terça-feira, 1 de outubro de 2013

Gramado da Arena da Amazônia começa a ser plantando para Copa do Mundo Brasil FIFA 2014

O gramado da Arena da Amazônia começa a ser colocado
O gramado da Arena da Amazônia começa a ser colocado (Divulgação/UGP Copa)
Começou a ser plantado na tarde desta segunda-feira (30) o gramado da Arena da Amazônia, estádio que será palco durante os jogos da Copa do Mundo Brasil FIFA 2014. As mudas que vão compor o verde do campo vieram de uma fazenda de São José dos Campos, no interior de São Paulo. As obras no local estão 84,03% executadas, segundo autoridades.
A empresa responsável pelo plantio da grama é a Greenleaf Gramados, que já instalou os gramados dos seis estádios que foram sede da Copa das Confederações (Maracanã, Mineirão, Arena Fonte Nova, Mané Garrincha, Arena Pernambuco e Castelão).
O coordenador da UGP COPA, Miguel Capobiango Neto, ressaltou a importância desta etapa da obra. “O gramado é uma das partes principais da Arena. É ele que confere à obra a maior identificação de um estádio de futebol. Literalmente é o palco onde o show vai acontecer”, disse.
A Arena Amazônia receberá até a próxima quinta-feira (4) a grama da espécie Bermuda 419, ideal para o clima quente da região amazônica, resistente a pisoteio e que tem certificação pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos. Uma grama sintética fará o arremate decorativo no entorno do campo de futebol.
O gramado da Arena da Amazônia receberá um moderno sistema de irrigação computadorizado, com 35 aspersores que podem ser acionados individualmente, o que proporciona programar a irrigação de acordo com a necessidade de cada parte do gramado.
De acordo com Flávio Piquet, da Greenleaf Gramados, o sistema de irrigação é semelhante aos dos outros seis estádios que a empresa instalou os gramados e que também serão palco da Copa de 2014.
Seguindo as recomendações da FIFA, o novo estádio receberá o sistema de drenagem a vácuo, que será implantado por técnicos da Greenleaf e por agrônomos da RoyalVerd, empresa espanhola responsável pelo gramado do Camp Nou, em Barcelona, e parceira da Greenleaf em todos os projetos brasileiros.
A preocupação com a sustentabilidade ambiental também está presente no projeto, pois na irrigação do campo haverá aproveitamento de água da chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário