segunda-feira, 23 de maio de 2011

Braga diz que faltou apoio do Governo Federal para combater a violência



De acordo com o Mapa da Violência, Manaus é a 15ª cidade mais violenta do país, à frente de Rio de Janeiro e São Paulo. Braga fez a declaração durante audiência na CMM.

[ i ] O ex-governador do Amazonas Eduardo Braga esteve presente na CMM para discutir a reforma política na manhã desta segunda, 23. Foto: Nathalie Brasil Manaus - Um dos principais aliados do ex-presidente Lula e da atual presidente Dilma Rousseff (PT) no Amazonas, o senador e ex-governador Eduardo Braga (PMDB), disse, nesta segunda-feira (23), que faltou apoio do Governo Federal para combater a violência pública no Estado, principalmente em Manaus. A capital do Amazonas consta no Mapa da Violência de 2011 como a 15a. cidade mais violenta do país, à frente de capitais como São Paulo e Rio de Janeiro.

Questionado sobre o assunto após o debate sobre a reforma política, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), Braga se limitou a dizer que os problemas de segurança pública "é nacional", e não se limita apenas a Manaus. Ele também disse desconhecer o teor do Mapa da Violência 2011, elaborado pelo Instituto Sangari em parceria com o Ministério da Justiça. Entre 2003 e 2010, Braga foi o governador do Amazonas.

Segundo a mesma pesquisa, a taxa de homicídios em Manaus só cresce desde 2005, período que compreende o primeiro mandato do então governador Eduardo Braga/Omar Aziz (então vice-governador). Na época, os homicídios entre os jovens de 18 a 24 anos passaram a 59,4 a cada 100 mil habitantes, registrados em 49/100 mil, no ano anterior.

Taxa de homicídios só cresce

No segundo ano da gestão houve queda para 47,7/100 mil e, a partir do terceiro ano (2005), os números só cresceram, atingindo 62,8/100 mil em 2006, 67,8/100 mil em 2007 e 78,2/100 mil em 2008. Considerando a taxa de 2002 e a média dos seis primeiros anos do governo Braga/Omar houve um aumento de 25,7% nos homicídios entre os jovens.

Na Região Norte, Manaus perde apenas para Belém (PA), que tem taxa de 105,9 para 100 mil habitantes e figura em 8º lugar entre as capitais, Macapá (AP), com 85,2 para 100 mil habitantes e Porto Velho (RO), com 83/100 mil habitantes. O número de Manaus supera a taxa das capitais Rio de Janeiro e São Paulo, que ficaram, respectivamente, na 20a. e 27a. posição.

Nada a declarar

A questão da segurança pública foi uma das principais bandeiras de campanha do atual governador do Amazonas, Omar Aziz (PMN), que foi vice-governador na gestão de Eduardo Braga, prometendo implementar a chamada "Ronda nos Bairros". O projeto, porém, ainda está em vias de implementação.

Procurado para falar sobre o assunto do Mapa da Violência, bem como dos assuntos relacionados ao programa "Ronda nos Bairros", o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Zulmar Pimentel, alegou falta de tempo e pediu que a reportagem procurasse a assessoria de comunicação.

Um comentário:

  1. Eu,discordo totalmente com o que foi dito pelo ex-governador. É que talvez ele não lembre mais,pois todo pedido feito por Eduardo Braga que na época era governador, foi atendido. Acho que na historia do amazonas, nunca teve um PRESIDENTE pra dá atenção pro amazonas como lula deu. O que faltou,foi o governo BOTAR POLICIAIS NAS RUAS para segurança de nossa cidade.

    ResponderExcluir