domingo, 31 de julho de 2011

Definidos confrontos das eliminatórias da Copa 2014



Postado em31 julho 2011.

Marcelle Colbert/Imprensa RJ
Na abertura do evento, governador falou sobre o legado que será deixado pela competição
Faltam três anos para a abertura oficial, marcada para 12 de junho de 2014, mas a Copa do Mundo já começou para milhões de torcedores em centenas de países. E o Rio de Janeiro serviu de cenário para o primeiro evento oficial do Mundial: o sorteio dos grupos das eliminatórias da competição. Neste sábado, na Marina da Glória, a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL), em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio, prepararam uma festa para comemorar o retorno da Copa ao Brasil depois de 64 anos.
- É uma grande honra dar as boas vindas a todos vocês. O futebol é o coração do Brasil, um país multicultural, alegre, cheio de belezas naturais e uma força da economia atual. O Brasil tem papel fundamental no futebol, sempre produzindo estrelas dos gramados. Gostaria de reafirmar que a Fifa confia no Brasil – declarou o presidente da entidade, Joseph Blatter, em seu discurso de abertura.
Música e entretenimento marcaram o evento, que contou com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, do governador Sérgio Cabral, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do embaixador honorário para a Copa do Mundo, Pelé. Importantes nomes da história do futebol, como Ronaldo Fenômeno, Zagallo, Zico e Bebeto, além de talentos recentes como os jogadores do Santos, Neymar e Paulo Henrique Ganso, e do Vasco, Fellipe Bastos, ajudaram no sorteio. No palco central, o público assistiu a shows de Ivete Sangalo, Ana Carolina, Ivan Lins e Daniel Jobim.
- Neste primeiro evento da Copa do Mundo, desejo boa sorte a todos os participantes. O Brasil inteiro está jogando junto para realizar uma boa competição. E estaremos de braços abertos para receber a todos com muito carinho. Os que nos derem o privilégio de nos visitar terão a oportunidade de conhecer um povo alegre, generoso, soidário e que sabe receber os visitantes de maneira calorosa. Sejam bem-vindos ao Brasil – disse a presidenta Dilma Rousseff.
O Rio de Janeiro não emprestará apenas um Maracanã moderno, confortável e sustentável para ser palco da final da Copa, no dia 13 de julho de 2014. A cidade receberá também o Centro de Mídia, que transmitirá para o mundo o torneio, além de ser a sede do Comitê Organizador. Mobilidade urbana, com os corredores expressos e o aumento da frota de trens e metrôs, políticas de segurança pública, com a pacificação de comunidades, e a ampliação da capacidade hoteleira, com a construção de nove novos hotéis e 33.400 quartos de hotéis disponíveis até 2013. Estas são algumas das melhorias que serão realizadas para atender ao Mundial e que deixarão um legado de qualidade de vida para a população.
- Quando fomos a Zurique, na Suiça, liderados pelo então presidente Lula, para conquistar a Copa do Mundo, acreditávamos o quanto seria importante para o Brasil essa competição, que é a mais importante do futebol, nossa paixão nacional. O legado que o Mundial deixará é a mobilidade urbana, além do saneamento para todas as cidades que receberão as partidas. Mas há um legado mais importante: a autoestima do povo brasileiro. Todos estão felizes por receber o mundo inteiro aqui e, se Deus quiser, seremos campeões – disse o governador Sérgio Cabral, antes da início do sorteio.
Eliminatórias: 824 jogos, 74.160 minutos de bola rolando e 31 países classificados
Os números nas eliminatórias são expressivos: serão 824 partidas, 74.160 minutos de bola rolando e 166 seleções participantes. O Brasil, por ser país-anfitrião, está automaticamente classificado. Assim como nas últimas Copas, a Europa brigará por 13 vagas, a África terá direito a cinco, a América do Sul e a Ásia, quatro cada. Já a América do Norte, América Central e o Caribe – continentes reunidos na Concacaf – disputarão três vagas.
A América do Sul poderá ter uma quinta vaga se o quinto colocado no torneio eliminatório ganhar a repescagem. A Ásia, a Concacaf e a Oceania também disputarão, cada um, uma repescagem, completando, assim, as 31 vagas da fase final da Copa.
Cinco sorteios foram realizados no evento, seguindo a ordem alfabética dos continentes. A África foi a primeira a conhecer os jogos das eliminatórias, cujos grupos foram sorteados por Neymar e Cafu. O primeiro duelo da primeira fase africana será entre as IlhasSeychelles e o Quênia.
Os grupos da Ásia foram sorteados por Zico, que foi técnico da seleção do Japão na Copa da Alemanha, em 2006, e Lucas, do São Paulo. Duas fases das eliminatórias asiáticas já foram concluídas. No total, são 20 seleções.
O ex-jogador Bebeto e o jogador do São Paulo, Lucas Piazon, subiram ao palco para o sorteio da Concacaf. Estados Unidos, México, Canadá, Costa Rica, Jamaica, Honduras e Cuba fazem parte do grupo. Depois, Zagallo, tetracampeão do mundo, e Felippe Bastos, do Vasco, deram início ao sorteio das eliminatórias da Oceania, que conta com 11 seleções.
A América do Sul não precisou de sorteio, já que a fórmula de disputa é realizada por meio de um torneio de pontos corridos.
O último sorteio, do grupo da Europa, foi comandado por Ronaldo Fenômeno e Paulo Henrique Ganso, do Santos. O continente tem o maior número de seleções tradicionais: 53 países na disputa. No grupo B, está a seleção italiana. A Alemanha ficou no grupo C, Holanda, no D, Noruega no E, Portugal no F, Grécia no G, Inglaterra no H. A seleção da Espanha, campeã da última Copa do Mundo, na África, ficou no grupo I, ao lado da França, Bielorussia, Geórgia e Finlândia.

Sem respostas para “Definidos confrontos das eliminatórias da Copa 2014”
Raimundo dos Santos Mendes Aguiar disse:
O seu comentário está aguardando moderação.

31 de julho de 2011 às 18:37
Vendo o sorteio dos confrontos eliminatórios da copa do mundo 2014, observei que a cúpla mundial também erra. E não foi somente eu que ví este erro, o mundo inteiro viu, e comenta quem acha que foi erro. Todo mundo vinha sabendo desde o início do sorteio, que o grupo “I” era o único que não ia ter repescagem. e sabem porque? Era um único time que fosse o campeão do grupo. Isso todo mundo sabia até então era definitivamente certo. No sorteio, tivemos de tudo, até que ficaram INGLATERRA, FRANÇA E ESPANHA. Os locutores até comentaram que uma das 3 Seleções, acima, não iria pra copa. Veio o sorteio, e a INGLATERRA, foi sorteiada, ficando FRANÇA E ESPANHA. Visivelmente se sabia que uma dessas duas Seleções, não iria pra copa 2014. Foi quando num espaço de menos de 5 minutos, a FIFA declarou, que duas seleções do grupo, teriam condições de ir pra copa dependia da classificação de pontos. Eu, achei isso uma marmelada pois foi inventada assim derrepente. Pra mim, isso foi uma vergonha.

Responder

Nenhum comentário:

Postar um comentário