domingo, 24 de junho de 2012

AQUÍ NO AMAZONAS o PT quer ‘unir’ Amazonino, Braga e Omar em chapa

Disposto a delimitar território na política regional, o Partido dos Trabalhadores no Amazonas (PT-AM), com apoio de dirigentes nacionais, costura nos bastidores uma aliança para estas eleições municipais, com vistas ao fortalecimento da base de sustentação da presidente Dilma Rousseff (PT).

A estratégia é unir num bloco PT, PSD, PDT e PMDB, mesmo que isso implique ‘reunir’ num mesmo palanque os adversários Eduardo Braga, líder peemedebista no Estado e do governo federal no Senado e o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, cacique regional do PDT.

De acordo com o cenário que se desenhou na noite da última segunda-feira (11), após reuniões dos secretários nacionais de articulação do PT, Jorge Coelho, e de organização, Paulo Frateschi, que estiveram na cidade, com o governador do Estado, Omar Aziz (PSD), Amazonino e o senador Eduardo Braga, o PT disputará as próximas eleições com um pré-candidato a vice-prefeito em uma chapa seja do PDT ou do PMDB.

As alianças estão sendo costuradas em reuniões desde a noite de ontem. De acordo com o assessor da presidência do diretório municipal do PT, George Cúrcio, a indefinição está entre os nomes de Amazonino Mendes e Eduardo Braga. “O Amazonino disse para os líderes do PT que há 90% de chance de ele não participar das eleições. Mas, os 10% o fariam disputar por amor a Manaus”, relatou.

Caso o prefeito resolva disputar a reeleição, a chapa seria composta pelo ex-secretário municipal de Trabalho, Vital Melo (PT), com o apoio de Braga e Aziz, por determinação da presidente Dilma.

“As três forças políticas: PSD, PMDB e PDT, do Estado, estão debatendo para construirmos juntos, uma candidatura forte que vá fortalecer a base da Dilma no Amazonas, especialmente, em Manaus”, revelou Vital.

Ele reafirmou que a indefinição é entre os nomes do prefeito Amazonino Mendes, do senador Eduardo Braga e de um terceiro pré-candidato que pode ser indicado pelo governador Omar Aziz. “Ainda não chegamos a uma definição, mas faremos uma chapa de peso para Manaus”, ponderou o ex-secretário.

Se Amazonino estiver fora da disputa, o senador é o mais cotado para entrar na corrida eleitoral, compondo com um vice-prefeito petista e o apoio de Omar. “Eles me apoiaram em 2010. Nada mais justo do que retribuir e apoiá-los também”, declarou Aziz, há dois meses, durante a pré-convenção realizada pelo PMDB, em abril.

Segundo a assessoria de comunicação do senador Eduardo Braga, não há definição em relação à sua pré-candidatura para a Prefeitura de Manaus. O anúncio deve ser feito na convenção do partido, prevista para o dia 30. Como Braga vem descartando qualquer apoio à reeleição do prefeito Amazonino Mendes, interlocutores dão como certa sua pré-candidatura para o Executivo municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário