quinta-feira, 7 de junho de 2012

Cheia altera itinerários de Corpus Christi e Marcha para Jesus, no AM

Manifestações religiosas ainda serão feitas na área central da cidade.
Agentes do Manaustrans acompanharão os fieis para facilitar as mudanças.

Do G1 AM
Rio Negro invadiu ruas do Centro de Manaus. Na semana passada, terminal rodoviário precisou ser interditado (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1)Vários locais do Centro de Manaus estão tomados pela água. Imagem mostra situação na área do prédio da Alfândega (Foto: Carlos Eduardo Matos/G1)
As mudanças de trânsito nas vias da Zona Central causadas pela cheia histórica provocaram alterações no trajeto da procissão de Corpus Christi e da Marcha para Jesus, realizadas respectivamente nessa quinta-feira (07) e no sábado (09).
Os dois eventos religiosos irão acontecer porque receberam a autorização da prefeitura antes da publicação do decreto, publicado no dia 31 de maio, que restringe manifestações culturais e religiosas, caminhadas e passeatas na Zona Central alagada. O tráfego será orientado por agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Transito (Manaustrans).
Confira as alterações e o itinerário oficial deste ano:
Corpus Christi
A procissão terá concentração a partir das 16:30h desta quinta-feira (07), na Igreja da Matriz. Após sair da Catedral, percorrerá o seguinte itinerário: Rua Joaquim Sarmento, Rua José Clemente, Eduardo Ribeiro. No término, haverá a Missa Campal na Avenida Eduardo Ribeiro, no trecho entre a Avenida Sete de Setembro e Rua Saldanha Marinho. O Manaustrans disponibilizou 35 agentes de trânsito para acompanhar o evento.
Durante a procissão, a Rua Joaquim Sarmento ficará totalmente interditada, e a Av. Eduardo Ribeiro ficará interditada no trecho entre a Av. Sete de Setembro e 10 de Julho. O tabajara da Rua Lobo D’Almada com Rua José Clemente será retirado para possibilitar a saída de veículos da área central. A Rua José Clemente ficará interditada entre a Avenida Eduardo Ribeiro e a Rua Lobo D’Almada.
A Rua 24 de Maio ficará interditada entre a Lobo D’Almada e Eduardo Ribeiro, e a Rua Saldanha Marinho ficará interditada entre a Rua Barroso e a Rua Joaquim Sarmento. Durante o início da procissão, a Av. Sete de Setembro será interditada no cruzamento com a Rua da Instalação até que os fieis atravessem a via e se acomodem na Joaquim Sarmento.
A Igreja Católica celebra a festa de Corpus Christi 60 dias após a Páscoa, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.
Marcha para Jesus
A concentração do evento que reúne igrejas evangélicas será realizada a partir das 12h na Rua Japurá, trecho entre as Ruas Ferreira Pena e Avenida Joaquim Nabuco. A caminhada, com início previsto para as 15h, percorrerá a Rua Japurá, as Avenidas Joaquim Nabuco, Silva Ramos, Djalma Batista (bairro/centro), Pedro Teixeira até chegar ao Sambódromo. O Manaustrans disponibilizou 133 agentes de trânsito para acompanhar o itinerário da Marcha.
A concentração vai provocar as interdições na Rua Japurá, no trecho entre as Ruas Ferreira Pena e Joaquim Nabuco; Rua Tapajós, no trecho entre as Ruas Tarumã e Japurá; Rua Comendador Clementino com a Rua Japurá.
Quando a Marcha chegar na Av. Joaquim Nabuco, o Manaustrans vai conduzir o tráfego coordenando a passagem de fieis e promovendo desvios para os veículos. No momento em que a multidão chegar na Djalma Batista, a Avenida será interditada no sentido Centro/Bairro, de acordo com a passagem da Marcha , a partir da Av. Boulevard Álvaro Maia até chegar ao Sambódromo, na Av. Pedro Teixeira.
O fluxo de veículos da Avenida Constantino Nery (sentido bairro/centro), será desviado a partir do viaduto de Flores, para a Avenida Mário Ypiranga, quando a Marcha atingir a área do conjunto Eldorado. A Avenida Belmiro Vianez terá fluxo invertido e a Alameda do Samba será usada como estacionamento de ônibus que transportarem fieis.
O Manaustrans orienta que, no sentido centro/bairro, condutores utilizem as avenidas Constantino Nery e Umberto Calderaro (antiga Paraíba) como desvios das ruas utilizadas na Marcha para Jesus.
A Marcha para Jesus é um evento internacional e é realizada conjuntamente por diversas denominações evangélicas. Teve inicio na Europa. No Brasil, o evento foi promovido pela primeira vez nos anos 1990.
Marcha para Jesus reuniu milhares de fiéis no Centro do Rio (Foto: Alexandre Durão/ G1)Marcha para Jesus realizada em maio, no Rio de Janeiro. Evento acontece em vários lugares do Brasil e do mundo (Foto: Alexandre Durão/ G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário