quinta-feira, 26 de maio de 2011

Debaixo de chuva, manauenses visitam obras da Arena Amazônia










Pela primeira vez população da capital amazonense pôde ver de perto construção do estádio

No dia 26 de fevereiro pela primeira vez a população de Manaus pôde ver de perto o andamento das obras da Arena Amazônia, estádio em construção na capital amazonense para a Copa do Mundo de 2014. A ideia começou a ser planejada há três meses e foi divulgada em primeira mão pelo Portal 2014.

A visita foi dividida em três etapas, com grupos de 15 pessoas. No total, 300 pessoas retiraram convites com antecedência na sede da secretaria de Esporte, Juventude e Lazer do Amazonas, (Sejel) e puderam observar o canteiro do novo estádio de Manaus.

A visitação teve início na Arena Esportiva Amadeu Teixeira, ao lado da obra, com a apresentação do vídeo de divulgação de Manaus utilizado durante o processo de escolha das cidades-sede pela Fifa.

Em seguida, os visitantes seguiram para um espaço utilizado para reuniões da construtora Andrade Gutierrez, responsável pela construção, onde receberam orientações e equipamentos de segurança, como colete e capacete, para então iniciar a visita ao canteiro de obras, que durou cerca de 10 minutos.

Fiscalização
O cientista social Rodrigo Fadul, que se dedica a estudar os impactos que a cidade terá com a realização da Copa como projeto de mestrado, o momento é importante não apenas para confirmar o que vem sendo divulgado pela imprensa, mas também para que a população de Manaus possa acompanhar onde vem sendo investido o dinheiro público.

“A visita é muito importante para que possamos ver de perto o que vem sendo feito pelo governo. Queremos que tudo dê certo sim, mas que também todo seja transparente”, disse Fadul.

A professora de educação física Lene Ferreira passa todos os dias em frente à obra, mas nunca havia entrado. “Como trabalho na região, as pessoas sempre me perguntam, mas eu nunca havia entrado aqui. Sempre tive curiosidade de ver, até porque vim muito ao Vivaldo Lima. Trouxe minha irmã que esta grávida e tiramos muitas fotos”, disse a professora.

Entre os visitantes estava também o secretário de esportes do Rio Grande do Norte, Joacir Bastos, que ficou impressionado com o que viu na capital amazonense.

“Acompanho o trabalho das demais cidades-sede por fotos e vídeos, através da imprensa, mas pessoalmente podemos ver como Manaus está bem adiantada nas obras. Tenho certeza de que o novo estádio estará pronto para as Copa das Confederações se continuarem neste ritmo.”

Lazer
Para o secretário de Esportes do estado, Julio Cesar Soares, idealizador do projeto, o objetivo foi alcançado, mas o formato ainda precisa de ajustes.

“O povo veio mesmo com a chuva, isso é um sinal de que existe o interesse. Então agora é só ajustar, vamos tentar fazer nos dois horários, pois pela manhã de sábado as pessoas trabalham e, para o futuro, talvez ano que vem, fazer de sábado e domingo.”

Ao final da visita todos os visitantes receberam um adesivo de lembrança com a frase “Eu visitei a Arena da Amazônia”. As visitas serão realizadas sempre no último sábado de cada mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário