domingo, 2 de outubro de 2011

SE FOI DITADURA, MAIS FOI O POVO MARANHENSE QUE DEU ESTE SUPORTE PARA ESTA FAMÍLA GOVERNAR O MARANHÃO POR QUAZE MEIO SÉCULO



MUSEU VIVO DE SARNEY EM FESTA: JOÃO ALBERTO FAZ 79 ANOS
Sarney aliado da ditadura militar castrou várias gerações no Maranhão. Os anos de chumbo impediram o surgimento de lideranças autênticas no Estado, mas o pior mesmo foi o processo de alienação posterior a 1964, sob os auspícios e patrocínio deste Sarney que se apresenta agora como democrata.


A censura somada a escutas dos órgãos de informações impediram a conscientização das novas gerações(1960/1970), do que vinha ocorrendo no Brasil e pelo mundo. O Maranhão neste momento ficou tão distante que poder-se-ia compará-lo a intransponível aldeia "Macondo", do romance "Cem Anos de Solidão" de Gabriel Garcia Marques.


Nos colégios a obrigação da disciplina Educação Moral e Cívica auxiliava a formação "paramilitar". Brasil a Pátria Amada, Ame-a ou Deixe-a. Não se tinha acesso a nenhuma formação ou informação que propiciasse o entendimento real dos fatos.


"Nas ruas, nos campos ou nas grandes construções marchavam indecisos cordões". Futebol e samba formavam a Pátria de Chuteiras e Bundas. Nos iludiram com gritos de gol e pelo "doce balanço do seu balançar".


Foi neste ambiente que proliferaram no Maranhão as lideranças artificiais com José Sarney. Algumas de tão pueris não arriscam-se hoje a continuar a farsa e na exposição do ridículo. Não existe mais o ambiente ditatorial a impor comportamentos e a moldar consciências.


Lembranças dessa ideologia são as do candidato e Coronel Eurípedes Bezerra com o slogan "2223, o amigo de vocês". O grau de politização resumia-se a rimas pobres como a epigrafada. No entanto um dinossauro continua solto, lépido e faceiro.


João Alberto fez 79 anos na sexta(30) e comemorou em Brasília. A festa do museu vivo de Sarney foi distante e não revelou a idade do quase octogenário. Não é antagonismo de gerações, mas como falar em renovação com um discurso que reproduz alienação?




Olha essa dupla de "jacarés" prontos para serem empalhados. João Alberto dando comando é a mesma coisa que Sarney no mando. Esse é o "Maranhão Novo de Novo". Tem jeito não, para eles só a morte. Quem sabe ela não me procure primeiro pela falta da sorte.








às 09:59 Postado por BLOG DO CESAR BELLO

Nenhum comentário:

Postar um comentário