sábado, 28 de julho de 2012

Brasil sofre pane, mas vence Turquia na estreia no vôlei feminino

Texto:

Getty Images
Bloqueio foi o melhor fundamento do Brasil na vitória na estreia em Londres

A seleção brasileira feminina de vôlei estreou com vitória sofrida na briga pelo bicampeonato olímpico. No último jogo do dia no ginásio Earls Court, a equipe passou pela Turquia por 3 sets a 2, com parciais de 25/18, 23/25, 25/19, 25/27 e 15/12.
O Brasil começou bem a caminhada pelo bi? Deixe seu comentário
O Brasil teve a chance de fechar a partida no quarto set, quando abriu oito pontos de vantagem já no final. Entretanto, o time viu a Turquia empatar e levar a parcial. No primeiro tie-break desta Olimpíada, a seleção de José Roberto Guimarães garantiu a vitória.
"Foi um final feliz e, independente de qualquer coisa, é importante estrear com pé direito para ganhar confiança", disse Paula Pequeno ao Sportv após a partida. Ela saiu no terceiro set para a entrada de Fernanda Garay e não voltou mais. "Altos e baixos aconteceram e isso não pode se repetir, mas nosso saque, bloqueio e defesa funcionaram bem", completou.
Sheilla Castro foi a maior pontuadora do Brasil, com 19 acertos. Do lado turco, destaque para Neslihan Darnel, com 18 pontos. A seleção ainda marcou 14 pontos no bloqueio e nove aces.
Acompanhe o blog Mundo do Vôlei
Com isso, as atuais campeãs olímpicas ficam em terceiro lugar no grupo B, atrás de China e Estados Unidos, que venceram seus jogos neste sábado por 3 sets a 1. Os quatro melhores avançam às semifinais.
Leia também: Estados Unidos perde set, mas se recupera e vence na estreia do vôlei
O Brasil volta para a quadra nesta segunda-feira, às 12h45 (horário de Brasília), na reedição da final olimpica de Pequim 2008, contra os Estados Unidos.
Paula Pequeno vibra após o Brasil vencer o primeiro set. Foto: AP A turca Neriman Ozsoy grita durante o jogo contra o Brasil. Foto: AP Thaisa e Jaqueline vibram com ponto do Brasil. Foto: AP Tandara tenta passar pelo bloqueio turco. Foto: AP Paula Pequeno lamenta erro do ataque brasileiro. Foto: AP Thompson abre os braços para celebrar ponto dos EUA. Foto: AP Sul-coreanas lamentam ponto dos Estados Unidos. Foto: AP Norte-americana tenta passar pelo bloqueio sul-coreano. Foto: AP Destinee Hooker passa pelo bloqueio de Kim Yeon-Koung. Foto: AP
Paula Pequeno vibra após o Brasil vencer o primeiro set. Foto: AP
1/9

O jogo
Brasil saiu na frente no primeiro set e chegou com 8 a 5 no placar na primeira parada técnica. A vantagem aumentou e a seleção marcou 16 a 10 na segunda parada. A Turquia tentou reagir e diminuiu para três pontos a diferença, mas na passagem de Fernandinha pelo saque, a seleção brasileira deslanchou mais uma vez, abrindo 25 a 16. As turcas ainda se seguraram, mas viram Jaqueline fechar no ataque no 25 a 18. A parcial representou a volta de Natália, que passou por uma cirurgia na canela esquerda em dezembro, à seleção.
Veja o calendário completo dos Jogos Olímpicos
O segundo set foi mais equilibrado o tempo todo. Depois de trocas na liderança, o Brasil só conseguiu respirar no 14 a 11. Mas logo o jogo voltou a ficar parelho, sem ninguém escapar mais no placar. A Turquia marcou o primeiro set point, no 24 a 23, com ataque. Depois, numa bola de Tandara que bateu no bloqueio e caiu no fundo da quadra brasileira, as europeias venceram o set e empataram a partida.
O Brasil abriu 4 a 1 no terceiro set, mas levou a virada depois de erros na recepção e bloqueios da Turquia em 9 a 6. O empate só veio em 10 a 10. Depois, com três bloqueios seguidos e erro turco, a seleção respirou com 15 a 11. A partir daí, a equipe seguiu dominando e fechou em 25 a 19 em um ace de Thaísa.
No quarto set, a seleção brasileira manteve o ritmo e fez 8 a 5 na primeira parada técnica. Bloqueando mais que a Turquia, o time de Zé Roberto seguiu na liderança e chegou a abrir oito pontos, com 18 a 10. Entretanto, a vantagem foi caindo em bobeadas brasileiras e a Turquia empatou em 22 a 22. Depois, com novas falhas no ataque, o Brasil ajudou as europeias a vencer a parcial por 27 a 25.
O jogo foi para o tie-break e a seleção brasileira saiu na frente, com 6 a 3. Apesar da pressão turca, a equipe amarela se segurou à frente do marcador. Com Sheilla explorando o bloqueio rival, o Brasil fez 14 a 11. No erro de saque europeu, o time nacional fechou o set e o jogo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário