sexta-feira, 27 de maio de 2016

CATÓLICOS DO MARANHÃO - Arquidiocese celebra Corpus Christi com missa e procissão no MA

Concentração de fiéis inicia 14h30 no Aterro do Bacanga, em São Luís.
Às 15h, tem início oração do Terço da Misericórdia, seguida de procissão.

Do G1 MA
Corpus Christi é celebrado no Aterro do Bacanga, em São Luís (MA) (Foto: Divulgação/Arquidiocese de São Luís)Corpus Christi é celebrado no Aterro do Bacanga, em São Luís (Foto: Divulgação/Arquidiocese de São Luís)
A Arquidiocese de São Luís (MA) celebra nesta quinta-feira (26) no Aterro do Bacanga – região central da capital maranhense – a solenidade de Corpus Christi, em uma das datas mais importantes do calendário católico. O evento tem como tema ‘A Eucaristia nos compromete com o direito e a Justiça’, que recupera a proposta da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016.
O evento tem início às 14h30, com a concentração e chegada dos fiéis em caravanas de diversos bairros e comunidades da Região Metropolitana de São Luís e outros municípios. Às 15h, tem início a oração do Terço da Misericórdia. No fim da tarde, a Missa Solene será presida pelo arcebispo metropolitano, dom José Belisário da Silva, e concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Esmeraldo Barreto, e por bispos convidados, presbíteros e diáconos, em representação as mais de 50 paróquias da Arquidiocese.
Às 15h, tem início oração do Terço da Misericórdia (Foto: Divulgação/Arquidiocese de São Luís)Às 15h, tem início oração do Terço da Misericórdia
(Foto: Divulgação/Arquidiocese de São Luís)
“Jesus não nos deixou sozinhos, se faz pão para nos alimentar na caminhada e dar continuidade ao seu projeto de vida. E uma vida cristã que não se alimenta na Eucaristia, pode enfraquecer-se, fragilizar-se”, afirma o coordenador arquidiocesano de Pastoral, padre Crizantônio da Conceição Silva.
Após a missa, será realizada, por volta das 18h30, uma grande procissão luminosa saindo do Aterro do Bacanga, percorrendo a avenida Beira Mar em direção a Praça Maria Aragão, onde o arcebispo dará a benção do Santíssimo Sacramento, às 20h.
Origem
A expressão Corpus Christi é de origem latina e significa “Corpo de Cristo”. A solenidade ocorre sempre na segunda quinta-feira depois do dia de Pentecostes. A celebração teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV, através da Bula Papal “Trasnsiturus de hoc mundo”, estendeu a festa para toda a Igreja. A procissão com a Hóstia consagrada, conduzida em um ostensório pelas ruas, é datada de 1274. Porém, segundo historiadores, foi na época barroca que a tradição ganhou força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário