domingo, 31 de julho de 2011

Definidos confrontos das eliminatórias da Copa 2014



Postado em31 julho 2011.

Marcelle Colbert/Imprensa RJ
Na abertura do evento, governador falou sobre o legado que será deixado pela competição
Faltam três anos para a abertura oficial, marcada para 12 de junho de 2014, mas a Copa do Mundo já começou para milhões de torcedores em centenas de países. E o Rio de Janeiro serviu de cenário para o primeiro evento oficial do Mundial: o sorteio dos grupos das eliminatórias da competição. Neste sábado, na Marina da Glória, a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL), em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio, prepararam uma festa para comemorar o retorno da Copa ao Brasil depois de 64 anos.
- É uma grande honra dar as boas vindas a todos vocês. O futebol é o coração do Brasil, um país multicultural, alegre, cheio de belezas naturais e uma força da economia atual. O Brasil tem papel fundamental no futebol, sempre produzindo estrelas dos gramados. Gostaria de reafirmar que a Fifa confia no Brasil – declarou o presidente da entidade, Joseph Blatter, em seu discurso de abertura.
Música e entretenimento marcaram o evento, que contou com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, do governador Sérgio Cabral, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do embaixador honorário para a Copa do Mundo, Pelé. Importantes nomes da história do futebol, como Ronaldo Fenômeno, Zagallo, Zico e Bebeto, além de talentos recentes como os jogadores do Santos, Neymar e Paulo Henrique Ganso, e do Vasco, Fellipe Bastos, ajudaram no sorteio. No palco central, o público assistiu a shows de Ivete Sangalo, Ana Carolina, Ivan Lins e Daniel Jobim.
- Neste primeiro evento da Copa do Mundo, desejo boa sorte a todos os participantes. O Brasil inteiro está jogando junto para realizar uma boa competição. E estaremos de braços abertos para receber a todos com muito carinho. Os que nos derem o privilégio de nos visitar terão a oportunidade de conhecer um povo alegre, generoso, soidário e que sabe receber os visitantes de maneira calorosa. Sejam bem-vindos ao Brasil – disse a presidenta Dilma Rousseff.
O Rio de Janeiro não emprestará apenas um Maracanã moderno, confortável e sustentável para ser palco da final da Copa, no dia 13 de julho de 2014. A cidade receberá também o Centro de Mídia, que transmitirá para o mundo o torneio, além de ser a sede do Comitê Organizador. Mobilidade urbana, com os corredores expressos e o aumento da frota de trens e metrôs, políticas de segurança pública, com a pacificação de comunidades, e a ampliação da capacidade hoteleira, com a construção de nove novos hotéis e 33.400 quartos de hotéis disponíveis até 2013. Estas são algumas das melhorias que serão realizadas para atender ao Mundial e que deixarão um legado de qualidade de vida para a população.
- Quando fomos a Zurique, na Suiça, liderados pelo então presidente Lula, para conquistar a Copa do Mundo, acreditávamos o quanto seria importante para o Brasil essa competição, que é a mais importante do futebol, nossa paixão nacional. O legado que o Mundial deixará é a mobilidade urbana, além do saneamento para todas as cidades que receberão as partidas. Mas há um legado mais importante: a autoestima do povo brasileiro. Todos estão felizes por receber o mundo inteiro aqui e, se Deus quiser, seremos campeões – disse o governador Sérgio Cabral, antes da início do sorteio.
Eliminatórias: 824 jogos, 74.160 minutos de bola rolando e 31 países classificados
Os números nas eliminatórias são expressivos: serão 824 partidas, 74.160 minutos de bola rolando e 166 seleções participantes. O Brasil, por ser país-anfitrião, está automaticamente classificado. Assim como nas últimas Copas, a Europa brigará por 13 vagas, a África terá direito a cinco, a América do Sul e a Ásia, quatro cada. Já a América do Norte, América Central e o Caribe – continentes reunidos na Concacaf – disputarão três vagas.
A América do Sul poderá ter uma quinta vaga se o quinto colocado no torneio eliminatório ganhar a repescagem. A Ásia, a Concacaf e a Oceania também disputarão, cada um, uma repescagem, completando, assim, as 31 vagas da fase final da Copa.
Cinco sorteios foram realizados no evento, seguindo a ordem alfabética dos continentes. A África foi a primeira a conhecer os jogos das eliminatórias, cujos grupos foram sorteados por Neymar e Cafu. O primeiro duelo da primeira fase africana será entre as IlhasSeychelles e o Quênia.
Os grupos da Ásia foram sorteados por Zico, que foi técnico da seleção do Japão na Copa da Alemanha, em 2006, e Lucas, do São Paulo. Duas fases das eliminatórias asiáticas já foram concluídas. No total, são 20 seleções.
O ex-jogador Bebeto e o jogador do São Paulo, Lucas Piazon, subiram ao palco para o sorteio da Concacaf. Estados Unidos, México, Canadá, Costa Rica, Jamaica, Honduras e Cuba fazem parte do grupo. Depois, Zagallo, tetracampeão do mundo, e Felippe Bastos, do Vasco, deram início ao sorteio das eliminatórias da Oceania, que conta com 11 seleções.
A América do Sul não precisou de sorteio, já que a fórmula de disputa é realizada por meio de um torneio de pontos corridos.
O último sorteio, do grupo da Europa, foi comandado por Ronaldo Fenômeno e Paulo Henrique Ganso, do Santos. O continente tem o maior número de seleções tradicionais: 53 países na disputa. No grupo B, está a seleção italiana. A Alemanha ficou no grupo C, Holanda, no D, Noruega no E, Portugal no F, Grécia no G, Inglaterra no H. A seleção da Espanha, campeã da última Copa do Mundo, na África, ficou no grupo I, ao lado da França, Bielorussia, Geórgia e Finlândia.

Sem respostas para “Definidos confrontos das eliminatórias da Copa 2014”
Raimundo dos Santos Mendes Aguiar disse:
O seu comentário está aguardando moderação.

31 de julho de 2011 às 18:37
Vendo o sorteio dos confrontos eliminatórios da copa do mundo 2014, observei que a cúpla mundial também erra. E não foi somente eu que ví este erro, o mundo inteiro viu, e comenta quem acha que foi erro. Todo mundo vinha sabendo desde o início do sorteio, que o grupo “I” era o único que não ia ter repescagem. e sabem porque? Era um único time que fosse o campeão do grupo. Isso todo mundo sabia até então era definitivamente certo. No sorteio, tivemos de tudo, até que ficaram INGLATERRA, FRANÇA E ESPANHA. Os locutores até comentaram que uma das 3 Seleções, acima, não iria pra copa. Veio o sorteio, e a INGLATERRA, foi sorteiada, ficando FRANÇA E ESPANHA. Visivelmente se sabia que uma dessas duas Seleções, não iria pra copa 2014. Foi quando num espaço de menos de 5 minutos, a FIFA declarou, que duas seleções do grupo, teriam condições de ir pra copa dependia da classificação de pontos. Eu, achei isso uma marmelada pois foi inventada assim derrepente. Pra mim, isso foi uma vergonha.

Responder

sábado, 30 de julho de 2011

Até que enfim, Dona Danúbia bota a mão na massa. É isso aí prefeito tem que ir onde estão as frentes de trabalho. Ouviu meus consêlhos, e críticas?



Danúbia Leva Ações de Governo Para Zona Rural

Danúbia e Equipe Passando Por Ponte Que Será Reconstruída


Centenas de Quilômetros de Estradas Estão Sendo Recuperados em Chapadinha


Cumprindo mais uma etapa de seu governo itinerante, a prefeita de Chapadinha, Danúbia carneiro, acompanhada do vereador França Nilo, do secretário municipal de obras José Almeida, além de assessores, passou o dia todo visitando a zona rural do município.


Pela manhã, a comitiva visitou as localidades São José do Riacho Feio, Centro da Água Branca, Santo Antonio dos Lira e Bom Fim, entre outras.


Em cada localidade, Danúbia conversava com moradores e ouvia as reivindicações. Entre as principais cobranças, estavam melhoramento de estradas, construção e recuperação de pontes e implantação de energia.


Em alguns pontos, as estradas estão quase intrafegáveis. O agricultor Zuza Torres recebeu a prefeita em sua residência e fez o pedido, para que ela construa uma ponte no riacho na localidade Centro da Água Branca. “faz tempo que esperamos uma estrada boa e uma ponte”, disse Zuza.


Danúbia garantiu que irá erguer a ponte o mais rápido possível e, dentro das possibilidades, recuperar a estrada. Ela lembrou que já foi dado início ao PAC – Programa de Aceleração do Crescimento das estradas vicinais de Chapadinha. O lançamento foi feito nas localidades Canto dos Ferreiras, Paiol, e Nambu.


Leia matérias completas com fotos no Blog do William e no Interligado,


Trexto da Matéria William Fernandes Foto Mauro Queiroz
Postado por Alexandre Pinheiro às 11:28

Com Seleção já classificada, Mano fala de preparação e analisa sorteio



30/07/2011 18h08 - Atualizado em 30/07/2011 18h30
Com Seleção já classificada, Mano fala de preparação e analisa sorteio
Técnico diz que Brasil estará preparado para 2014. Mano fala do grupo B, da Itália, e do grupo I, de França e Espanha
Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

imprimir O técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, era um dos mais tranquilos no sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, neste sábado, na Marina da Glória, Zona Sul do Rio. Com o Brasil já classificado por ser anfitrião do torneio, o treinador teve tempo para acompanhar com calma os grupos sorteados entre os continentes (Américas do Norte, Central e do Caribe, Oceania, Europa e África. A América do Sul não teve sorteio, já que todas as equipes se enfrentam em partidas de turno e returno).

Mano Menezes falou sobre a preparação do grupo da Seleção Brasileira, que será diferente, com muitos amistosos nos três anos que faltam para o Mundial, além da Copa das Confederações, em 2013. O treinador também comentou a situação da França que, por não ser cabeça de chave, acabou caindo no grupo I das eliminatórias europeias, e enfrentará a atual campeã mundial Espanha, além de Bielorrússia, Geórgia e Finlândia. Por último, o comandante brasileiro analisou o grupo B do Velho Continente, que tem Itália, Dinamarca, República Tcheca, Bulgária, Armênia e Malta.


Mano Menezes no sorteio das eliminatórias (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Preparação da Seleção Brasileira e sorteio das eliminatórias
"Os grupos foram equilibrados, até porque o sorteio direciona bastante para que haja um equilíbrio. Já vimos no sorteio final para a Copa se falar em grupo mais qualificado, da morte, isso ou aquilo. Mas quando começa a Copa é que se vê como as coisas funcionam. Nosso papel é outro, é fazer a preparação da melhor forma possível para receber as equipes que chegarão em 2014. Vamos nos preparar da melhor maneira!"

França e Espanha no grupo I europeu
"Não tenha dúvidas de que pegar a atual campeã do mundo (Espanha) como adversário é preocupante, mas provavelmente a Espanha tem o mesmo sentimento com a França. São duas campeãs do mundo. Sempre tem um nível de enfrentamento maior. Mas, esse é o caminho que se põe para a Copa do Mundo. Quem sair desse grupo, pode acabar saindo mais fortalecido, e aí você acaba tendo mais vantagem depois."

Equilíbrio do grupo B da Europa
"Esse grupo tem mais equilíbrio técnico como um todo. E aí pode inclusive deixar fora da repescagem uma grande seleção. Esse é o caminho mesmo. Tem que encarar a dificuldade como ela se coloca."

Franceses 'lamentam' mão pesada de Ronaldo. Espanhóis ficam tensos



30/07/2011 18h10 - Atualizado em 30/07/2011 18h12
Franceses 'lamentam' mão pesada de Ronaldo. Espanhóis ficam tensos
Revista francesa brinca com participação do Fenômeno no Sorteio Preliminar, e jornais da Espanha admitem preocupação com o confronto contra a França
Por GLOBOESPORTE.COM
Paris

imprimir
Ronaldo no sorteio europeu (Foto: André Durão)O principal duelo das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014 será entre Espanha e França, que caíram no Grupo I, ao lado de Bielorrúsia, Geórgia e Finlândia. O ex-jogador Ronaldo foi o responsável pelo sorteio europeu e os franceses "reclamaram".

- Ronaldo, vencedor da Bola de Ouro em 1997 e 2002, teve mão pesada com os jogadores do técnico Laurent Blanc - destacou o site da revista "France Football", brincando com a suposta falta de sorte que o brasileiro deu à seleção francesa.

Os jornais espanhóis foram mais dramáticos. O "As" definiu o Grupo I como o grupo da morte, por ser o único a contar com dois campeões mundiais. O "Marca" acredita que a atual campeã do mundo não teve sorte no sorteio.

Bebeto deixa México e Costa Rica no mesmo grupo das eliminatórias



30/07/2011 16h33 - Atualizado em 30/07/2011 16h57
Bebeto deixa México e Costa Rica no mesmo grupo das eliminatórias
Tetracampeão com a Seleção Brasileira em 1994 participa do sorteio da Copa de 2014 no Rio de Janeiro e coloca juntas duas forças da Concacaf
Por Edgard Maciel de Sá, Leandro Canônico e Márcio Iannacca
Rio de Janeiro

imprimir
Jerome Valcke ao lado de Fernanda Lima no sorteio
das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)O tetracampeão Bebeto e o meia Lucas Piazon participam do sorteio dos grupos das eliminatórias da Concacaf, neste sábado, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. As 30 seleções da confederação buscam três vagas diretas para a Copa do Mundo de 2014. Um quarto país vai ter uma última chance de se classificar duelando contra um representante da Oceania. México e Costa Rica acabaram caindo no mesmo grupo das eliminatórias. Assim como Estados Unidos e Jamaica.

Bebeto, que disputou três Copas do Mundo e foi campeão em 1994, lamentou não ter disputado um Mundial diante da torcida brasileira. O ex-atacante jogou as Copas da Itália, dos Estados Unidos e da França.

- Com certeza não tive essa felicidade de disputar um Mundial aqui no nosso país. Seria maravilhoso. Mas agora como torcedor vou torcer para que tudo dê certo. Vou torcer muito - disse Bebeto.

Ao lado de Bebeto estava a jovem promessa brasileira Lucas Piazon, camisa 10 da Seleção Brasileira sub-17. O jogador já foi vendido pelo São Paulo para o Chelsea, da Inglaterra, por 10 milhões de euros (cerca de R$ 25,5 milhões).

- Tenho esta oportunidade. É o sonho de todo o menino que nasce no Brasil e cresce querendo jogar futebol. Quem jogar a Copa de 2014 vai ter esta oportunidade - disse Lucas Piazon.

Os cinco vencedores da primeira fase das eliminatórias da Concacaf (Belize, República Dominicana, Ilhas Virgens Americanas, Santa Lúcia e Bahamas) juntaram-se às 19 seleções mais bem posicionadas da região para a segunda fase. Essas equipes foram sorteadas em seis grupos de quatro equipes, sendo que o vencedor de cada grupo se classifica para a etapa seguinte.

eliminatórias DA CONCACAF GRUPO A GRUPO B GRUPO C
El Salvador
Suriname
Ilhas Cayman
República Dominicana Trinidad e Tobago
Guiana
Barbados
Bermudas Panamá
Dominica
Nicarágua
Bahamas
GRUPO D GRUPO E GRUPO F
Canadá
São Cristóvão e Névis
Porto Rico
Santa Lúcia Grenada
Guatemala
São Vicente e Granadinas
Belize Haiti
Antígua e Barbuda
Curação
Ilhas Virgens Americanas


Em uma nova fase do sorteio, Estados Unidos, México e Honduras foram colocados no primeiro pote, enquanto Jamaica, Costa Rica e Cuba ficaram no segundo pote e os vencedores dos seis grupos foram para o terceiro pote. Então, as seleções foram sorteadas por Bebeto em três grupos para a disputa da terceira fase das eliminatórias:

TERCEIRA FASE da concacaf GRUPO A GRUPO B GRUPO C
Estados Unidos
Jamaica
Vencedor do Grupo E
Vencedor do Grupo F México
Costa Rica
Vencedor do Grupo A
Vencedor do Grupo B Honduras
Cuba
Vencedor do Grupo D
Vencedor do Grupo C
Os vencedores e os segundos colocados de cada grupo se classificam para a quarta fase das eliminatórias da Concacaf. Eles formam um grupo com seis seleções, que jogam entre si em partidas de ida e volta entre os dias 6 de fevereiro e 15 de outubro de 2013. Os três primeiros se classificam automaticamente para a Copa do Mundo. O quarto colocado disputa uma última vaga com o melhor país das eliminatórias da Oceania.

Eliminatória europeia tem grande clássico e um confronto histórico. Depois do sorteio acharam um jeito de irem duas seleções do grupo I pra copa 2014



30/07/2011 17h12 - Atualizado em 30/07/2011 17h36
Eliminatória europeia tem grande clássico e um confronto histórico
Ao lado de Ganso, Ronaldo 'deixa' Espanha e França no Grupo I,
e continente terá o duelo entre as seleções de Croácia e Sérvia
Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

imprimir
Ronaldo e Ganso pouco antes da "tabelinha" no
palco da Marina da Glória (Foto: Alexandre Durão)Sob o comando de Ronaldo e Paulo Henrique Ganso, o sorteio das eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2014, neste sábado, na Marina da Glória, reservou duas surpresas. A primeira envolve Espanha e França na briga por uma vaga no Grupo I do torneio. Além das duas potências, a chave conta ainda com Bielorrúsia, Geórgia e Finlândia.

A segunda envolve duas das sete ex-repúblicas da antiga Iugoslávia. Croácia e Sérvia, países que vivem em constantes conflitos diplomáticos, estão juntos no Grupo A, que tem ainda Bélgica, Escócia, Macedônia e Escócia. As duas seleções farão um duelo histórico na luta para disputar o Mundial no Brasil.

Maior artilheiro da história das Copas do Mundo, com 15 gols, Ronaldo foi o responsável por sortear as principais seleções do continente. Antes de tirar as bolinhas, o ex-jogador foi chamado de "Romá..." pelo apresentador Tadeu Schimdt, que percebeu a gafe a tempo. O Fenômeno levou a escorregada com muito bom humor ao apenas sorrir e sacudir da cabeça de forma negativa.

- Adoro futebol, amo futebol. Minha vida toda foi no futebol. Ter feito tantos gols em Copas é um orgulho e vai ficar para o resto da vida. Agora é torcer do lado de fora, torcer pela Seleção, pelos novos talentos. Adoraria participar, mas perdi a época. Quero desejar sorte para quem vai participar - afirmou o Fenômeno, que recebu elogios da apresentadora Fernanda Lima.

Paulo Henrique Ganso também comentou o fato de ser o camisa 10 da Seleção e do Santos, mesmo número utilizado por Pelé nas duas equipes, e da possibilidade de atuar com Neymar.

- Sem dúvida é uma responsabilidade grande, mas é uma honra e um orgulho vestir a camisa que o rei do futebol vestiu e com a qual brilhou por tantos anos. Quem sabe a dupla com o Neymar não pode se dar bem em 2014 - disse o jogador.

A sorte nas mãos de Ronaldo e Ganso


As 53 seleções do continente foram divididas em oito grupos de seis equipes, e um de sete. As partidas vão acontecer entre os dias 7 de setembro de 2012 e 15 de outubro de 2013. Os nove vencedores de cada grupo garantem vaga na Copa do Mundo de 2014. Os oito melhores segundos colocados se enfrentam em mata-mata de ida e volta entre os dias 15 e 19 de novembro de 2013. Os quatro ganhadores dos duelos também carimbam passaporte para a competição no Brasil.

O único pedido da Uefa feito à Fifa em relação ao sorteio foi em relação às tensões políticas envolvendo a Albânia e Geórgia. A solicitação foi aceita pela entidade máxima do futebol. As duas equipes ficaram no pote seis durante as escolhas na Marina da Glória.

Portugal, de Cristiano Ronaldo, caiu no Grupo F. Os lusos terão como adversários Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo. Os gajos, que já foram comandados pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari, tem como comandante Paulo Bento.

Nas duas últimas Copas, na Alemanha e na África do Sul, os europeus ficaram com os canecos. Em 2006, a Itália sagrou-se campeã ao vencer a França nos pênaltis. No ano passado, a Espanha bateu a Holanda por 1 a 0, em Joanesburgo, na prorrogação e ficou com o caneco.

as ELIMINATÓRIAS EUROPeias Grupo A Grupo B Grupo C
Croácia
Sérvia
Bélgica
Escócia
Macedônia
País de Gales Itália
Dinamarca
República Tcheca
Bulgária
Armênia
Malta Alemanha
Suécia
Irlanda
Áustria
Ilhas Faroe
Cazaquistão
Grupo D Grupo E Grupo F
Holanda
Turquia
Hungria
Romênia
Estônia
Andorra Noruega
Eslovênia
Suíça
Albânia
Chipre
Islândia Portugal
Rússia
Israel
Irlanda do Norte
Azerbaijão
Luxemburgo
Grupo G Grupo H Grupo I
Grécia
Eslováquia
Bósnia Hezergovina
Lituânia
Letônia
Liechtenstein Inglaterra
Montenegro
Ucrânia
Polônia
Moldávia
San Marino Espanha
França
Bielorrússia
Geórgia
Finlândia

No Rio, astros sorteiam eliminatórias da Copa, e França enfrentará Espanha



30/07/2011 17h10 - Atualizado em 30/07/2011 17h43
No Rio, astros sorteiam eliminatórias da Copa, e França enfrentará Espanha
Grupos da Europa são a maior atração do evento na Marina da Glória
Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

imprimir Numa reunião de astros de futebol do passado e do presente, artistas, políticos e autoridades internacionais, a Marina da Glória foi palco, na tarde deste sábado, no Rio, do primeiro sorteio de seleções para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Desta vez, para as disputas continentais das eliminatórias. Num dia que começou agitado com protesto pequeno contra o presidente da CBF e do COL, Ricardo Teixeira, que cresceu e se tornou manifestação política contra o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito Eduardo Paes, nem tudo correu às mil maravilhas. Teve apresentadora chamando Neymar de Nilmar, apresentador chamando Ronaldo de Romário, presidente da Federação Argentina e diretor executivo da Fifa dormindo... E a maior expectativa causou frisson: nas chaves da Europa, a França de Platini e Zidane - esse último o grande craque do título de 1998 -, excluída pela Fifa do grupo dos cabeças de chave, terá missão nada fácil: caiu no grupo I, o da Espanha, atual campeã mundial.


A atriz e apresentadora Fernanda Lima chamou Neymar de Nilmar (Foto: Agência Reuters)A proeza de colocar dois países campeões do mundo frente a frente já nas eliminatórias foi de Ronaldo e Paulo Henrique Ganso, que sortearam os grupos europeus. As duas seleções brigarão por apenas uma vaga na chave. Além das duas potências, o Grupo I conta ainda com Bielorrúsia, Geórgia e Finlândia.

É bom lembrar que a França foi o grande calcanhar de Aquiles de Ronaldo em sua carreira. Além de ter perdido a final para os "bleus" por 3 a 0, o Fenômeno foi protagonista de uma das histórias mais dramáticas da história dos Mundiais. Antes da partida, o craque sofreu convulsão que preocupou todos os jogadores e a comissão técnica. Mesmo assim, entrou em campo.

Antes de sortear as bolinhas, o maior artilheiro de todas as Copas do Mundo, com 15 gols, foi chamado de "Romá..." pelo apresentador Tadeu Schimidt, que percebeu a gafe antes de terminá-la. No mais, as 53 seleções europeias foram divididas em oito grupos de seis equipes, e um de sete. As partidas vão acontecer entre os dias 7 de setembro de 2012 e 15 de outubro de 2013. Os nove vencedores de cada grupo garantem vaga na Copa do Mundo de 2014. Os oito melhores segundos colocados se enfrentam em mata-mata de ida e volta entre os dias 15 e 19 de novembro de 2013. Os quatro ganhadores dos duelos também carimbam passaporte para a competição no Brasil.

O único pedido da Uefa feito à Fifa em relação ao sorteio foi em relação às tensões políticas envolvendo a Albânia e Geórgia. A solicitação foi aceita pela entidade máxima do futebol. As duas equipes ficaram no pote seis durante as escolhas na Marina da Glória.

A seleção de Portugal, do astro do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, ficou no Grupo F. Os lusos terão como adversários Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo. .

África


Comandados pelo secretário-geral da Fifa, Jeróme Valcke, o pentacampeão Cafu e o santista Neymar sortearam os jogos da primeira fase e da etapa de grupos das eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A África do Sul, última anfitriã, está no Grupo A, com Botsuana, República Centro-Africana e o vencedor de Somália x Etiópia. Já Gana, que chegou às quartas de final do último Mundial, caiu no Grupo D, com Zâmbia, Sudão e a seleção que sair vencedora do confronto entre Lesoto x Burundi.

Ásia


Nos grupos da Ásia, coube a Zico definir o caminho do Japão antes do Mundial. Ídolo do Flamengo e principal responsável pelo desenvolvimento do futebol no país asiático após passagem pelo Kashima Antlers-JAP, o Galinho comandou a divisão. E colocou a "Terra do Sol Nascente" no grupo C, ao lado de Uzbequistão, Síria e Coreia do Norte, esta última adversária do Brasil na primeira fase da Copa de 2010.

Concacaf (América do Norte, América Central e Caribe)


O tetracampeão mundial Bebeto ficou com os grupos da Concacaf. Os cinco vencedores da primeira fase das eliminatórias (Belize, República Dominicana, Ilhas Virgens Americanas, Santa Lúcia e Bahamas) juntaram-se às 19 seleções mais bem posicionadas da região para a segunda fase. Essas equipes foram sorteadas em seis grupos de quatro equipes, sendo que o vencedor de cada grupo se classifica para a etapa seguinte.

Oceania


Uma das maiores estrelas do sorteio das eliminatórias, o tetracampeão Zagallo, perto de completar 80 anos, ficou, ao lado do jovem vascaíno Felipe Bastos, responsável pelo sorteio da Oceania. As eliminatórias no continente funcionam da seguinte maneira: as quatro seleções da região mais mal posicionadas no Ranking Mundial da Fifa (e com base também em critérios esportivos) disputarão a primeira fase, que será um torneio no formato todos contra todos que acontecerá entre os dias 21 e 26 de novembro.

O vencedor se junta a outras sete seleções - Nova Zelândia, Fiji, Nova Caledônia, Vanuatu, Ilhas Salomão, Taiti e Papua-Nova Guiné - para participar da Copa das Nações da OFC 2012, válida como a segunda fase do torneio classificatório da Oceania, que também será disputado em formato todos contra todos, entre os dias 1º e 12 de junho de 2012

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Atriz Vera Fischer está internada em clínica no Rio




Agência Estado


A atriz Vera Fischer está internada em uma clínica na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para onde foi levada na terça-feira (26). Informações oficiais sobre seu quadro não foram divulgadas, mas se especula que a atriz tenha abusado de entorpecentes, e que teria chegado à clínica muito agitada. Vera completará 60 anos em novembro. Quando do lançamento dos volumes de sua biografia, em 2007 e em 2009, a atriz, em fase serena, declarou que não gostava mais de festas e boates, ambientes que costumava frequentar nas décadas anteriores e nos quais protagonizou escândalos, embalados por bebedeiras e por cocaína.


Ela chegou a ser internada em clínicas no Rio e na Argentina e perdeu a guarda do filho Gabriel para o ex-marido, o ator Felipe Camargo, quando ele tinha quatro anos. Hoje, está com 18 anos. À época a atriz foi proibida pela Justiça de visitar o filho. Pouco depois, Vera Fisher assumiu que era "uma dependente química em recuperação".


Ontem, as duas clínicas de reabilitação mais conhecidas da Barra negaram que a atriz estivesse entre os pacientes. Amigos e parentes se mantêm discretos. Seu último trabalho na televisão foi uma participação rápida na novela Insensato Coração. No ano passado, Vera Fisher fez a série Afinal, O Que Querem as Mulheres?. A atriz vinha planejando voltar ao teatro com a peça As Lágrimas Amargas de Petra von Kant.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Saiu mais um dos transportes e foi demitido pela ministra chefe da casa civil,






Assessor de ministro é demitido
Publicado em 27 de julho de 2011


A exoneração foi assinada pela ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; crise no Ministério dos Transportes tem 25 dias
"Diário Oficial da União" afirma que o próprio exonerado pediu para deixar o cargo; ele é o 18º a cair devido à crise

Brasília. O "Diário Oficial da União" publicou, ontem, a demissão do assessor especial do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos (PR), Wilson Wolter Filho. A exoneração foi assinada pela ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffman (PT), de acordo a publicação, a pedido do exonerado.

Ao todo, já somam 18 as demissões por causa das denúncias de superfaturamento e pagamento de propina envolvendo o ministério, a Valec e o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit), incluindo o ex-ministro Alfredo Nascimento (PR).

Na última segunda-feira, o diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot, pediu demissão do cargo. Segundo nota do Ministério dos Transportes, Pagot cancelou suas férias, que iriam até o dia 4 de agosto, e solicitou à presidente Dilma Rousseff (PT)sua exoneração.

Um dos dois diretores que continuam no Dnit é Geraldo Lourenço de Souza Neto, que é réu em uma ação penal no Tocantins, na qual é acusado pelo Ministério Público de corrupção passiva e falsidade ideológica. Segundo a promotoria, Lourenço integrava, em 2003, uma quadrilha que explorava jogos de azar. À época, ele era o delegado titular da Delegacia Estadual de Crimes Contra os Costumes, Jogos e Diversões. De acordo com os promotores, o diretor recebia semanalmente R$ 1.500 de um contraventor para se abster de combater a exploração de máquinas caça-níqueis e também trabalhava para a "aniquilar" a concorrência do homem que lhe pagava propina.

Por meio da assessoria do Dnit, Lourenço afirmou que as acusações foram reconhecidas como injustas e retiradas pelo Estado do Tocantins. Ele disse ainda que esses assuntos foram avaliados antes de ele assumir o cargo no órgão.

Ofensiva

A oposição se prepara para reapresentar na próxima semana o requerimento de convocação de Passos, ciente de que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) não irá reunir a Comissão Representativa do Congresso, antes do fim do recesso parlamentar, para deliberar sobre as solicitações.

Ontem, líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), tentou cobrar de Sarney, que está em São Paulo, a reunião da Comissão e foi informado pela Secretária Geral da Mesa, Cláudia Lyra, de que o entendimento do presidente do Senado é o de que o melhor é aguardar a retomada dos trabalhos. Leia mais na página 13

PLANOS

Pagot diz que vai abrir consultoria

Brasília. O ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, que pediu demissão na última segunda-feira, afirmou ao site G1, ontem, que irá abrir uma empresa de consultoria para atuar com projetos na área de navegação.

"Estou começando vida nova. Já estou na iniciativa privada. Vou abrir uma empresa de consultoria de projetos na área de navegação. Já estou muito envolvido e discutindo projetos de navegação no Rio Tapajós. Não posso parar. No fim do mês vencem as contas", disse Pagot.

"Tem muita gente que mexe com isso (navegação), mas que conhece (a área) são poucos. E não é falsa modéstia, mas entendo disso como poucos. Estudei muito, continuei me aperfeiçoando. Agora volto para exercer o que tenho de expertise", acrescentou o ex-diretor.

Segundo ele, estes planos já foram discutidos com o senador Blairo Maggi (PR-MT), que é o seu padrinho político.

"Já tinha conversado com o senador Blairo Maggi. O meu horizonte no Dnit era o final de 2011. Então, a partir dessa ideia vou tocar os projetos. Pode até ser que no futuro eu volte a trabalhar com o senador, depende das propostas, mas preciso voltar a iniciativa privada, fazer um rearranjo no DNA da minha vida", finalizou Pagot, que nega acusações contra ele.

Futuro

"Eu estou começando vida nova. Não posso parar. No fim do mês vencem as contas"

Luiz Antônio Pagot
Ex-diretor-geral do Dnit

Será que vai dá certo esta união um, era Sarneyista cujo pai foi governador do maranhão pelo grupo do coronel Sarney quem não lembra disso?



Rocha e Dino: Será que vai dá certo?

A oposição no Maranhão é mesmo uma “merda”. Tira, bota, bota, tira, entra, sai, sai e entra. É a casa da mãe Joana, onde todo mundo manda e ninguém manda em ninguém. Homens de visão limitada, arrogantes, impacientes e vacilantes, alvos fáceis para um general vitorioso em batalha chamado José Sarney.

Hoje, os holofotes miram na direção de Roberto Rocha e Flávio Dino(ambos sem mandato) e que agora buscam a mesma coisa derrotar o prefeito João Castelo em 2012.

Logo esses dois que num passado recente trocavam farpas das mais pesadas.

De repente, sabe-se lá por qual carga d’água, os dois parecem abraçados trocando juras de amor.

Em 2010, após derrota nas urnas, Roberto Rocha disparou essa contra Flávio Dino(agora aliados) “Oposição no Maranhão não é ninguém em particular. Oposição no Maranhão é um sentimento. Um sentimento que vem sendo interpretado ao longo do tempo por vários atores políticos. Esse sentimento já foi interpretado por João Castelo, Epitácio Cafeteira e Jackson Lago. É a essa geração que nós temos de agradecer e homenagear. É uma tarefa muito grande para uma única pessoa”, declarou o deputado.

Se 2014 passa por 2012, a vitoria do grupo Sarney está garantida.

Chapadinha Perde um um baluarte, um advogado, um ex-vereador, e um lutador pelas causas justas. Afinal perde um maranhense







Nascido em Magalhães de Almeida, o advogado e ex-vereador Tomé Gomes Lima teve um papel importante na política de Chapadinha, na Legislatura de 1988 a 1991, onde atuou como vereador constituinte e muito contribuiu nas áreas jurídicas e sociais, durante a elaboração da lei orgânica do nosso município.
O advogado tinha 72 anos de idade e recentemente foi homenageado com o título honorífico de cidadão chapadinhense. O ex-vereador morreu no início da manhã desta terça-feira em São Luís, onde estava internado e se recuperando de uma cirurgia no Hospital Aldenora Belo.
Tomé Gomes Lima, como advogado, dedicou parte de sua vida aos serviços jurídicos às pessoas que mais necessitavam, sempre voltado as questões sociais. O Vereador Samuel Nistron e o Advogado Almir Moreira, em entrevista ao "Ações e Destaques" falaram sobre a perda inesperada do amigo e a importância de suas ações para o município.
O corpo do advogado será velado primeiro na residência da família, à Rua Sebastião Barbosa, no Centro de Chapadinha e logo após, na Câmara Municipal de Vereadores. O sepultamento está previsto para esta quarta-feira (27), pela manhã, no Cemitério do Sozinho, localizado na Avenida Ataliba Vieira de Almeida

Citado pelo TCU, Maluf recebe aluguel de R$ 1,3 milhão por ano da Fazenda






Tiago Queiroz/AE

"Impróprio. Maluf: pela Constituição, parlamentares não podem firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público"
Uma empresa do deputado Paulo Maluf (PP-SP) recebe cerca de R$ 1,3 milhão por ano do governo federal pelo aluguel do prédio onde funciona a sede da Procuradoria da Fazenda Nacional, em São Paulo. Maluf já recebeu R$ 5,5 milhões dos cofres do Ministério da Fazenda desde o fim de 2006, quando o contrato foi celebrado com 'dispensa de licitação'. Segundo informações obtidas pelo Estado, o nome de Maluf aparece num relatório sigiloso do Tribunal de Contas da União (TCU) que defende o fim dos negócios envolvendo empresas de deputados e senadores com o poder público federal.

O aluguel tem vigência até dezembro deste ano e foi assinado por meio da empresa Maritrad Comercial Ltda, da qual Paulo Maluf é dono junto com sua mulher, Sylvia.

O Tribunal de Contas selecionou a relação de parlamentares (deputados e senadores) que têm contratos com administração federal e recomendou ao Congresso que seja cumprido o artigo 54 da Constituição.

Além de Maluf, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) é outro que tem o nome incluído na lista do tribunal, conforme apurou o Estado.

Veto. De acordo com o artigo 54 da Constituição, deputados e senadores não podem firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público e ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada.

O contrato do Ministério da Fazenda com a empresa de Maluf foi assinado no dia 12 de dezembro de 2006 pelo prazo de cinco anos, sem licitação.

O aluguel pago à Maritrad Comercial hoje gira em torno de R$ 130 mil mensais, valor correspondente a 41,5% da locação do imóvel em São Paulo. O restante é repassado para outros proprietários, não vinculados ao Congresso Nacional. O Portal da Transparência do governo federal divulga só os valores anuais do contrato, que são, em média, de R$ 1,3 milhão/ano.

O prédio tem 11 mil metros quadrados de área construída.

A Procuradoria da Fazenda é um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. Tem a atribuição, entre outras coisas, para realizar serviços jurídicos à pasta, defender seus interesses. Representa a União, por exemplo, nas causas de natureza fiscal, incluindo infrações referentes à legislação tributária, empréstimos compulsórios, apreensão de mercadorias, nacionais ou estrangeiras, benefícios e isenções fiscais, créditos e estímulos fiscais à exportação.

Bloqueio. Segundo registro da Junta Comercial de São Paulo, a Maritrad Comercial foi alvo de bloqueio da Justiça em 2004 durante ação do Ministério Público por improbidade administrativa contra Maluf, sua mulher e familiares por supostos desvios de dinheiro público no período em que ele foi prefeito de São Paulo, entre 1993 e 1996.

Em 2005, Maluf passou 40 dias cadeia por causa de uma prisão preventiva relacionada a uma investigação contra ele por formação de quadrilha, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

A Maritrad tem capital de R$ 2,7 milhões e atua no ramo de 'serviços de intermediação na compra e venda de bens móveis'. Maluf declarou à Justiça Eleitoral ser dono da metade dela e informou que o restante está em nome de sua mulher, Sylvia, que aparece como 'sócio administrador' da empresa.

A decisão do TCU foi publicada no dia 11 de julho sem citar os nomes dos parlamentares. O acórdão aponta uma série de irregularidades cometidas na contratação pública, incluindo, por exemplo, a descoberta de sócios ligados a comissões de licitação ou ao próprio órgão contratante. Ao mencionar o envolvimento de parlamentares, o tribunal pediu que a Justiça Eleitoral aperfeiçoe a fiscalização do cumprimento da Constituição ao expedir diplomas aos parlamentares.

De acordo com TCU, foi remetida ao Ministério Público Eleitoral e ao Conselho de Ética da Câmara 'a relação de deputados federais sócios cotistas de empresas que firmaram, mantiveram ou executaram contratos junto à administração pública federal e exerciam mandatos parlamentares em agosto de 2010, descumprindo as alíneas 'a' dos incisos I e II do artigo 54 da Constituição Federal'.

Licitação. Empresas de Eunício Oliveira mantêm contratos milionários com a União. Reportagens do Estado mostraram recentemente o envolvimento de uma delas, a Manchester Serviços Ltda, numa fraude para vencer uma licitação na Petrobrás.

CONTRATO

O aluguel

A empresa Maritrad foi contratada pelo Ministério da Fazenda para alugar um imóvel em São Paulo. Com 11 mil metros quadrados, fica na Alameda Santos, em São Paulo, Está alugado, desde 2006, por R$ 1,3 milhão por ano.

A empresa

O deputado Paulo Maluf declarou ser dono de 50% das cotas da Maritrad à Justiça Eleitoral em 2010. O restante está no nome de sua mulher, Sylvia.

A lei

O artigo 54 da Constituição diz que deputados e senadores não podem: 1) desde a expedição do diploma, firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público, autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público, salvo quando o contrato obedecer cláusulas uniformes; 2) desde a posse, ser proprietários, controladores ou diretores de empresas que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada.

PARA LEMBRAR

Empresa de senador presta serviço a estatal

Reportagens do Estado publicadas neste mês revelaram que empresa do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), a Manchester Serviços Ltda, assinou contratos sem licitação com a Petrobrás que somam R$ 57 milhões entre fevereiro de 2010 e junho de 2011. Eunício também é citado no relatório do TCU.

No dia 10, o Estado revelou que a Manchester fraudou uma licitação de R$ 300 milhões na Bacia de Campos. Documentos obtidos pela reportagem mostraram que a Manchester soube com antecedência, de dentro da Petrobrás, a relação de concorrentes na disputa . Apressou-se em fazer acordo e ganhar o contrato. A estatal negou as denúncias e o senador afirmou que deixou a gestão da empresa há 13 anos.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Novo Airão, lar de riquezas naturais no coração da Amazônia





















20 de Julho de 2011 - 14:37


MANAUS – Conhecido por ser o lar de grandes reservas florestais, o município de Novo Airão, no interior do Amazonas, possui diversas atrações turísticas. A cidade é o lugar ideal para quem busca férias calmas e em harmonia com o meio ambiente.

A história da cidade começou no final do século 19, com um devastador ataque de formigas. O incidente aconteceu na comunidade de Airão Velho, hoje uma cidade fantasma. A invasão dos insetos ao município obrigou a população a se mudar para a outra margem do rio Negro. Airão Velho abriga hoje apenas ruínas de uma igreja, enquanto a nova sede se desenvolveu e é lar de 15 mil habitantes.

Atualmente, o turismo é a principal fonte da economia no município. Milhares de pessoas são atraídas pelas praias, festivais e também pela pacata rotina de interior. Novo Airão é o recanto de pessoas que procuram fugir da vida agitada, e muitas vezes estressante, das grandes metrópoles.


Família passeia de canoa no lago Tamuatá, o maior do arquipélago de Anavilhanas - Foto: Marina Souza/Portal Amazônia
O município abriga a Estação Ecológica de Anavilhanas, arquipélago fluvial com 408 ilhas, e o Parque Nacional do Jaú, a maior área de conservação dentro de um único país. Além disso, o município também possui unidades de conservação municipais e estaduais, e duas terras indígenas da tribo Waymiri Atroari. Aproximadamente 90% do território de Novo Airão são Áreas de Proteção Ambiental.

Por muito tempo, a cidade também atraiu turistas por oferecer nado com botos cor-de-rosa, mamífero conhecido como o golfinho da Amazônia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a prática, que incluía a alimentação dos animais, prejudicava a espécie. Hoje a atividade é proibida por lei. No entanto, é comum ver os animais nadando pelo imenso rio Negro que banha a cidade.


Criança alimentando boto cor-de-rosa - Foto: Ribamar Caboclo
O porto da cidade é o lugar preferido dos amantes da fotografia, por ter vista privilegiada do pôr-do-sol no rio Negro. À noite, o ponto mais frequentado é a “Praça do Dinossauro”, a principal do município. A irreverente estátua do animal pré-histórico também faz muitos visitantes questionarem: “afinal, por que tem um dinossauro na praça?”. Segundo os moradores, foram encontrados fósseis animais em Novo Airão e, como o dinossauro é o símbolo da arqueologia, a população solicitou à Prefeitura a homenagem.


Praça do Dinossauro, no Centro do município - Foto: Marina Souza/Portal Amazônia
As épocas mais agitadas para visitar Novo Airão são as dos festivais. Todo ano, a cidade comemora a Festa de São Sebastião, nos dias 19 e 20 de janeiro, a Festa do Padroeiro Santo Ângelo, em 5 de maio, o Festival Folclórico, em julho, e, no fim de outubro, o Festival do Peixe Boi.

É possível chegar ao município de carro, pela AM-352, que liga Manacapuru a Novo Airão. O turista pode também ir ao município de barco, desvendando as riquezas e segredos do vasto rio Negro

Noruega: atirador queria vinho e prostitutas antes do massacre ( É MAIS UM MALUCO NO MUNDO)



O assassino confesso de mais de 90 pessoas na Noruega queria se preparar para o massacre contratando duas prostitutas de luxo e tomando um bom vinho francês, segundo um documento colocado por ele na internet, e que veio à tona na segunda-feira.

Nas 1,5 mil páginas do documento - misto de manifesto e manual de instruções para participantes de uma "cruzada" contra o Islã e políticos liberais europeus -, Anders Behring Breivik diz que os preparativos deveriam incluir uma sessão de fotos "após algumas horas num solário, para parecer mais revigorado".

Breivik, que segundo a polícia confessou o duplo atentado de sexta-feira, foi nesta segunda-feira a uma audiência judicial que analisa o pedido da polícia para que sua prisão preventiva dure pelo menos oito semanas.

O manifesto na internet expõe as ideias de Breivik e também documenta um período entre abril de 2002 e a véspera do atentado de 22 de julho, mostrando uma mistura de planejamento obsessivo com pitadas do seu cotidiano.

"Esta casa está infestada de besouros. Agora mesmo eu estava indo pegar um chocolate no meu saco de guloseimas e um besouro havia se arrastado lá dentro", escreveu ele na fazenda onde fez seus preparativos.

O texto fala de amigos e parentes e diz que no final de abril ele passou um tempo "em festas" antes de se pôr a trabalhar na fazenda que alugou para produzir a bomba que explodiu no centro de Oslo, matando pelo menos sete pessoas. A segunda parte da ação consistiu em matar dezenas de participantes de um acampamento do Partido Trabalhista norueguês.

Durante os preparativos do massacre, Breivik escreveu que às vezes se surpreendia por receber visitantes na fazenda, e que em algumas ocasiões suspeitou que se tratasse da polícia.

Ele contou também que estava guardando três garrafas de um vinho francês caro. "Considerando o fato de que minha operação de martírio se aproxima cada vez mais, decidi trazer uma para desfrutar com minha família estendida na nossa festa de Natal anual, em dezembro", escreveu.

"Minha ideia era guardar o último frasco para a minha última celebração do martírio, e desfrutá-lo com duas prostitutas modelos de alto nível que pretendo alugar antes da missão."

Não ficou claro se ele realmente fez isso. Mas, num escrito de 11 de julho, ele relatou ter "comprado muita comida boa e balas" para recarregar suas baterias.

O documento mostra também que o assassino consumia esteroides e bebidas à base de proteína para ter mais energia, e em uma passagem ele diz que gostaria de obter "pílulas de agressividade."

Breivik se descrevia como um cruzado íntegro, imbuído da missão de salvar o "Cristianismo" europeu de uma invasão islâmica.

Tragédia na Noruega


A Noruega viveu na última sexta-feira, dia 22, a maior tragédia do país desde a Segunda Guerra Mundial. Dois atentados deixaram, até o momento, um saldo de 76 mortos. As autoridades chegaram a divulgar que 93 pessoas tinham morrido nos ataques, mas revisaram os dados e informaram um novo balanço na segunda, dia 25. Primeiro, uma bomba explodiu no centro da capital, Oslo, na região onde estão localizados vários prédios governamentais, inclusive o escritório do premiê, Jens Stoltenber. Oito pessoas morreram, mas a polícia admite que possa haver corpos não resgatados nos prédios.

A segunda tragédia aconteceu na ilha de Utoya, próxima à capital. Lá, Anders Behring Breivik, um homem de 32 anos vestido com uniforme da polícia, abriu fogo contra jovens reunidos em um acampamento de verão. Ao menos 68 morreram, a maioria pelos tiros disparados. Alguns outros morreram afogados após tentarem fugir nadando. Anders foi detido logo depois, pela polícia, e admitiu o crime. O atirador, que é ligado à extrema-direita e publicou um manifesto na internet chamando à violência contra muçulmanos e comunistas, também tem envolvimento no ataque em Oslo.

Internacional se prepara para enfrentar o Barcelona





Time deve atuar no 4-5-1 contra o Barcelona nesta terça-feiraO Internacional está na Alemanha. Os 21 jogadores chegaram por volta das 13h10min desta segunda-feira (8h10min de Brasília) a Munique, depois de partirem ontem de São Paulo, com escala em Frankfurt. O grupo já realizou o primeiro treino no CT do Bayern, de Munique, o último antes da estreia diante do Barcelona, amanhã, às 18h15min (13h15min de Brasília).

"A gente tem um grupo forte e a expectativa é grande para todos os profissionais. É uma concretização de uma vida minha dedicada ao Internacional e que está sendo representada por uma competição desta magnitude. Já demos uma mostra em 2006 que não há equipe invencível. Lá os jogadores acreditaram e venceram. Vamos tentar implantar esta ideia de novo", disse o técnico Osmar Loss, na chegada.

O atacante Leandro Damião é a principal esperança de gols no Inter. Ele já marcou 25 gols na temporada e espera poder ajudar o Inter em mais uma conquista internacional. "É uma copa curta e então temos que dar o máximo nestes dois jogos. É muito difícil estar acontecendo isto para o futebol brasileiro. Esperamos que possamos abrir portas para outras equipes. Sabemos da qualidade dos outros times, mas eles terão que ter respeito pela gente, pois somos campeões mundiais e da Libertadores", disse Damião, ainda com voz de sono, depois da cansativa viagem até a Alemanha.

O regulamento prevê dois jogos seguidos, amanhã e quarta, valendo o título. Dessa forma, o desgaste deve ser maior, o que prevê também muitas substituições (são possíveis 11 no total, sendo sete no intervalo). Segundo o ténico Osmar Loss, o Inter já tem uma estrategia para conseguir bom rendimento nas duas partidas. "A gente espera manter um jogo de intensidade elevada nos dois dias. Já temos um planejamento para isto", contou Loss.Por se tratar de dois jogos em dias simultâneos, a estrategia para vencer é especial. Por ter pouco tempo de recuperação entre um jogo e outro, é certo que o Inter vai precisar usar o máximo de jogadores possível nos dois jogos. Estão em Munique 21 atletas, e sao permitidas 11 substituições durante cada jogo.

O Inter deve jogar com um time formado por Muriel; Nei, Bolívar, Moledo e Kléber; Bolatti, Tinga, Elton, Andrezinho, D´Alessandro; Damião.

Todos os mais de 69 mil ingressos para cada um dos dias de jogos foram comercializados. A expectativa é de lotação máxima para os dois jogos.

Autópsia de Amy Winehouse é considerada inconclusiva





Agência O Globo



Fãs prestaram homenages à cantora, falecida neste sábado.A causa da morte de Amy Winehouse, de 27 anos, vai continuar um mistério até dia 26 de outubro, prazo dado pela polícia para reabrir o inquérito, segundo o site inglês Mirror. A autópsia foi realizada nesta segunda-feira (26), mas o resultado foi inconclusivo. A cantora inglesa foi encontrada morta por seu segurança, neste sábado, sozinha, deitada em sua cama.

"A morte de Amy Jade Winehouse, 27 anos, nascida em 14 de setembro de 1983, em Londres. Uma amostra do corpo foi levada para exames toxicológico e histológico para determinar a causa da morte. A cena da morte foi investigada pela polícia e determinada sem suspeita", disse Sharon Duff, legista da St. Pancras Coroner´s Court.

Após a autópsia, o corpo foi liberado para o enterro, que vai seguir as tradições do Judaísmo. Na manhã desta segunda-feira, a família foi requisitada para cumprir a formalidade de reconhecer o corpo da cantora.

"Estou formalmente abrindo um inquérito e liberando o corpo para que a família da senhorita Winehouse possa preparar o funeral", informou Suzanne Greenaway, representante do órgão que seria equivalente ao Instituto Médico Legal brasileiro.

Fred e Thiago Neves são as novidades da convocação da seleção brasileira de Mano Menezes





RIO - O atacante Fred, do Fluminense, o meia Thiago Neves, do Flamengo, e o goleiro Fábio, do Cruzeiro, são as novidades da seleção brasileira de Mano Menezes, convocada nesta quinta-feira para os amistosos contra a Holanda, no dia 4 de junho, em Goiânia, e a Romênia, no dia 7, em São Paulo.

Fred não joga pela seleção há mais de quatro anos. Sua última partida aconteceu em março de 2007, um amistoso contra o Chile no estádio Ullevi, em Gotemburgo, na Suécia, em que o Brasil venceu por 4 a 0. Ele ainda jogava no Lyon e nunca mais foi chamado pelo então técnico Dunga. O último dos seus quatro gols pela seleção também foi na Suécia, mas em outubro de 2006, no estádio Rassunda, em Estocolmo, onde a seleção venceu o Equador por 2 a 1.

DESPEDIDA: Mano Menezes explica como será a despedida de Ronaldo

COPA AMÉRICA: Em seminário organizado pelo Globo, Mano disse que lista para o torneio teria "pouquíssimas surpresas"

HISTÓRICO: Os jogos da seleção brasileira com Mano Menezes

TODAS AS COPAS: Relembre os Mundiais de 1930 a 2010

Já Thiago Neves não defende a seleção desde os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, quando defendeu a equipe sub-23 que foi medalha de bronze.

- Fred e Thiago Neves são jogadores que têm uma característica interessante e que queremos observar. Já o Fábio já vinha se destacando há muito tempo - disse Mano.

A lista de Mano tem 28 jogadores, cinco a mais do normalmente são convocados. Os cortes serão feitos após o dia 1º, quando o Santos faz o segundo jogo da semifinal da Libertadores contra Jaguares ou Cerro Porteño. Se o Santos se classificar para a final, provavelmente Neymar e Elano, que foram incluídos na lista, serão dispensados, junto com outros quatro nomes.

- Excepcionalmente, a relação tem 28 nomes por questões regulamentares. Nós precisamos fornecer a relação para os clubes 14 dias antes da apresentação para os treinos e isso nos colocava uma necessidade de fazê-la (a lista) no dia 2 de junho. Seriam dois dias antes do amistoso contra a Holanda.

Fred e Thiago Neves comemoram convocação

Artilheiro do Campeonato Estadual, Fred agradeceu a convocação e, pelo Twitter, dividiu o mérito com a família e os amigos.

"Agradeço a Deus, família e companheiros, que sempre estão ao meu lado. Honrarei nosso país, como fiz na Copa de 2006". disse o artilheiro tricolor.

Thiago Neves também comemorou a convocação para a seleção:

- A ficha demorou um pouquinho a cair, mas foi uma felicidade enorme. seleção brasileira é o maior objetivo de qualquer jogador e comigo não é diferente. Já tive a oportunidade de defender o Brasil nas Olimpíadas de Pequim, mas esta foi a minha primeira convocação para a seleção principal. Quando decidi voltar ao Brasil, essa era uma das minhas metas - disse o meia, ao site oficial do Flamengo.

À espera de Ganso

Após o amistoso do dia 7, que marcará a despedida do atacante Ronaldo do futebol, Mano fará uma nova convocação para a Copa América, que começa no dia 1º de julho. A lista dos 22 que vão para o torneio sairá da relação de 28. O único que pode ser incluído, segundo o próprio Mano, é o meia Paulo Henrique Ganso, do Santos, que se recupera de lesão na coxa direita.

- Uma única possibilidade que não faz parte dessa relação de 28 é o Paulo Henrique Ganso, que vamos decidir apenas no dia 7.

O Brasil estreia na Copa América no dia 3 de julho, contra a Venezuela, em La Plata, na Argentina.

Confira abaixo a lista dos convocados:

Goleiros:

Fábio (Cruzeiro)

Júlio César (Inter de Milão)

Jefferson (Botafogo)

Victor (Grêmio)

Laterais:

Daniel Alves (Barcelona)

Adriano (Barcelona)

André Santos (Fenerbahçe)

Maicon (Inter de Milão)

Zagueiros:

David Luiz (Chelsea)

Lúcio (Inter de Milão)

Luisão (Benfica)

Thiago Silva (Milan)

Meias:

Anderson (Manchester United)

Elano (Santos)

Elias (Atlético de Madrid)

Henrique (Cruzeiro)

Jádson (Shakhtar Donetski)

Lucas (Liverpool)

Lucas (São Paulo)

Thiago Neves (Flamengo)

Ramires (Chelsea)

Sandro (Tottenham)

Atacantes:

Alexandre Pato (Milan)

Fred (Fluminense)

Leandro Damião (Internacional)

Neymar (Santos)

Nilmar (Villarreal)

Robinho (Milan)

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Maranhão lança passaporte turístico da Chapada das Mesas





Foto: Divulgação/Ministério do Turismo
SÃO LUÍS – A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) lançou, durante o 6º Salão de Turismo – Roteiros do Brasil, o passaporte turístico da Chapada das Mesas na região Sul do Maranhão. O lançamento aconteceu no estande institucional do Maranhão na feira, realizada até este domingo (17), em São Paulo.

O passaporte servirá como instrumento de divulgação das atrações do polo turístico e foi idealizado em parceria com a Secretaria de Turismo da cidade de Riachão. Medida é uma alternativa às tradicionais publicações de divulgação de roteiros e destinos. O produto apresenta o mesmo formato de um passaporte convencional e reúne, em textos sintéticos e fotografias, o que há de melhor no destino turístico da região da Chapada das Mesas.

Para o Secretário de Turismo de Riachão, Beto Kelnner, o turista que visitar a chapada das mesas a partir de agora vai registrar sua passagem pelos atrativos com um carimbo no passaporte. “Tenho certeza que o passaporte vai ser um sucesso, já que a região tem recebido cada vez mais turista”, prevê.

Exposição Pregoeiros

A Setur/MA também apresentou ao público presente a exposição itinerante “pregoeiros”, do artista Cordeiro Filho. A exposição retrata, em forma de gravuras, a vida e trabalho da figura simples do homem ludovicense, a exemplo dos ambulantes, que vendiam seus produtos pelas ruas fazendo rimas e cantigas.

De acordo com o Secretário Adjunto de Turismo do Maranhão, Carlos Martins, as ações desenvolvidas na feira fazem parte do plano de divulgação dos atrativos maranhenses. “Lançamos hoje o passaporte e estamos prevendo o lançamento de todo o destino Maranhão para os próximos meses”, concluiu.

Recuperação de trecho da BR-174 no Amazonas será concluída este ano, diz Dnit



MANAUS- A estrada federal que liga o Amazonas ao Estado de Roraima e à fronteira com a Venezuela passa por obras de restauração. O trecho da BR-174, que vai de Manaus até a divisa com Roraima, com 255 km, deve ser concluído até o fim de 2011, informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes Dnit/AM-RR.

As obras estão sendo executadas pela Empresa Delta Construções S.A., vencedora dos processos licitatórios dos dois lotes do trecho do Amazonas, e supervisionadas pelo Dnit/AM-RR. Esta semana, o Superintendente do Dnit/AM-RR, Afonso Lins Jr., vistoriou as obras, junto com uma equipe de engenheiros do Dnit e da empresa Delta.

Obras

O primeiro lote, que vai de Manaus até Presidente Figueiredo, com 107 km, já começou a receber a segunda camada de asfalto, além de serviços de drenagem, construção de meio fio, sinalização horizontal e vertical, com placas, pintura de faixas e taxas refletivas (olho de gato) tanto na faixa amarela que divide os fluxos opostos, como nas faixas brancas que separam o acostamento. Este trecho deve ser concluído até o fim do mês de julho deste ano.

As obras tem média de 1,5 km de pavimentação por dia. O segundo trecho vai de Presidente Figueiredo até o rio Alalaú, divisa com o Estado de Roraima, e tem 148 Km. Nesta parte da pista já começaram a ser executados serviços de reciclagem – quando o asfalto é todo retirado desde a base, triturado e misturado com pedra brita e cimento em uma máquina recicladora-. A previsão de conclusão das obras deste trecho é até o fim de 2011.

Durante as obras também foram realizadas, como serviços emergenciais, as substituições de dois bueiros metálicos, que haviam apresentado problemas durante o período das chuvas este ano. No km 82 o bueiro foi substituído, reforçado e repavimentado, e no Km 153 ele foi dividido em dois bueiros duplos, com uma base reforçada de concreto para suportar a força das águas durante as chuvas.

Ao todo, as duas obras, empregam mais de 700 pessoas, direta e indiretamente, sendo a maioria, moradores das comunidades ao longo da rodovia. Dois canteiros de obras foram montados para dar suporte aos trabalhos, com usina de concreto e usina de asfalto, além de local para armazenar o material, e alojamentos para os trabalhadores. Os serviços de restauração e manutenção dos dois trechos da BR-174 no Amazonas vão custar R$ 207 milhões. Os contratos também incluem serviços de manutenção/conservação da rodovia até 2015

Time de juniores do Botafogo recebe as faixas de campeão estadual




Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro


Time de juniores recebe as faixas de campeão carioca.
Quando assumiu o clube em 2009, o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, deixou claro que as divisões de base seriam uma das principais bandeiras de sua gestão. Na tarde deste domingo, o dirigente agradeceu com louvor aos juniores, campeões estaduais sobre o Flamengo na temporada 2011: além de entregar-lhes a faixa, ainda inaugurou, com a presença de todo o elenco, a exposição de fotos ""Uma base campeã".

A taça do título também está à mostra para o torcedor alvinegro que foi ao clube e ainda pòde almoçar com os garotos que sonham um dia ser ídolos com a camisa alvinegra. Na exposição, o destaque fica por conta das partidas finais contra o Flamengo. O Botafogo venceu por 2 a 0 no jogo de ida, na Rua Bariri, e depois empatou por 1 a 1 na segunda partida, no estádio Los Larios, em Xerém. Com isso, sagrou-se campeão na categoria após 11 anos de jejum.

- Não preciso falar da minha felicidade ao inaugurar esse espaço tão significativo para o Botafogo. É a nossa primeira exposição sobre a base. A primeira de muitas, quero ver nossos garotos várias outras vezes aqui, com várias outras faixas de campeão - afirmou o presidente Mauricio Assumpção, segundo o site oficial do Botafogo.

A equipe de juniores alvinegra, que havia conquistado a Taça Guanabara, tinha viajado para a Europa em seguida e não pôde dar a mesma atenção à Taça Rio, vencida pelo Flamengo. Mas nas finais do Carioca contra o rival, mostrou a superioridade e conquistou o título com méritos

Ricardo Teixeira envia mensagem de apoio ao trabalho de Mano Menezes



O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, entrou em contato com Mano Menezes após a eliminação nas quartas de final da Copa América para dizer que segue confiando no treinador e que o trabalho visando a Copa do Mundo de 2014 será mantido.

Depois da derrota nos pênaltis para o Paraguai neste domingo, em La Plata, Teixeira ligou para o diretor de comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, e enviou a mensagem para Mano. Segundo Rodrigo, o presidente afirmou que o principal objetivo da Seleção é o Mundial em casa e que reconhece ser difícil o trabalho de renovaão que vem sendo feito pelo treinador.

Mano assumiu o comando da Seleção após a saída de Dunga, que foi eliminado nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010. A primeira opção era Muricy Ramalho, que chegou a se reunir com Teixeira e não foi liberado pelo Fluminense (o técnico atualmente está no Santos).

Em seu primeiro grande teste com Mano, o Brasil ficou no 0 a 0 com a Venezuela, empatou em 2 a 2 com o Paraguai e venceu o Equador por 4 a 2 na primeira fase da Copa América. Nas quartas, o time canarinho foi derrotado nos pênaltis pelos paraguaios após desperdiçar quatro cobranças.


Mano Menezes segue com a confiança do presidente da CBF após eliminação na Copa América

Mano Menezes avisa: ‘O Brasil não vai chegar em 2014 cambaleando’




Mano Menezes segue prestigiado pela CBF
De terno, com o semblante bem sério, pensando alguns segundos antes de cada resposta e controlando-se nos momentos mais tensos. Assim foi o técnico Mano Menezes em sua coletiva de despedida da Copa América, nesta segunda-feira, em Campana, local de concentração da Seleção Brasileira durante a competição. O Brasil foi eliminado pelo Paraguai no domingo, depois de empatar por 0 a 0 e perder quatro cobranças na decisão por pênaltis.

Ainda prestigiado pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o comandante canarinho afirmou que está confiante no seu trabalho e que no momento em que sentir que está perdendo o rumo vai avisar ao mandatário da entidade. Por ora, no entanto, Mano Menezes deixa a seguinte mensagem:

- O Brasil não vai chegar em 2014 cambaleando. Vai chegar firme. E se eu sentir que não tenho condições de fazer isso, eu vou dizer. Podem continuar criticando e elogiando. Mas me parece que a troca não resolve tanto. A Argentina tem trocado e não resolveu. Enquanto as coisas estiverem nessa direção, estou confortável.

O próximo compromisso da Seleção Brasileira será no dia 10 de agosto, contra a Alemanha, em Stuttgart. A convocação dos 23 jogadores para esse amistoso está marcada para o dia 25 de julho, no Rio de Janeiro. Confira, então, os principais tópicos da última entrevista coletiva do técnico do Brasil na Argentina.

Aprendizado para 2014
As competições são isoladas e o que na verdade fica de sentimento é que evoluímos internamente. Entramos de uma maneira e saímos melhor da Copa América. Digo isso porque é o comportamento obrigatório que precisávamos ter. Poderíamos não vencer, como não vencemos, mas temos de olhar para trás e ver evolução. O jogo contra o Paraguai foi disparadamente o nosso melhor. Criamos nove oportunidades claras de gol e mais três próximas disso. Se tivéssemos confirmado alguma delas, estaríamos aqui falando do grande desempenho. O treinador gosta de ganhar e o resultado é parte importante, mas não podemos desconsiderar, como muitos não desconsideraram, aquilo que fizemos no domingo.

Renovação da Seleção
Eu penso que nós fizemos uma transformação bastante grande nesse primeiro ano de trabalho. E há a necessidade de cuidado, porque quando se sai de uma competição como nós saímos a avaliação que se tem sobre os jogadores que chegaram não é a mesma se tivéssemos vencido. Vamos conviver com conceitos que até pouco tempo não acompanhavam alguns jogadores. Essa transformação é para proteger aqueles que têm potencial grande e vão chegar em 2014. Temos de tomar cuidado para não fazer nada apressadamente, porque sabemos por exemplos e experiências anteriores que o caminho é esse.

Desastre nos pênaltis
As cobranças de penalidade máxima foram algo a parte, que merece cuidados e interferências. Os jogadores escolhidos tiveram bom desempenho nos treinamentos e ao longo de suas carreiras tiveram referências em momentos importantes da carreira. Não entendo que tenha faltado controle emocional. Tivemos um agravante, porque o local estava péssimo. A grama levantava e tinha um buraco. Mas falhamos no momento das penalidades e não podemos esconder isso. Quando você erra quatro não tem muita justificativa.

Segurança no cargo
Vou ser criticado como todos os técnicos são quando não vencem. Sinto-me confiante naquilo que estou fazendo, porque acredito que estou fazendo certo. A direção da CBF tem muito claro o que precisamos fazer e vamos continuar até que pense diferente. Não precisa as pessoas ficarem preocupadas. O Brasil não vai chegar em 2014 cambaleando. Vai chegar firme. E se eu sentir que não tenho condições de fazer isso, eu vou dizer. Podem continuar criticando e elogiando. Mas me parece que a troca não resolve tanto. A Argentina tem trocado e não resolveu. Enquanto as coisas estiverem nessa direção, estou confortável.

A Copa América é uma referência no trabalho e etapa importante de avaliação, porque não teremos muitas competições oficiais."Mano MenezesCarência da camisa 9
Falar especificamente da camisa 9 é direcionar a alguns jogadores a missão de fazer gols ou direcionar a maioria das críticas. Não é dessa forma que conduzo o trabalho. O necessário é criar as oportunidades como criamos contra o Paraguai. Só paramos aos 30 minutos da prorrogação. É essa a transformação que devemos fazer e o gol será questão de tempo. Se continuarmos nesse ritmo, de forma cultural, vamos fazer muitos gols e não vamos sofrer como no domingo. Ficou um vácuo no ataque depois de algum tempo, mas agora temos de ter tranquilidade, encontrar jogadores e dar apoio para que lá na frente estejam preparados.

Mudanças na Seleção
A Copa América é uma referência no trabalho e etapa importante de avaliação, porque não teremos muitas competições oficiais. Ela segue os moldes da Copa do Mundo, guardadas as diferenças. As avaliações serão internas. As decisões serão tomadas, mas não vão levar em conta quem perdeu pênalti ou cometeu uma falha. Vai ser como um todo para não ser injusto.

Londres 2012
A Olimpíada de Londres é a próxima etapa marcante que temos, pois temos muitos jogadores da Seleção principal que podem estar nas Olimpíadas. O planejamento vai ser complexo porque não faz parte do calendário da Fifa. Tem de ter o consentimento do clube e estamos trabalhando isso. É continuar trabalhando na proporção que vínhamos fazendo e em determinados momentos aumentar os jogadores com idade olímpica nos amistosos, direcionando alguns adversários.

Tem algum brasileiro hoje capaz de pedir que Mano Menezes continue no comando da Seleção Brasileira como técnico talvez a CBF









Não se pode credibilizar um homem que acabou com o sonho milhões de brasileiros numa simples partida de Futebol. Ele foi com todo apoio da mídia brasileira, CBF Rede Globo, e faz uma lambança desta? Nem principiante faria o que o Mano fez ontem. Quando a partida passou do 40 minutos do segundo tempo, ele não deveria ter feito substituições pois tinha grandes batedores de pênaltis até o próprio coisa ruim, o tal de Neymar. Com certeza ele concluiria o gol tão esperado. que não saiu, e o brasil pentacampeão mundial perdeu feio. Já vi hoje várias matérias dizendo que MANO Fica acho que é muito cedo pra CBF avaliar tudo isso pois se trata da Seleção Brasileira, e da Copa 2014 que é aqui no Brasil. e o Mano não provou sua competência para desenvolvê-la. Foi muito vergonhoso o que aconteceu ontem ele não mostrou capacidade de desenvolver um trabalho, no comando da nossa Seleção pentacampeã do mundo, principalmente neste período de preparação que vem aí, e em busca do campeonato que vai ser no nosso país. Acho que ele deveria se posicionar, e pedir pra sair. É esta minha opinião..........

Boi Bumbá Brilhante homenageia Amazônia e surpreende no Auto do Boi























Boi Bumbá Brilhante homenageia Amazônia e surpreende no Auto do Boi
Destaque para o Auto do Boi, protagonizado por personagens típicos e versadores do Boi marrom





MANAUS – O Boi-Bumbá Brilhante emocionou o público do Sambódromo de Manaus neste sábado (16) ao voltar às raízes. Entre cores, itens, lendas e rituais, o destaque foi o Auto do Boi protagonizado por personagens típicos e versadores do Boi marrom. Com o tema “Amazônia, Força Brilhante que Emana Vida” o bumbá disputa o Primeiro Festival Folclórico de Manaus.


A primeira alegoria do Boi trouxe o fundador do Brilhante, Vilson Costa, mais conhecido como “Coca”. Do alto da alegoria, ele tocou seu atabaque relembrando como os antigos faziam na década de 80. “Fico feliz por ver esse grande espetáculo entrar para a história. Conseguíamos levar 60 brincantes para a Bola da Suframa, hoje são mais de mill que estão aqui fazendo parte do Brilhante”, afirmou emocionado.

Uma figura carismática e experiente na arte do boi bumbá, também integrou a primeira alegoria do boi. José Ribamar, o Zé Preto de 81 anos é o Amo mais antigo do Brilhante. Segundo ele, são 75 anos de folclore. “Ganhei um boizinho aos seis anos e de lá pra cá nunca mais deixei de brincar. Eu fui amo desde de 1993, mas parei por motivos de saúde”, contou ao Portal Amazônia.


Seu Zé Preto
Do mais antigo ao mais novo. Aos 4 anos, David integra a Ritmada do boi marrom, grupo percussivo que dá ritmo às toadas. Concentrado, ele batia forte em seu pequeno tambor, no ritmo da toada.



Cerca de 10 percussionistas puxaram um estilo diferenciado, para que os versadores dessem início ao Alto do Boi. O cantor Cleber Cruz foi o convidado para cantar a história do Boi Brilhante. Personagens como, Mãe Maria, Catirina, Cazumbá, Pai Francisco, entre outros, compuseram o grande teatro à céu aberto em que se transformou o Sambódromo.

Veja a Galeria Fotos da Segunda Noite do Festival

Diante dos olhos do público, atento a cada surpresa, na cúpula da Catedral de São Sebastião, a Sinhazinha da Fazenda mostrou seu encanto. Lorena Sá, disse estar feliz por defender o título mais uma vez, e mandou um recado para os contrários: Este ano serei campeã mais uma vez”, instigou a moça.

O apresentador oficial do Brilhante, Fabiano Neves situou o público e os 11 jurados com narrações. Após o Auto, a tribo indígena coreografada evoluiu interpretando pássaros.

Com a lenda das mulheres guerreiras sem marido, “As Icamiabas” tomaram conta da área de apresentações do Festival Folclórico. Na interpretação do mito de 1541, nas alegorias, a cênica girava em torno da sedução entre as guerreiras e os índios escolhidos a fim de ajudar na procriação.


Porta Estandarte do Boi Brilhante, Raísa Assis
A Porta Estandarte, Raísa Assis e a Rainha do Folclore, Shirley Nobre apareceram de forma simultânea para cumprir a lenda, e escolher seus parceiros. As belas evoluíram e mostraram a garra das Icamiabas. Ao som da toada “Cunhã poranga do Brilhante”, Isabelle de Padua também dançou para o público e os jurados, com indumentária que representava a índia Ceucy.



O ritual “Criação do Mundo – Carajá” trouxe o pajé Alessandro Velasquez. Na cênica executada nas alegorias, ele representou o espírito do criador segundo a tribo Carajá, Ohoti-bedu. Depois de criar a terra chamada de Berokã, o espírito teve de lutar e vencer o espírito das sombras, chamado Ubroró.

Após a encenação, as alegorias foram retiradas da área para o Boi marrom brincar de folclorear. Todos os itens, tribos, e ritmada encheram o Sambódromo de cor para brincar de Boi Bumbá. O Boi Bumbá Brilhante encerrou a noite de apresentações do Primeiro Festival de Manaus dentro do tempo.

A meses da inauguração, trânsito no acesso à ponte sobre rio Negro segue indefinido

Esta obra foi um presente do Presidente LULA, em prol dos 96% de votação recebida do povo Amazonense (obrigado )





MANAUS – A ponte sobre o Rio Negro deverá ser inaugurada ainda neste semestre, segundo o Governo do Estado. Apesar da proximidade com a abertura para o tráfego de veículos entre os municípios de Manaus e Iranduba, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) afirma ter recebido o projeto de acesso à estrutura com pouco tempo hábil para as mudanças ideais de fluxo na área. Entre as obras que deveriam estar implantadas mas ainda nem sequer saíram do papel está a construção de um viaduto.

Em datas como feriados, as balsas da Sociedade de Navegação Portos e Hidrovias (SNPH), que fazem o mesmo trajeto que a ponte cobrirá, transportam cerca de 4,5 mil carros de passeio e pelo menos 250 caminhões e ônibus. É esse fluxo que pode causar impactos no tráfego da região de acesso à ponte.

O Portal Amazônia conversou com o titular do Manaustrans, coronel Walter Cruz, sobre os planos existentes para ordenar essas mudanças. Segundo ele, o secretário da região metropolitana, Rene Levy, procurou a Prefeitura de Manaus no mês passado, juntamente com os técnicos do governo, mostrando preocupação com aquela região. “Havia um projeto inicial, mas não evoluiu. E nós ficamos de fora desse planejamento”, disse.

Após reuniões entre Estado e Município, os técnicos do Manaustrans fizeram um esboço de projeto para a ponte. Pelos menos três obras deverão ser realizadas na área, que deve ter o cronograma de ações divididos em três etapas, de curto, médio e longo prazo. O projeto que ainda está em fase de conclusão ainda precisa passar pela autorização tanto do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, como dos representantes do governo estadual. “É preciso que haja o acordo entre os dois governos”, afirmou Cruz.

Mudanças

No projeto de curto prazo proposto pelo Manaustrans, as avenidas Brasil e Estrada da Ponta Negra deverão passar por pequenas obras. Semáforos e ajustes em rotatórias estão previstas para minimizar o impacto dos condutores ao saírem da ponte. “As mudanças aconteceriam na rotatório do Yuapuá para que os veículos sejam ligados diretamente a Ponta Negra”, disse.

Em médio prazo, o projeto prevê a desapropriação das casas que ficam no entorno da ponte e o melhoramento das vias quem saem da Ponta Negra. Já a longo prazo, a obra é a construção de um viaduto na saída da ponte, que ligaria os condutores direto à Ponta Negra. “Queremos minimizar os danos com relação ao trânsito naquela região. Isso para não atrapalhar o tráfego no bairro Santo Agostinho. Precisamos colocar um retorno em frente ao quartel do exército, por exemplo” finalizou.

Com as obras, as pessoas que saírem da ponte poderão escolher três caminhos para trafegarem para as demais localidades da cidade: Avenida do Turismo, Ponta Negra e Brasil, esta última mais utilizada por ser considerada via mais rápida que liga diretamente ao Boulevard.

Até a próxima segunda-feira (18), o prefeito de Manaus deverá decidir se o projeto pode dar continuidade para ser apresentado aos representantes do governo.

Procurado pela reportagem, o secretário Renê Levy negou qualquer atraso para apresentação do projeto ao Manaustrans. Segundo ele, o Governo já analisa a construção de uma passagem de nível da Avenida Brasil, saída pela Compensa e Santo Agostinho, além de uma ligação da ponte direta com a Estrada da Ponta Negra.

Vergonha Nacional. Não se pode admitir que a seleção chegue a esse ponto. Somos o melhor futebol do mundo, e temos 5 títulos mundias



E o Brasil está fora da Copa América, para amenizar a dor da...Argentina. As duas principais favoritas à vitória final saíram de prova do mesmo modo: um guarda-redes incrível na baliza contrária e decisão desfavorável nos penalties. O Paraguai está nas meias-finais do torneio, porque teve Justo Villar e porque o Brasil falhou os quatro penalties que bateu na decisão! E só Thiago Silva conseguiu acertar na baliza...

No Estádio Único, em La Plata, o jogo teve um só sentido. Em direcção à baliza de Justo Villar. O Paraguai era um conjunto de sofrimento, sem ideias, enquanto o Brasil ia adaptando-se a um relvado cheio de areia, que lhe frenava o ritmo. No entanto, as ocasiões foram todas da «canarinha».

Neymar e Lúcio bem tentaram o golo, tiveram oportunidades gigantescas, mas Villar foi enorme, corajoso, e defendeu tudo, com o que podia, inclusive com partes bastante dolorosas para quem é homem, como foi a defesa a remate do capitão brasileiro.

No segundo tempo, o «escrete» empurrou o Paraguai para as cordas, mas nunca fez o K.O! Outra vez Neymar, agora Pato e Ganso, e sempre, mas sempre Villar, que tem intervenção espantosa a remate do avançado do Milan! E quando a bola passou o guarda-redes, lá estava Barreto, a dar uma ajuda, com a cabeça, a cortar em cima da linha um golo cantado de Fred.

No final dos 90 minutos, o Brasil merecia a vitória. Villar merecia o empate. E por isso o jogo foi para prolongamento, a canarinha baixou o ritmo e logo se percebeu que a decisão ia para penalties. E aí, o Brasil foi desastroso.

Quando o penalty de Elano atravessou o Rio de La Plata e foi parar ao Uruguai, adivinhava-se que o pior estava por vir. Mas Barreto falhou e devolveu a esperança aos brasileiros. Thiago Silva acertou na baliza, mas aí apareceu Villar a defender. Depois, as penalidades resumem-se assim: dois golos paraguaios, a meio da baliza; dois remates despropositados do Brasil, por André Santos e Fred, que nem na baliza acertaram. O Brasil fez 90 minutos de bom nível, um prolongamento mau, e uns penalties miseráveis.

Por isso, está fora da Copa América. Tal como no Mundial, brasileiros e argentinos saem de prova na mesma fase. Ninguém se ri, a não ser Uruguai e Paraguai.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Os ônibus novos já chegarm para calar a boca de muita gente e a aqui, e uma vista real.



Nova frota de ônibus atenderá a Zona Oeste de Manaus
Zonas Norte e Leste, que concentram a maior parcela dos usuários do transporte coletivo, ainda não estão sem previsão de receber novos veículos

Manaus, 15 de Julho de 2011

Novos veículos deverão passar por trâmites legais, para operarem no sistema de transporte coletivo de Manaus (Clóvis Miranda)

Os ônibus novos que chegaram a Manaus na última quarta-feira (13) não devem atender as Zonas Norte e Leste da capital do Amazonas, onde está concentrada a maior parcela dos usuários do sistema de transporte coletivo da cidade.

Os 13 coletivos novos pertencem a empresa City Transportes, que atende a Zona Oeste de Manaus.

Ainda não há previsão de quando os veículos que irão abastecer as outras zonas da cidade devem chegar a Manaus e começar a operar, de acordo com informações da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU).

Os novos ônibus chegaram na quarta-feira no porto da Sanave, localizado no bairro Santo Antônio, Zona Oeste, mas foram desembarcados na manhã desta quinta-feira (14).

A City Transporte, que já opera no sistema com 96 ônibus distribuídos em dez linhas, é uma das empresas vencedoras da licitação do serviço, realizada pela prefeitura.

De acordo com a SMTU, até a próxima semana outros 56 ônibus deverão chegar a Manaus, dos quais 17 deles também são da City Transportes.

A empresa também deve receber nos próximos dias, dois microônibus destinados ao transporte de pessoas com necessidades especiais.

Ainda não há previsão para que os veículos comecem a circular no sistema.

Regularização
Os ônibus que já estão em Manaus passarão ainda pelo procedimento de emplacamento no Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) e por vistoria e cadastro na SMTU.

O superintendente em exercício do órgão, Ivson Coelho, afirmou, na manhã desta quinta-feira (14), que após esse processo será aguardada a determinação para que os veículos entrem em operação.

Empresas
Além da City Transportes, também venceram a licitação as empresas São Pedro, Expresso Coroado, Global, Rondônia, Transtol, Nova Integração, Líder e Via Verde. A licitação prevê a entrada de 858 ônibus novos.

Destes, 144 são articulados, 78 micro-ônibus e 636 convencionais.

O prazo para entrega de todos os veículos foi estendido pela SMTU de junho para agosto.

Viagem
O gerente da empresa de navegação Sanave, Carlos Augusto Bonfim, afirmou que a vazante do rio Madeira atrasou a chegada das balsas que transportaram os novos ônibus.

O assistente técnico da Comil (montadora dos veículos), Luciano de Castro, explicou, nesta quinta-feira (14), que os ônibus saem rodando da fábrica em Erechim, (RS), até a cidade de Porto Velho (RO), percorrendo uma distância aproximada de 3.500 quilômetros.

Depois, os coletivos são embarcados em balsa até Manaus.

Devido aos problemas na navegação, os 56 ônibus que deveriam ter sido entregues até esta sexta-feira (15), só devem chegar a partir da próxima semana.

Reajuste
A SMTU informou que o reajuste da tarifa do transporte coletivo deve ser feita quando mais da metade dos ônibus novos estiveram operando no transporte coletivo da cidade, o que deve ocorrer até o final de agosto deste ano.

A tarifa calculada pela prefeitura é de R$ 2,75. O aumento da tarifa está previsto no contrato assinado entre a prefeitura e as empresas que venceram a licitação.

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aprovada pela Câmara Municipal de Manaus deverá analisar todas as questões envolvidas na nova licitação do transporte coletivo.

O valor apontado pela prefeitura para a tarifa também deve ser questionado na comissão.

Durante uma audiência pública realizada no ano passado, a SMTU apontou que o custo mensal do transporte coletivo é de R$ 47 milhões.

Sistema de bilhetagem
O lançamento do novo processo de licitação para a implantação do Sistema Integrado de Gestão Inteligente de Transporte (Sigit) está previsto para o dia 16 de agosto.

O novo sistema irá substituir o atual Sistema de Bilhetagem Eletrônica, administrado pelo Sinetram.

No último dia 13 de junho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/AM) suspendeu o primeiro processo de licitação que havia sido iniciado pela prefeitura.

O TCE/AM acatou a representação feita pela empresa Novakoasin Equipamentos e Sistemas Ltda., que elencou várias irregularidades no edital, denominando de “obscuridades”.

Segundo o despacho do presidente do órgão,, o conselheiro Júlio Pinheiro, a preocupação maior da suspensão é para que o processo cumpra a legislação, resguardando o interesse público por se tratar de licitação de “grande vulto”, com valor global superior a R$ 90 milhões.

A média diária de usuários do transporte coletivo de Manaus, de acordo com informações do Sinetram é de 800 mil.

Mais da metade são moradores das zonas Norte e Leste de Manaus.

Novas aquisições
A fábrica Comil, que fez a montagem de parte dos ônibus que devem operar em Manaus, informou que as empresas Auto Ônibus Líder e City fizeram a compra de 85 novos veículos para atender a população.

Segundo informações da empresa, os veículos devem atender as Zonas Oeste, Centro-Sul e parte da Norte.

Foram adquiridos 30 ônibus urbanos modelo Svelto e dois micros Piá, que servirão para renovar a frota da empresa.

A montadora também informou que a Auto Ônibus Líder adquiriu em junho 53 carros, todos com acesso para cadeirantes.

Lula prentede voltar a viajar pelo País e promete 'incomodar' Será que ele vai vir aqui pelo Amazonas? E vê de perto quem são os traidores





O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira, 15, que, passados quase sete meses do início do governo Dilma Rousseff, pretende voltar a viajar pelo País para defender as causas sociais. 'Serei o lobista número 1 das causas sociais e vou voltar a incomodar algumas pessoas outra vez', disse, em discurso no congresso da União Geral dos Trabalhadores (UGT), realizado na capital paulista.

Lula discursou por 20 minutos e fez uma defesa de seus oito anos à frente da Presidência da República. De acordo com o ex-presidente, nenhuma categoria durante seu governo ficou sem aumento real de salário. 'Não é possível que alguém não tenha tido aumento real no meu governo', afirmou. Na sequência de declarações polêmicas, Lula visita a capital após passar por Goiânia, na quinta-feira, 14, quando fez críticas à imprensa, que, segundo ele, desconhece a realidade do governo.

Transportes. O ex-presidente afirmou ainda que é favorável às investigações no Ministério dos Transportes. 'Na medida que tem uma denúncia, não importa de quando foi a denúncia. O que importa é que elas (as pessoas envolvidas) sejam investigadas porque, se a pessoa for inocente, terão de publicar que ela é inocente. Se forem culpadas, pagarão por isso'. disse.

Haddad. Lula reforçou sua defesa pela candidatura petista do ministro da Educação, Fernando Haddad, a prefeito de São Paulo nas eleições de 2012. 'Acho que o companheiro Haddad é adequado. Foi ministro da Educação e acho que ele está na disputa interna', disse.

Internamente, o ex-presidente tem feito campanha pela confirmação do ministro como o nome do PT para sucessão do prefeito Gilberto Kassab (DEM). Além de Haddad, os nomes da senadora Marta Suplicy, e do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, são cogitados pelo partido.

Embora tenha grande poder de influência dentro do PT, Lula afirma que quem não será dele a palavra final sobre a candidatura. 'Quem vai decidir são os delegados do PT', afirmou.