MANAUS- A estrada federal que liga o Amazonas ao Estado de Roraima e à fronteira com a Venezuela passa por obras de restauração. O trecho da BR-174, que vai de Manaus até a divisa com Roraima, com 255 km, deve ser concluído até o fim de 2011, informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes Dnit/AM-RR.
As obras estão sendo executadas pela Empresa Delta Construções S.A., vencedora dos processos licitatórios dos dois lotes do trecho do Amazonas, e supervisionadas pelo Dnit/AM-RR. Esta semana, o Superintendente do Dnit/AM-RR, Afonso Lins Jr., vistoriou as obras, junto com uma equipe de engenheiros do Dnit e da empresa Delta.
Obras
O primeiro lote, que vai de Manaus até Presidente Figueiredo, com 107 km, já começou a receber a segunda camada de asfalto, além de serviços de drenagem, construção de meio fio, sinalização horizontal e vertical, com placas, pintura de faixas e taxas refletivas (olho de gato) tanto na faixa amarela que divide os fluxos opostos, como nas faixas brancas que separam o acostamento. Este trecho deve ser concluído até o fim do mês de julho deste ano.
As obras tem média de 1,5 km de pavimentação por dia. O segundo trecho vai de Presidente Figueiredo até o rio Alalaú, divisa com o Estado de Roraima, e tem 148 Km. Nesta parte da pista já começaram a ser executados serviços de reciclagem – quando o asfalto é todo retirado desde a base, triturado e misturado com pedra brita e cimento em uma máquina recicladora-. A previsão de conclusão das obras deste trecho é até o fim de 2011.
Durante as obras também foram realizadas, como serviços emergenciais, as substituições de dois bueiros metálicos, que haviam apresentado problemas durante o período das chuvas este ano. No km 82 o bueiro foi substituído, reforçado e repavimentado, e no Km 153 ele foi dividido em dois bueiros duplos, com uma base reforçada de concreto para suportar a força das águas durante as chuvas.
Ao todo, as duas obras, empregam mais de 700 pessoas, direta e indiretamente, sendo a maioria, moradores das comunidades ao longo da rodovia. Dois canteiros de obras foram montados para dar suporte aos trabalhos, com usina de concreto e usina de asfalto, além de local para armazenar o material, e alojamentos para os trabalhadores. Os serviços de restauração e manutenção dos dois trechos da BR-174 no Amazonas vão custar R$ 207 milhões. Os contratos também incluem serviços de manutenção/conservação da rodovia até 2015
As obras estão sendo executadas pela Empresa Delta Construções S.A., vencedora dos processos licitatórios dos dois lotes do trecho do Amazonas, e supervisionadas pelo Dnit/AM-RR. Esta semana, o Superintendente do Dnit/AM-RR, Afonso Lins Jr., vistoriou as obras, junto com uma equipe de engenheiros do Dnit e da empresa Delta.
Obras
O primeiro lote, que vai de Manaus até Presidente Figueiredo, com 107 km, já começou a receber a segunda camada de asfalto, além de serviços de drenagem, construção de meio fio, sinalização horizontal e vertical, com placas, pintura de faixas e taxas refletivas (olho de gato) tanto na faixa amarela que divide os fluxos opostos, como nas faixas brancas que separam o acostamento. Este trecho deve ser concluído até o fim do mês de julho deste ano.
As obras tem média de 1,5 km de pavimentação por dia. O segundo trecho vai de Presidente Figueiredo até o rio Alalaú, divisa com o Estado de Roraima, e tem 148 Km. Nesta parte da pista já começaram a ser executados serviços de reciclagem – quando o asfalto é todo retirado desde a base, triturado e misturado com pedra brita e cimento em uma máquina recicladora-. A previsão de conclusão das obras deste trecho é até o fim de 2011.
Durante as obras também foram realizadas, como serviços emergenciais, as substituições de dois bueiros metálicos, que haviam apresentado problemas durante o período das chuvas este ano. No km 82 o bueiro foi substituído, reforçado e repavimentado, e no Km 153 ele foi dividido em dois bueiros duplos, com uma base reforçada de concreto para suportar a força das águas durante as chuvas.
Ao todo, as duas obras, empregam mais de 700 pessoas, direta e indiretamente, sendo a maioria, moradores das comunidades ao longo da rodovia. Dois canteiros de obras foram montados para dar suporte aos trabalhos, com usina de concreto e usina de asfalto, além de local para armazenar o material, e alojamentos para os trabalhadores. Os serviços de restauração e manutenção dos dois trechos da BR-174 no Amazonas vão custar R$ 207 milhões. Os contratos também incluem serviços de manutenção/conservação da rodovia até 2015
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