ou a eliminação da Espanha na Copa do Mundo de 2014, apenas para citar exemplos mais recentes.
O que você não sabe é que: Gunther Schweitzer existe, e realmente denunciou um suposto complô do Brasil para vender a Copa do Mundo de 1998.
Quer dizer, é mais ou menos isso. Gunther Schweitzer é paulistano, formado em administração de empresas e em educação física. Em 1998, trabalhava para a Volkswagen quando recebeu o conhecido e-mail com a denúncia. Acreditou e repassou a mensagem – que, por descuido, foi adiante com sua assinatura. E foi só isso.
Gunther hoje mora em Mogi das Cruzes (SP), onde trabalha como personal trainer. Desde 2012, ele dá aulas de vôlei no Projeto Vôlei para Brilhar, um braço do Instituto Brilho Brasileiro. Como sua assinatura acidental virou a de um “informante” da Central Globo de Jornalismo, nem Gunther sabe. Mas desde que a mensagem ficou famosa na internet, ele se diverte.
“Eu era (…) um mero mortal que achou que devia compartilhar a falcatrua. Por esse deslize do meu Outlook na época, a assinatura foi junto”, contou Gunther ao blog, em entrevista por Facebook – sim, pois até por Facebook a gente faz entrevista hoje em dia. O professor brinca e diz que, desde que seu nome apareceu vinculado à Rede Globo, seu salário continua o mesmo. “Estou querendo receber os salários da Globo desde 2002 e nada”, ri.
Gunther mostra bom humor, mas isso não quer dizer que ele não confie no e-mail que recebeu. Segundo ele, a Copa do Mundo de 1998 foi mesmo comprada. E a Copa de 2014 tem tudo para seguir no mesmo caminho.
“Esporte é jogo, jogo é dinheiro. Dinheiro se remete à empresa e a Fifa junta tudo isso. Não se pode esperar muita coisa”, analisa o professor, que diz ter certeza a respeito das suspeitas da Copa de 2014. “É só analisar a coisa politicamente. Os países em crise sempre recebem um ‘incentivo’ motivacional para vivermos no ‘pão e circo’.”
Com uma postura bastante crítica a respeito do futebol, Gunther diz que não foi ou irá a jogos do Mundial de 2014, mas faz um breve elogio à organização do torneio – “pena que não perdure”. “Ex-torcedor” do São Paulo, o Gunther do Facebook assumiu a responsabilidade do e-mail de 1998, e se despediu de maneira simpática: “vou para o jardim cortar a grama”.
Confira a entrevista exclusiva de Gunther Schweitzer:
Terra – Encontrei você no Facebook para comentar a respeito daquele e-mail famoso, que diz que o Brasil vendeu a Copa do Mundo de 1998. Você já deve ter visto esse e-mail, né?
Gunther - Sim, em 2002.
Terra – É assinado justamente por um Gunther Schweitzer, funcionário da Rede Globo… Imagino que te perguntem muito sobre isso.
Gunther - Pegaram minha assinatura de quando eu trabalhei na Volkswagen Caminhões. Por infelicidade, na época, reenviei o e-mail e, por um erro da assinatura eletrônica, meus dados foram juntos.
Terra – Como assim? Você era diretor da Volkswagen, algo assim?
Gunther - Nada, era um analista de PPCP (programação de veículos), um mero mortal que achou que devia compartilhar a falcatrua. Por esse deslize do meu Outlook na época, a assinatura foi junto. Aí, já viu.
Terra – Então aquele e-mail todo é seu mesmo? Aquele texto todo?
Gunther - Não. Eu recebi de alguém e repassei. Para ter aquele tanto de informações, deve ter vindo de alguém que sabe o que estava dizendo.
Terra - E aí você virou o diretor da Rede Globo que “revelou” tudo aquilo…
Gunther - Pois é. Alguém resolveu dar um up no meu status (risos)… E estou querendo receber os salários da Globo desde 2002 e nada.
Terra - Você acredita ainda hoje naquele esquema todo do e-mail?
Gunther - Cara, sou professor de educação física. Esporte é jogo, jogo é dinheiro. Dinheiro se remete à empresa e a Fifa junta tudo isso. Não se pode esperar muita coisa.
Terra - E você acha mesmo que esta Copa do Mundo de 2014 está comprada, como muita gente diz?
Gunther – É só analisar a coisa politicamente. Os países em crise sempre recebem um “incentivo” motivacional para vivermos no “pão e circo”.
Terra – O Brasil seria esse país hoje?
Gunther - Se esquecermos que o Mensalão está liberando o ex-ministro (José Dirceu) para trabalhar em (regime) semiaberto, que as crianças não receberam os livros didáticos para estudar, acho que sim. Aliás, tenho certeza. Sou formado em administração e educação física. Trabalhei em multinacionais por mais de 10 anos, atuo junto ao esporte desde os meus 14.
Terra – Você tem uma postura crítica em relação ao governo. O que você achou da organização da Copa do Mundo até aqui?
Gunther – Da organização do evento, de 12 de junho para cá, tem sido, digamos, algo sazonal. Que servira ao propósito da Copa e só.
Terra – Ou seja: para a Copa em si, está bom?
Gunther - Vendo pelo lado organizacional do evento em si, do pontapé inicial ao apito final, está indo muito bem. Pena que não perdure.
Terra - Chegou a ir a algum jogo? Pretende ir?
Gunther - Não fui nem irei. Não sou muito fã de futebol Até torcia pelo São Paulo quando tínhamos Telê Santana como coach. Mas, sinceramente, depois disso, o esporte virou barganha. Meus alunos da ONG de voleibol também preferem jogar vôlei a assistir os jogos da Seleção.
Terra – Ainda sobre o e-mail: alguém já te procurou para falar sobre? Alguma autoridade, alguém da Rede Globo…?
Gunther - Na época, em 2002, um procurador até me ligou falando que, se eu sofresse alguma ameaça, ele daria um jeito. Achei tudo muito louco na época. Da Globo, nunca ninguém se manifestou. Muitos indagaram à Globo se eu trabalhava lá e tal; a Globo mandou notas via net falando que desconhecia o tal Gunther.
Terra – Mas ninguém nunca ameaçou, nada disso, né?
Gunther - Nada. Só me mandam mensagem perguntando se é verdade tudo aquilo. E eu respondo o que te disse.
Terra – Escuta, você chegou a ver a entrevista com o sósia do Felipão?
Gunther - Não vi.
Terra – O Mario Sergio Conti, colunista d’O Globo e da Folha de São Paulo, entrevistou um sósia do Felipão achando que era o próprio (leia mais AQUI e AQUI). Já acontece disso com você, de te procuraram como diretor da Rede Globo e tudo mais?
Gunther - (Risos) Ah, só via Facebook. Mas sempre com pergunta se eu era o jornalista que denunciou o esquema da Fifa. De boa. Respondo todos e faço meu ‘merchan’ de personal trainer. E dou uma pitada para um bom voto nas próximas eleições – afinal, também sou mesário.
A posição da Rede Globo
O blog entrou em contato com o departamento de comunicação da Rede Globo, que foi bastante atenciosa e prometeu se posicionar em breve a respeito do famoso e-mail. Assim que tivermos a resposta da emissora, publicaremos neste espaço.

TEM QUE FALAR MESMO NA VERDADE, TIRARAM MESMO O SONHO DO MENINO NEYMAR PARTICIPAR DE SUA PRIMEIRA FINAL EM COPA DO MUNDO

- Atualizado em

Neymar desabafa: "Me tiraram o sonho de disputar uma final de Copa"

Antes de deixar a Granja Comary, camisa 10 fala que o sonho de ser campeão mundial ainda não acabou e deixa recado de otimismo para os colegas de equipe

Por Teresópolis
148 comentários
"Me tiraram o sonho de disputar uma final de Copa do Mundo, mas o sonho de ser campeão mundial ainda não acabou". O desabafo foi do camisa 10 da seleção brasileira, Neymar JR., um dia depois de deixar a competição. Depois de almoçar com o grupo, na Granja Comary, o atacante se despediu dos colegas de equipe e foi de helicóptero para sua casa, no Guarujá, no início da tarde deste sábado.
Jogadores do Brasil se despedem de Neymar na Granja Comary (Foto: CBF)Jogadores do Brasil se despedem de Neymar na Granja Comary (Foto: CBF)

Apesar da tristeza por se despedir precocemente de sua primeira Copa do Mundo, Neymar mostrou confiança no hexacampeonato.
- Faltam dois jogos e tenho certeza de que meus companheiros vão fazer de tudo para levantar esta taça - completou Neymar, em declaração divulgada no site da CBF.
 
O camisa 10 disputou cinco jogos nesta Copa do Mundo e marcou quatro gols. A fratura no processo transverso da terceira vértebra tirou o craque da competição.
Neymar sofreu a fratura na lombar após levar uma joelhada do colombiano Zúñiga, nas costas, pouco antes do final do segundo tempo, e está fora da Copa do Mundo. O jogo terminou com vitória do Brasil, por 2 a 1, e classificação para a semifinal, mas ficar sem o jogador para o restante do Mundial é uma grande derrota para a equipe e o torcedor brasileiro.
A primeira previsão seria de quatro a seis semanas necessárias para a recuperação. No entanto, ainda há a necessidade de se verificar todos os resultados dos exames feitos pelo camisa 10, que deixou o hospital por volta das 21h28 (de Brasília) e seguiu para a Base Aérea, de onde voou com a delegação para o Rio de Janeiro.

COMO PODE UMA PESSOA QUE SE DIZ SER HUMANO FAZER TANTA MALDADE, COM SEU IRMÃO. E A FIFA NEM SE QUE OLHOU PRARA O CASO

Após piada, até argentinos lamentam fratura de Neymar: 'É para chorar'

Do UOL, em São Paulo
  • Reprodução
    Até o Olé, da Argentina, mostrou surpresa com a lesão de Neymar: 'é para chorar' Até o Olé, da Argentina, mostrou surpresa com a lesão de Neymar: 'é para chorar'

Veja Também

Minutos depois de fazer uma manchete zombando do choro de Neymar, o Olé, principal diário esportivo da Argentina, percebeu a seriedade da lesão do brasileiro e se redimiu. O jornal hermano levou a notícia sobre a fratura de Neymar à manchete e determinou: "É para chorar".
Pouco antes, quando a equipe de Felipão bateu a Colômbia por 2 a 1, conquistando a vaga nas semifinais, o Olé havia tripudiado das lágrimas de Neymar ao sair de campo na maca. Na oportunidade, o diário manchetou "Continuam chorando".
No entanto, até o Olé demonstrou surpresa com a confirmação de que a fratura na vértebra impedirá o camisa 10 do Brasil de continuar jogando a Copa. "Neymar tomou uma joelhada nas costas de Zúñiga que acabou sendo muito mais grave do que se pensava: levaram-no ao hospital, diagnosticaram uma fratura de vértebra e adeus à Copa. Brasil sofre pela baixa de sua principal figura", escreveu o diário.
Na Espanha, onde Neymar já é notícia por ser destaque do Barcelona, a lesão virou a manchete dos principais diários, como Marca, Mundo Deportivo e As. A vitória do Brasil ficou em segundo plano diante do "adeus de Neymar" destacado pela mídia local.
Adversária do Brasil nas semifinais, a Alemanha já está atenta à fratura de Neymar, mas nada de lamentação. No Bild, um dos principais jornais do país, apenas a notícia sobre o adeus do camisa 10 brasileiro, com destaque para o grito de dor que ele teria dado a caminho do hospital.



Ampliar


Neymar leva joelhada nas costas, fratura vértebra e está fora da Copa do Mundo20 fotos

20 / 20
Infográfico detalha lesão sofrida por Neymar após levar joelhada de colombiano Zúñiga durante quartas de final da Copa do Mundo Leia mais Editoria de Arte/Folhapress

DIZEM QUE A EDUCAÇÃO É A BASE DE TUDO MAIS PARA OS ARGENTINOS NÃO. PORQUE PROVOCAM OS BRASILEIROS COM GESTOS INDECENTES. EU QUERO VER, É UMA DECISÃO ARGENTINA E BRASIL


O jornal argentino "Olé" não perdeu a chance de provocar os brasileiros após a vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia nesta sexta-feira, pelas quartas de final da Copa do Mundo. "Continuam chorando", diz a manchete no site.

"O Brasil avançou para a semifinal, mas sofreu até o último segundo por causa da pressão da Colômbia. Além disso, Neymar saiu de maca, e Felipão reclamou, como de costume. Aplausos para a equipe de José (Pekerman, técnico argentino) pelo seu Mundial", diz o texto do jornal argentino. Sob outra manchete, "Pare de sofrer", cita que Neymar "saiu chorando mais uma vez", descrevendo em seguida o lance que ocasionou a lesão.

O camisa 10 brasileiro levou uma forte joelhada nas costas do colombiano Zuñiga, aos 41 minutos do segundo tempo, caiu e saiu apenas quando chegou a equipe médica. Deixou o campo chorando muito.

Jornal Olé Vitória Brasil x Colômbia