Dados serão enviados via satélite para rápida da contagem dos votos. Transporte de urnas para áreas isoladas será feita por aeronaves.
O diretor geral estima que o resultado final das eleições no Amazonas seja divulgado antes das 22h30, horário alcançado nas eleições de 2010. “Acho que será bem mais rápido, pois estamos todos engajados no sentido de manter esse grau de êxito na apuração de eleições, para dar uma satisfação ao eleitor amazonense”, assegurou.
Levy Neto enfatizou que, mesmo com a diferença de fuso horário em relação à Brasília, o TRE-AM chegou ficar à frente de outros tribunais na computação dos votos nas últimas eleições. “Em 2010, o TRE-AM às 22h30 do horário local concluiu o resultado, ficando dentro de uma ótima perspectiva. Isso demonstra a capacidade de avanço tecnológico e disposição dos servidores, embora o número de funcionários seja pequeno”, avaliou.
“A partir da implantação da urna eletrônica em 1996, o TRE-AM passou por diversas mudanças em razão das peculiaridades do estado. Após realiza em 1998 testes na zona rural e na periferia de Manaus com três aparelhos Neras, o Tribunal passou por um significativo processo de modernização que a própria situação impunha ao longo do tempo”, explicou, ressaltando as dificuldades geográficas encontradas na região.
Depois da primeira tentativa de transmissão de informação, o marco na expansão tecnológica das eleições foi o envio de voto via satélite, processo já utilizado nos pleitos anteriores. Nas eleições majoritárias de 2012, o TRE-AM planeja utilizar aproximadamente 386 pontos de transmissão de votos via satélite em diferentes locais e seções rurais do interior do Estado, reduzindo o tempo de duração do trabalho de apuração do pleito.
saiba mais
O Tribunal Regional Eleitoral divulgou que fará o encaminhamento das urnas eletrônicas às cidades mais distantes da capital através de meios de transporte terrestre, fluvial e aéreo. “No pleito majoritário, o Tribunal terá como suporte aeronaves especiais como, por exemplo, helicópteros para atender os municípios de São Gabriel, Barcelos e Lábrea na questão da distribuição de urnas eletrônicas e recolhimento após transmissão dos dados no local de votação. Por´me a maior parte das cidades receberá as urnas através do transporte fluvial, pois a maioria dos municípios tem seus acessos por rios que banham o Amazonas”, explicou o diretor do TRE-AM.O transporte das urnas eletrônicas por meio terrestre se restringirá a Manaus e aos municípios da região Metropolitana pelas rodovias estaduais e federais.
Na tentativa de garantir o andamento das eleições e o processo de votação, 24 cidades do Amazonas solicitaram o envio de tropas federais para reforçar a segurança nas localidades no dia 7 de outubro.
Tiveram o pedido deferido pela Corte do TRE-AM os seguintes municípios: Manacapuru, Novo Airão, Maués, Manicoré, Coari, Carauari, Autazes, Ipixuna, Humaitá, Japurá, Novo Aripuanã, Barcelos, São Paulo de Olivença, Parintins, Tefé, Canutama, Lábrea, Boca do Acre, Tapauá, Benjamin Constant, Tabatinga, Itacoatiara e Santa Izabel do Rio Negro.
Manaus fez solicitação de envio de tropas federais e o pedido da capital está em tramitação, aguardando o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral do Amazonas.
Manaus, de acordo com último levantamento da Seção de Planejamento da Coordenação de Eleições do TRE-AM, possui 1.178.120 eleitores, o que representa 54,43% do eleitorado do Amazonas, composto por um total de 2.164.620 eleitores. A zona que concentra maior número de eleitores no estado é 68ª com 136.148 eleitores.
Juntos os municípios do interior concentram 986.500 do total de eleitores, correspondendo ao percentual de 45,57% do eleitorado estadual. No pleito deste ano, Manacapuru passou a ter o maior eleitorado do interior com 62.080 eleitores, seguido por Parintins, que atualmente possui 61.062 eleitores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário