domingo, 30 de março de 2014

EM FIM, FILIPE MASSA DIZ NÃO AS ORDENS DA DA EQUIPE - Massa ignora pedido da Williams, segura Bottas e diz: 'Fiz o correto'

No fim do GP da Malásia, brasileiro ouve a mensagem 'Valtteri está mais rápido que você. Não o segure', mas fecha a porta do companheiro e mantém a sétima posição

 

A quatro voltas do fim do GP da Malásia, Felipe Massa encontrava-se na sétima posição quando ouviu de seu engenheiro pelo rádio: "Valtteri está mais rápido que você. Não o segure (...) Ele tem pneus melhores, deixe ele ir”. Uma mensagem que inevitavelmente remeteu ao episódio “Fernando está mais rápido que você”, do GP da Alemanha de 2010, quando o brasileiro precisou ceder a vitória para Fernando Alonso, na época seu companheiro de Ferrari. Dessa vez, porém, o fim da história foi diferente. Massa ficou em silêncio no rádio e respondeu na pista: pisou fundo e se manteve à frente do finlandês. Bottas tentou atacar, mas Felipe fechou a porta e conteve as investidas. No fim, a Williams recuou, pedindo para os dois manterem as posições. A intenção da equipe era que Bottas, com pneus em melhores condições, tivesse chances de atacar a sexta posição de Jenson Button, da McLaren. Abordado na saída da pista pela TV Globo, Massa tentou minimizar o episódio: “Uma luta. Normal”. No entanto, na sequência, foi abordando recorrentemente sobre o assunto:
- Ouvi a mensagem. Lutei até o fim e fiz minha corrida. Valtteri não conseguiu me passar. Seria difícil ele conseguir passar o Jenson. Os pneus dele estavam um pouco melhores, mas não o suficiente para me passar e passar o Jenson. Creio que fiz o correto. Não acho que o clima vai estar ruim na garagem. Eu fiz o melhor que pude para mim e para a equipe e eles precisam fazer o mesmo. Lutei até o fim e meu objetivo era marcar o máximo de pontos para mim e para a equipe. Ainda estamos na segunda corrida.
Felipe Massa e Bottas prova GP Malásia F1 (Foto: Reuters)Felipe Massa ignorou ordens da equipe para deixar Valtteri Bottas passar (Foto: Reuters)
O clima na Williams neste domingo esteve tão quente quanto o da abafada cidade de Kuala Lumpur. Massa e Bottas já haviam se estranhado no início da corrida. O finlandês exagerou ao atacar o brasileiro, que reclamou pelo rádio: "Vocês viram o que ele fez? Ele me tocou!".

Perguntado se seria justo ignorar o pedido da equipe no fim da prova, Massa retrucou:
- É justo fazer o melhor que podemos? Temos dois campeonatos (equipes e pilotos). Respeito meu trabalho. Precisamos respeitar uns aos outros.
Bottas, que no início da prova também pediu para que o companheiro abrisse caminho, evitou se estender sobre o assunto, mas não escondeu a saia justa:
- Acho que eu tinha uma boa chance de alcançar o Jenson. Eu estava me aproximando muito rápido. Não quero comentar, mesmo. Devemos conversar na equipe sobre as mensagens que eles passaram ao Felipe. Nós precisamos aprender com o que aconteceu hoje para o futuro. Nós sempre estamos aprendendo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário