sábado, 6 de agosto de 2011

Divulgada a primeira pesquisa eleitoral para a sucessão à Prefeitura de Manaus

Pelo que vejo, Rebeca Garcia é uma grande política. E assim como Dilma foi eleita, Rebeca também pode concluir seus sonhos

sucessão à Prefeitura de Manaus
Se as eleições fossem hoje, a deputada federal Rebecca Garcia seria a escolhida para ocupar o cargo de prefeita, segundo a Action

Rebecca Garcia (Ismael Neves/Freelancer)

A primeira pesquisa eleitoral à sucessão à Prefeitura de Manaus foi divulgada hoje (05/08) e coloca a deputada federal Rebecca Garcia (PP) como a candidata com maior percentual de intenções de voto, seguida do ex-prefeito Serafim Corrêa (PSB) em segundo lugar e o atual prefeito Amazonino Mendes (PTB) em terceiro. A pesquisa foi realizada pela Action Pesquisas de Mercado entre os dias 30 de julho e 2 de agosto com 600 pessoas na capital.


Segundo a pesquisa, feita a 14 meses das eleições municipais, Rebecca Garcia teria 20,8% dos votos em Manaus, Serafim Corrêa 16%, Amazonino Mendes 10,9%, o deputado federal Francisco Praciano (PT) 10,4% e o vereador Hissa Abrahão (PPS) 8,7%. Em sexto lugar aparece o deputado federal Carlos Souza (PP), ex-vice-prefeito da capital. Eleitores que votariam branco ou nulo somaram 11,9% e 11,4% não opinaram. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos, o que coloca Rebecca e Serafim praticamente empatados.


Em entrevista concedida ao programa de TV Ponto Crítico, da Rede Calderado de Comunicação, canal 4, na mnhã de hoje, o diretor da Action, Afrânio Soares informou que a pesquisa foi feita sem inserir o senador Eduardo Braga (PMDB), mas, caso ele fosse uma das opções, ganharia as eleições no segundo turno com 44% dos votos. A ausência de Braga possibilitou que houvesse uma melhor distribuição das intenções de voto, informou.


Soares também justificou a boa colocação de Rebecca Garcia na pesquisa a fatores como o movimento feminista existente atualmente no cenário político nacional – tendo em vista a ascensão de mulheres a cargos públicos, como é o exemplo da presidente Dilma Roussef (PT) e das ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) – e aos apoios políticos importantes.


Ao ser questionado sobre a probabilidade do diplomata e ex-senador Artur Virgílio Neto (PSDB) concorrer ao cargo, ele esclareceu que o ex-parlamentar teria chances de ganhar, já que teve uma expressiva votação nas eleições de 2010 para o senado (mais de 600 mil votos) embora não tenha angariado o cargo, e também já ocupou a função de prefeito de Manaus em sua trajetória política.

A pergunta deixada no ar por Soares é se Artur concorrerá a um cargo no executivo ou no legislativo, já que a vaga de Alfredo Nascimento (PR) no Senado Federal será disputada no próximo ano.


Existe ainda a possibilidade de PSDB e PSB coligarem, formando uma chapa única com Artur e Serafim, já que o prórpio ex-prefeito confirmou que as siglas já estão em conversa para o próximo pleito. Artur apoiou a candidatura de Serafim na tentativa de reeleição sem sucesso nas eleições de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário