Manifestações religiosas ainda serão feitas na área central da cidade.
Agentes do Manaustrans acompanharão os fieis para facilitar as mudanças.
Os dois eventos religiosos irão acontecer porque receberam a autorização da prefeitura antes da publicação do decreto, publicado no dia 31 de maio, que restringe manifestações culturais e religiosas, caminhadas e passeatas na Zona Central alagada. O tráfego será orientado por agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Transito (Manaustrans).
Confira as alterações e o itinerário oficial deste ano:
Corpus Christi
A procissão terá concentração a partir das 16:30h desta quinta-feira (07), na Igreja da Matriz. Após sair da Catedral, percorrerá o seguinte itinerário: Rua Joaquim Sarmento, Rua José Clemente, Eduardo Ribeiro. No término, haverá a Missa Campal na Avenida Eduardo Ribeiro, no trecho entre a Avenida Sete de Setembro e Rua Saldanha Marinho. O Manaustrans disponibilizou 35 agentes de trânsito para acompanhar o evento.
Durante a procissão, a Rua Joaquim Sarmento ficará totalmente interditada, e a Av. Eduardo Ribeiro ficará interditada no trecho entre a Av. Sete de Setembro e 10 de Julho. O tabajara da Rua Lobo D’Almada com Rua José Clemente será retirado para possibilitar a saída de veículos da área central. A Rua José Clemente ficará interditada entre a Avenida Eduardo Ribeiro e a Rua Lobo D’Almada.
A Rua 24 de Maio ficará interditada entre a Lobo D’Almada e Eduardo Ribeiro, e a Rua Saldanha Marinho ficará interditada entre a Rua Barroso e a Rua Joaquim Sarmento. Durante o início da procissão, a Av. Sete de Setembro será interditada no cruzamento com a Rua da Instalação até que os fieis atravessem a via e se acomodem na Joaquim Sarmento.
A Igreja Católica celebra a festa de Corpus Christi 60 dias após a Páscoa, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.
Marcha para Jesus
A concentração do evento que reúne igrejas evangélicas será realizada a partir das 12h na Rua Japurá, trecho entre as Ruas Ferreira Pena e Avenida Joaquim Nabuco. A caminhada, com início previsto para as 15h, percorrerá a Rua Japurá, as Avenidas Joaquim Nabuco, Silva Ramos, Djalma Batista (bairro/centro), Pedro Teixeira até chegar ao Sambódromo. O Manaustrans disponibilizou 133 agentes de trânsito para acompanhar o itinerário da Marcha.
saiba mais
A concentração vai provocar as interdições na Rua Japurá, no trecho entre as Ruas Ferreira Pena e Joaquim Nabuco; Rua Tapajós, no trecho entre as Ruas Tarumã e Japurá; Rua Comendador Clementino com a Rua Japurá.Quando a Marcha chegar na Av. Joaquim Nabuco, o Manaustrans vai conduzir o tráfego coordenando a passagem de fieis e promovendo desvios para os veículos. No momento em que a multidão chegar na Djalma Batista, a Avenida será interditada no sentido Centro/Bairro, de acordo com a passagem da Marcha , a partir da Av. Boulevard Álvaro Maia até chegar ao Sambódromo, na Av. Pedro Teixeira.
O fluxo de veículos da Avenida Constantino Nery (sentido bairro/centro), será desviado a partir do viaduto de Flores, para a Avenida Mário Ypiranga, quando a Marcha atingir a área do conjunto Eldorado. A Avenida Belmiro Vianez terá fluxo invertido e a Alameda do Samba será usada como estacionamento de ônibus que transportarem fieis.
O Manaustrans orienta que, no sentido centro/bairro, condutores utilizem as avenidas Constantino Nery e Umberto Calderaro (antiga Paraíba) como desvios das ruas utilizadas na Marcha para Jesus.
A Marcha para Jesus é um evento internacional e é realizada conjuntamente por diversas denominações evangélicas. Teve inicio na Europa. No Brasil, o evento foi promovido pela primeira vez nos anos 1990.
Nenhum comentário:
Postar um comentário