quarta-feira, 4 de julho de 2012

Corinthians, enfim, conquista a Libertadores

Time do técnico Tite derrota o Boca Juniors por 2 a 0 e se sagra campeão pela primeira vez
05/07/12 às 00:14 atualizado às 00:26
O atacante Emerson do Corinthians recebe "presente" do zagueiro Schiavi do Boca Juniors e bate no canto esquerdo baixo de Sosa: gol do título (foto: Divulgação)
Se faltava a Libertadores, não falta mais. A noite do dia 4 de julho de 2012 já entrou para a história corintiana. Foi ontem que o time do técnico Tite venceu o Boca Juniors por 2 a 0, no Pacaembu pintado de preto e branco, e conquistou a América pela primeira vez. O herói foi o atacante Emerson, autor dos dois gols, ambos ao segundo tempo. Num, recebeu passe genial de Danilo e chutou forte. No outro, aproveitou passe errado de Schiavi e tocou no canto.

Ao conquistar o título sul-americano em sua décima tentativa, o Corinthians se iguala aos seus rivais São Paulo, Santos e Palmeiras e também a Cruzeiro, Flamengo, Vasco, Grêmio e Internacional como os brasileiros campeões da Libertadores. Mais importante, quebra a sina de não ter troféus continentais — e de forma invicta, algo que ninguém conseguia desde 1978.

Entre os dias 6 e 16 de dezembro, o Corinthians já tem compromisso. É o Mundial de Clubes, a ser jogado no Japão. Em busca do bicampeonato (venceu a edição de 2000, no Brasil), o time brasileiro já tem como adversários o mexicano Monterrey, o neozelandês Auckland City e o inglês Chelsea, campeão da Europa.

Jogo — O primeiro tempo equilibrado e bastante catimbado. Aos 30 minutos, o Boca Juniors perdeu o goleiro Orion, que esntiu dores no joelho após um choque com um colega de time. Com o reserva Sosa (goleiro titular do Peñarol no vice-campeonato de 2011), os argentinos recuaram a marcação que antes começava no campo de ataque e deixaram o Corinthians dominar o jogo. Mas o goleiro não comprometeu.

O segundo tempo começou cheio de bolas paradas levantadas na área. O cronômetro marcava oito minutos quando Alex levantou na área, Jorge Henrique desviou e a bola caiu no meio da área. Ali, Danilo, de calcanhar, passou para Emerson. A zaga, que ia em direção ao meia, deixou o atacante livre, na cara de Sosa, para matar no peito e fuzilar a bola para o fundo das redes.

Aos 24 minutos, o zagueiro Schiavi, já com 39 anos e dois títulos de Libertadores no currículo, deu passe bobo nos pés de Emerson. O atacante partiu em velocidade, entrou na área sozinho e bateu no canto esquerdo baixo de Sosa. Era o gol do título.
CORINTHIANS 2 x 0 BOCA JUNIORS

CORINTHIANS - Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex (Douglas) e Danilo; Jorge Henrique (Wallace) e Emerson (Liedson). Técnico - Tite.

BOCA JUNIORS - Órion (Sebastián Sosa); Franco Sosa, Schiavi, Caruzzo e Clemente Rodríguez; Ledesma (Cvitanich), Somoza, Erviti e Riquelme; Mouche (Viatri) e Santiago Silva. Técnico - Julio César Falcioni.

GOLS - Emerson, aos 8 e aos 27 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Wilmar Rondán (COL).

CARTÕES AMARELOS - Mouche, Caruzzo, Santiago Silva, Schiavi, Leandro Castán, Jorge Henrique e Chicão.

RENDA e PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário