quarta-feira, 15 de outubro de 2014

TIRE SUAS CONCLUSÕES ANALISANDO QUEM É MELHOR PARA GOVERNAR O ESTADO DO AMAZONAS


13/10/2014 20h44 - Atualizado em 13/10/2014 20h50

Melo afirma que recriará instituto para auxiliar gestores no interior do AM

Candidato ao governo foi o 1º entrevistado pelo Jornal do Amazonas e G1.
José Melo destacou ainda ações nas áreas de saúde, segurança e estradas.

Do G1 AM
José Melo (PROS) foi o primeiro a participar da série de entrevistas ao vivo com candidatos ao governo do Amazonas no segundo turno, realizada pelo G1 e telejornal Jornal do Amazonas, nesta segunda-feira (13). O candidato à reeleição afirmou que, caso seja eleito, pretende investir em projetos de saúde para o interior do estado, ampliar e aprimorar o programa Ronda no Bairro, e prometeu que recriará o Instituto de Cooperação Intermunicipal dos Municípios (Icot) para auxiliar os gestores no interior. Melo disse ainda estar feliz com o resultado do primeiro turno das eleições.
A entrevista contou com perguntas feitas pela produção da TV Amazonas, redação do G1 e enviadas por internautas, por meio do VC no G1. A entrevista tem duração de cinco minutos na TV, e segue ao vivo por dez minutos no portal. Os temas são sorteados ao vivo.
No início da entrevista, Melo foi questionado sobre o pedido de inelegibilidade feito pela Procuradoria Regional Eleitoral do Amazonas (PRE-AM), no qual o órgão afirma que o candidato usou tropas da Polícia Militar (PM) na campanha. "Não tenho medo de perder o registro da minha candidatura porque em nenhum momento usei a máquina pública em favor da minha candidatura. Tanto é assim que a própria justiça determinou ao candidato e hoje meu adversário que retirasse a propaganda que estava sendo utilizada porque a própria justiça reconhecia que não era assim. Vou me defender em todos os momentos que for acusado disso também", disse.
Devido ao processo, a justiça determinou ainda que Melo afastasse o comando da PM. Até o momento, novos titulares não foram nomeados. A TV Amazonas perguntou se Melo acredita que o fato de a PM estar sem comando não prejudica a segurança no estado. "A segurança continua muito bem, super coordenada, não há nenhum senão, tanto é que os índices de criminalidade estão caindo no momento em que estamos disputando esta eleição", afirmou.
O candidato falou ainda sobre possíveis apoios a candidatos à Presidência da República. "Eu vou continuar com a minha postura. Eu não me sinto a vontade de dizer para o homem e mulher do interior que ele deve votar em A, B ou C. Acho que todo eleitor tem o direito de votar em quem achar que deve votar. Essa é a minha postura e vou continuar com ela até o final desta eleição. Eu já escolhi o meu candidato, mas o voto é secreto e só vou exercitar o meu direito de votar no dia 26, na urna", declarou.
Durante a entrevista, foram destacados ainda atrasos em obras no interior do estado. Segundo Melo, o problema ocorreu devido à falta de liberação de licenças. "O que aconteceu é que muitas destas obras, como a AM-010, são obras que dependem de licenças como do Iphan, que é um órgão federal, que atrasou e muito", ressaltou.
A respeito de saúde pública, Melo destacou duas propostas para o interior do estado: os programas Amazonas Saúde Itinerante e Pronto Especialista. "Em 14 polos do Amazonas vamos colocar médicos especialistas para atender consultar especializadas, exames especializados e cirurgias de média complexidade", explicou. O candidato disse ainda, em resposta ao internauta Jairo Neves, que pretende investir em um serviço de transporte, com veículos especiais, para os pacientes de hospitais públicos na capital.
Melo afirmou ainda que irá reduzir os gastos do governo para investir em educação. "Quero dar ao professor e à professora aquilo que eles precisam para poder, em sala de aula, melhor se portar e dar aula de forma mais qualificada", ressaltou.
Candidato José Melo foi entrevistado pelo G1 (Foto: Leandro Tapajós/G1 AM)Candidato José Melo foi entrevistado pelo G1
(Foto: Leandro Tapajós/G1 AM)
Sobre o primeiro turno, Melo afirmou que está satisfeito com os índices. "Comecei essa campanha com 1,5%. Fizemos o nosso trabalho, apresentamos as nossas propostas, em nenhum momento utilizamos o tempo que tínhamos para falar mal das pessoas, denegrir a imagem ou depreciar o trabalho de ninguém. Ao final do primeiro turno, ficamos empatados com o principal candidato", disse.
Questionado sobre uma possível necessidade de reestruturação do Ronda no Bairro, Melo destacou a importância do programa. "Os índices de criminalidade têm reduzido muito. É bem verdade que não é só com o Ronda, mas sim com todo o aparato policial. Ele precisa ser aprimorado, ampliado, e nós vamos fazer isso não só aqui na capital mas também no interior do estado".
Na área de habitação, o candidato a reeleição afirmou que, caso eleito, pretende construir 47 mil novas moradias, sendo 30 mil na capital e 17 mil no interior. O projeto deve, segundo ele, beneficiar servidores públicos.
Melo afirmou ainda que, caso eleito, deve atuar em conjunto com a Prefeitura de Manaus para acompanhar o valor da tarifa de ônibus na capital amazonense.
Para o candidato a reeleição, a prorrogação da Zona Franca de Manaus, garantida neste ano, deverá gerar mais empregos na capital com a vinda de novas empresas para o Polo Industrial. "Por outro lado, as nossas políticas públicas voltadas para o surgimento de novas políticas públicas voltadas para o surgimento de novas atividades econômicas no estado também vão gerar emprego. Vamos utilizar o Cetam para que possamos oferecer cursos que possam dar a esses jovens oportunidade de acessar esse mercado de trabalho".
Melo disse querer ainda a instalação de um polo gás-químico no estado. "Eu defendo a instalação de um polo gás-químico, de um polo petroquímico. Defendo também a instalação de um polo produtor de fertilizantes, afinal de contas o nosso gás é muito rico em nitrogênio,  temos a silvinita e o potássio. Defendo também a produção de um polo produtor de produtos de beleza, importantes para nossa região, e defendo sobretudo um polo produtor de proteína através da produção de peixe em cativeiro".
José Melo destacou o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), e declarou que construirá mais obras do projeto no interior. "Não vamos só instalar o Prosamim em seis igarapés de Manaus, mas também levar para o interior do Amazonas", afirmou.
O candidato declarou que pretende recriar o Icot. "Não deveria ter acabado. Foi um desserviço muito grande quando acabaram com ele. Na verdade, vou recriar porque os nossos municípios precisam muito de assistência técnica, de assessoria para formular os projetos para formular planos de governo capazes de fazer com que a coisa pública, que o dinheiro do público, possa render mais", disse.
No fim da entrevista, Melo destacou ainda que atuará em defesa da liberação da BR-319. "Vou lutar com todas as forças, unindo as forças vivas do nosso estado: os políticos, a mim mesmo, o prefeito de Manaus, os meios de comunicação. Todos nós temos que nos unir. Afinal de contas o Amazonas precisa sim de uma saída para facilitar a questão logística, reduzir os custos. Acho que estamos muito próximos de asfaltar a BR-319".
Na terça-feira (14), será entrevistado o candidato do PMDB, Eduardo Braga. Veja como enviar perguntas ao político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário