domingo, 20 de novembro de 2011

Missa pelo Dia da Consciência Negra é realizada em Manaus



Neste domingo (20), acontece às 19h, na Igreja de Nossa Senhora das Graças (na rua Libertador, nº 55, Beco do Macedo, zona Centro-Sul), uma missa em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorada hoje em todo o Brasil.



Segundo a diretora do Departamento Estadual de Direitos Humanos (DEDH), Michelle Custódio, a missa dá continuidade a outras iniciativas promovidas pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) em homenagem à data. “Nossa meta é construir um marco de igualdade e coexistência pacífica entre crenças, de modo a dar um exemplo ao país e ao mundo”, diz.



Foram convidadas entidades de defesa e valorização da cultura afrodescendente no Estado, bem como membros de religiões de matriz africana para uma celebração de tolerância e união.



A Secretaria de promoveu, durante todo o mês, várias atividades com o objetivo de oferecer mecanismos de defesa das populações étnicas, em busca da igualdade absoluta de direitos.



No dia 3 foi realizado o 1º Colóquio da Saúde da População Negra, na Escola de Administração Penitenciária do Amazonas (Esap), reunindo entidades das áreas de saúde, educação e defesa dos afrodescendentes, para avaliar a situação da população negra do Amazonas referente à saúde.



Outra atividade foi o 1º Encontro de Religiões de Matriz Africana, no dia 16, também na Esap. O evento ofereceu um painel da cultura africana no Estado, mostrando origem e inserção na sociedade. AYalorixá Mãe Emília, figura eminente da religiosidade africana no Amazonas, ministrou palestra sobre o assunto.



Nos dias 17 e 18, aconteceu o 1º Seminário de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, no auditório da Esap, junto a representantes de diversos grupos étnicos, para discutir a situação do preconceito no Amazonas, apontando causas e possíveis soluções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário