Brasília -  Enquanto marca presença em sessão da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as relações de seu grupo com autoridades, políticos e empresários, mas permanece em silêncio, o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, se tornou o assunto mais comentado do Twitter brasileiro nesta terça-feira. Pouco depois de começar a ser sabatinado pelos parlamentares, o bicheiro já era destaque na rede de microblogs. A hashtag #PergunteaoCachoeira chegou a assumir o primeiro lugar nos Trending Topics (TTs) nacionais, a lista dos temas mais debatidos pelos usuários do Twitter.
Ao lado de seu advogado, o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, Carlinhos Cachoeira ficou em | Foto: Divulgação
Ao lado de seu advogado,  Carlinhos Cachoeira ficou em silêncio | Foto: Divulgação
Carlinhos Cachoeira, que chegou ao Congresso Nacional por volta das 13h15 para prestar depoimento, deixou claro desde o início de sua participação na sessão que não responderia a nenhum questionamentos dos deputados e senadores. “Estou aqui como manda a lei, mas não falarei nada. Constitucionalmente, fui advertido pelos meus advogados para não falar nada e não falarei nada aqui. Somente depois da audiência com o juiz (...) aí pode me chamar que virei aqui para falar e responderei a qualquer pergunta”, afirmou o contraventor logo no início do depoimento.
Também chegaram a fazer parte da lista dos TT do Twitter no Brasil as hashtags #Carlos Cachoeira e #CPI. No ranking mundial dos trending topics, o nome do bicheiro também apareceu entre os dez assuntos mais comentados pelos usuários do microblog.
Ironizando o fato de o contraventor não responder a nenhuma pergunta dos parlamentares, os internautas enviaram questões hipotéticas a Cachoeira. Um deles quis saber do bicheiro quais seriam os números do próximo sorteio da Mega-Sena e outro perguntou se Cachoeira estava satisfeito com “a palhaçada que se tornou a CPI”.
Outros tópicos relacionados ao depoimento de Cachoeira à CPI também estiveram entre os trending topics do Twitter no Brasil. A intervenção da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que criticou duramente a postura do contraventor e cobrou o fim da sessão da comissão, alegando que o silêncio do depoente tornava a reunião inócua, recebeu elogios dos usuários. O nome da senadora também foi um dos mais comentados no Twitter nacional.
Carlinhos Cachoeira foi preso em 29 de fevereiro pela Operação Monte Carlo da PF e é acusado de comandar um esquema de exploração de maquinas de caça-níqueis. Apesar da tentativa da defesa de adiar seu depoimento pela segunda vez, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o comparecimento do contraventor aconteceria nesta terça. O primeiro adiamento aconteceu há uma semana, quando o ministro Celso de Mello acatou os argumentos da defesa de que Cachoeira não podia depor, porque não teve acesso aos inquéritos que o investigam.

As informações são do IG