quinta-feira, 5 de maio de 2011

CHUVA DE METOÓROS FICARÁ VISÍVEL A MORADORES DE MANAUS, ENTRE 2H, E 5H DESTA SEXTA (06). TAMBEM CONHECIDOS COMO" ESTRELAS CADENTES"




Imagem de chuva de meteoros registrada em 2007 pela Nasa (Divulgação/Nasa)

O morador de Manaus que quiser apreciar a chuva de meteoros desta semana, também conhecidos como estrelas cadentes, o melhor momento é ficar acordado entre 2h e 5h da madrugada.

Os meteoros que passarão pela Terra são, na realidade, resquícios do cometa Halley, que se aproximou pela última vez do planeta em 1986.

A “dica” é do astrônomo do Museu da Amazônia (Musa), Germano Afonso. "O melhor dia para observação é a madrugada de hoje (05) para sexta (06). Mas sábado quem olhar para o céu também poderá ver os meteoros", diz o astrônomo do Musa, Germano Afonso.

Segundo o astrônomo, neste horário Saturno estará se pondo no horizonte no lado leste, parecendo uma estrela bem brilhante.

Enquanto no lado oposto, oeste, estará aparecendo a constelação de Aquário e não haverá nenhuma estrela brilhante para ser usada como referencial.

Em Manaus, a previsão é que no momento em que as estrelas cadentes estiverem no céu, não haverá Lua, que está na fase Nova, indo para a Crescente.

Isto deve ser a garantia de uma noite mais escura e de maior facilidade para observar a chuva de meteoros.

Recomenda-se, contudo, se buscar um local longe das luzes artificiais – e torcer para o tempo não estar nublado . OS METEOROS OBSERVÁVEIS NAS PRÓXIMAS NOITES, são pedaços do cometa Halley, cuja ultima passagem pela terra, em 1986, ficou famosa. Halley completa uma volta ao redor do sol, a cada 76 anos e só deve voltar a ser visível em 2061. mais o rastro que deixa ao cruzar o espaço, pode ser visto da terra, sob forma de chuva de meteoros dos próximos dias. O fenômeno acontece duas vezes ao ano: em maio, quando pode ser visto perto da constelação de Aquário, e recebe o nome de Eta aquarídea, e em outubro, quando passa perto da constelação de Orion, e é batizado como Orionídea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário