Parque Rio Negro, novo cartão postal de Manaus resgata a vocação da orla de São Raimundo
O Parque Rio Negro é o mais novo cartão postal de Manaus. Localizado na orla do bairro São Raimundo, zona Oeste, o complexo de lazer e cultura é um belo mirante para a Ponte Rio Negro e para a beleza desse rio que banha a capital do Amazonas.
Inaugurado no dia 30 de abril de 2015, o Parque é dotado de 36.590 m² de área urbanizada com pistas de caminhada, seis quiosques, quatro praças, uma academia ao ar livre com 16 equipamentos de ginástica para uso gratuito, playground com piso emborrachado, banheiros masculino e feminino, vagas de estacionamento, iluminação ornamental, pistas para caminhada e jardins.
Tem quatro mirantes, que se debruçam sobre as águas do rio Negro oferecendo uma pequena panorâmica da orla da cidade e uma bela vista da Ponte Rio Negro, que liga Manaus ao município de Iranduba.
O prédio que chama a atenção na paisagem é o da Fábrica Miranda Corrêa, fundado em 1912, uma imponente e bela construção que lembra um castelo da Renânia (região do oeste da Alemanha). Nessa torre foi instalado o primeiro elevador do Amazonas. A família Miranda Corrêa chegou a produzir a cerveja amazonense XPTO, mas depois vendeu a empresa, que desde 2010 pertence a cervejaria Heineken, uma das maiores cervejarias do mundo e que possui mais de dez marcas de cervejas. A Bavaria e a Kaiser são produzidas na Fábrica Miranda Corrêa.
O complexo de lazer e cultura integra o Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim III), financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para requalificação ambiental e urbanística da cidade. É um espaço público, de acesso gratuito, que oferece uma programação cultural diversificada nos fins de semana, com shows musicais e teatro.
O espaço funciona todos os dias, das 6h até às 22h.
Endereço: Rua Cinco de Setembro, bairro São Raimundo, ao lado da Ponte Senador Fábio Lucena, que liga o bairro de São Raimundo ao de Aparecida.
Como chegar ao Parque Rio Negro
Quem vem do bairro de Aparecida em direção a São Raimundo deve atravessar a ponte Senador Fábio Lucena e seguir em frente até a rua São Vicente onde deverá dobrar à esquerda, seguir pela rua Virgílio Ramos até chegar na rua Cinco de Setembro para acessar o Parque.
Condutores que trafegam nos bairros de São Raimundo e Glória podem chegar ao parque por meio das ruas São Vicente e Virgílio Ramos.
Para sair do Parque, o condutor sai na rua Cinco de Setembro, acessa a rua Boa Vista. Em seguida acessa a rua Virgílio Ramos, onde terá a opção de seguir, à direita, para o Centro, através da ponte Senador Fábio Lucena ou, à esquerda, para os bairros de São Raimundo ou Glória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário