segunda-feira, 6 de maio de 2013

Maranhense fã de Roberto Carlos, canta as músicas do 'rei' há mais de 20 anos



 
Cantor acrescentou em seu nome artístico o sobrenome %u201CBraga%u201D também em homenagem ao rei, que se chama Roberto Carlos Braga. (Honório Moreira/O Imp/D.A Press)
Cantor acrescentou em seu nome artístico o sobrenome %u201CBraga%u201D também em homenagem ao rei, que se chama Roberto Carlos Braga.
Uma mistura de simpatia, talento e paixão por um ídolo. É basicamente assim, que podemos descrever a vida de Haroldo Gonçalves Magalhães de 52 anos, mais conhecido como Haroldo Braga, fã do cantor Roberto Carlos.

Uma paixão encontrada a partir de alguns toques na sanfona, quando ainda garoto. Nascido em Joselândia, no Maranhão, localizada à 274 km da capital, começou a dar seus primeiros passos no meio artístico quando ainda tinha apenas dez anos. O seu nome artístico também não é de se estranhar, Haroldo, não satisfeito em fazer da sua vida um mar de romantismo, resolveu acrescentar em seu nome artístico o sobrenome “Braga” também em homenagem ao rei, que se chama Roberto Carlos Braga.

Em suas veias, o dom da arte em compor canções românticas, inspirado sempre nas belas canções de alguém que pudesse se espelhar. O amor pelo ídolo se deu por conta de uma canção ouvida em 1971, quando Haroldo ouviu pela primeira vez a música do cantor Roberto Carlos Amada amante. “Quando ouvi pela primeira vez a amada amante, imediatamente me tornei fã do rei, e assim como ele, me considero romântico, aprendi a ser romântico com as músicas dele” conta o fã.

Em 1990, seu talento começou a ser reconhecido, dando inicio a uma longa jornada profissional como cantor e compositor. Trajado devidamente com roupas de cor azul e sapatos brancos, atualmente Haroldo Braga faz shows em lojas de São Luís, e diz que vive unicamente da arte de interpretar Roberto Carlos. “Vivo da música graças a Roberto, ganho dinheiro por conta dele. Já chorei ao ver ele chorar na TV quando sua mãe morreu. Ele é o meu espelho”, disse emocionado o cantor. 

Em 1995, Haroldo Braga gravou seu primeiro LP. Hoje, possui um repertório bastante vasto de interpretações de Roberto Carlos, com mais de 170 canções. “Uma vez cheguei a cantar por sete horas seguidas as músicas de Roberto, lembro praticamente todas”, relata. Além do Tributo a Roberto Carlos, Haroldo canta sucessos de outros cantores como José Augusto, canções de MPB e da Jovem Guarda. Autodidata, o artista se considera um apaixonado pelo trabalho do ‘rei’. 

Haroldo chegou a gravar um disco com o seu nome que trazia sucessos de vários compositores românticos. O artista se diz orgulhoso também por ter conquistado o apelido de Roberto Carlos. “Muita gente me chama assim. Acho que é uma forma carinhosa de responder ao meu trabalho. Para mim é um reconhecimento”, afirma. No repertório de hoje, não irão faltar músicas para embalar os apaixonados pelas músicas dos maiores cantores do país.

O encontro com o Rei

Não diferente das muitas lutas em que todo fã tem que enfrentar para ter um minuto ao lado do seu ídolo, Haroldo Braga também teve que passar por dificuldades, foram varias viagens, tentativas frustradas e sentimentos de tristeza. “Já tinha tentado conhecer ele três vezes em Brasília, em Teresina, e outras três aqui em São Luís, e nunca davam certo. Fique muito pra baixo, porque tinha esse sonho de conhecer ele desde criança. Pensei em desistir, era muito difícil. Não é qualquer pessoa que tem contato fácil com ele”, contou Haroldo Braga. 

A grande oportunidade de conhecer seu ídolo aconteceu em 2007 em um show realizado, no estádio do Castelinho, em São Luís. Com o apoio da mídia, o fã teve uma dos melhores encontros da sua vida, adentrar o camarim do “rei” pela primeira vez. “Passei quinze minutos lá, fiquei sem palavras ao encontrar ele. Perguntei se ele tinha noção de quanto tempo eu esperei por aquele momento, e muito educado me respondeu: “bicho, deve ter muitos anos!””, relembrou ele. 

Haroldo é solteiro e pai de dois filhos, e diz que sua família o apóia, mas que não quiseram o acompanhar na carreira. “Minha família me bota pra cima e as vezes até me chamam de Roberto Carlos, mas eu sei que ele é pra nós como os Beatles foram para a Inglaterra e Elvis para os Estados Unidos. É impossível ter outro Roberto Carlos aqui no Brasil”, pontuou Haroldo Braga. 

Questionado sobre o quanto vale a paixão por um ídolo, o fã conta que Roberto faz parte de todos os momentos de sua vida “Pra mim é café, almoço, janta é Roberto Carlos. Eu até sonho com ele. Ter um ídolo pra mim é querer que não sofra nada, não quero que nada de ruim aconteça com ele. Meu maior sonho foi falar com ele, e eu realizei. Se não acontecer mais nada na música para mim, eu já estou satisfeito”, acrescentou Haroldo Braga.

O amor pelo “rei” não se resume apenas em canções e emoções, Haroldo também é um grande colecionador de álbuns gravados por Roberto Carlos. São 60 CDS, 50 discos e inúmeras revistas e recortes, tudo guardado com muito carinho. “Tenho uma grande coleção de Roberto, tudo o que sai na mídia se referindo a ele eu tenho”, resumiu ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário