domingo, 24 de junho de 2012

Omar e Braga definem quatro pré-candidatos à prefeitura

Marcos Rotta (PMDB), Chico Preto (PSD), a deputada federal Rebecca Garcia (PP) e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) estão na lista.
[ i ] Oito partidos estão na aliança de Eduardo Braga (PMDB) e Omar Aziz (PSD) Foto: Alex Pazuello / Agecom Oito partidos estão na aliança de Eduardo Braga (PMDB) e Omar Aziz (PSD)
Manaus - O governador do Estado, Omar Aziz (PSD), e o senador Eduardo Braga (PMDB) formaram um arco de aliança composto por oito partidos (PMDB, PSD, PT, DEM, PP, PCdoB, PSC e PTB) que devem se unir nas eleições deste ano para disputar a Prefeitura de Manaus e a administração das cidades no interior do Estado. Braga e Omar disseram que o grupo tem como pré-candidatos a prefeito da capital os deputados estaduais Marcos Rotta (PMDB) e Chico Preto (PSD), a deputada federal Rebecca Garcia (PP) e a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB).

A constituição do arco de aliança ocorreu nesta sexta-feira, no encontro do PMDB, no Conjunto Morada do Sol, onde presidentes estaduais dos sete partidos tiveram assento à mesa. Todos aderiram à proposta de Eduardo Braga, líder do governo no Senado, que é atender a orientação da presidente Dilma Rousseff (PT) para que os partidos da base aliada no Congresso se unam nas eleições municipais de 2012. Questionado se a composição já definiria a coligação à Prefeitura de Manaus, Braga respondeu: “Definimos uma recomendação prioritária do grupo para as eleições municipais. Apenas isso”.

No encontro, Braga perguntou aos membros do PMDB e representantes de outros partidos  se eles concordavam em aderir ao grupo na disputa eleitoral deste ano e todos levantaram a mão, entre eles: o presidente estadual do PT, João Pedro, que enfrenta uma disputa interna no partido com uma ala que quer candidatura própria, e o presidente estadual do DEM, Pauderney Avelino, que até no mês passado prometeu brigar por sua candidatura a prefeito de Manaus.

O governador Omar Aziz disse que os partidos que estiveram ontem no encontro do PMDB deverão compor a coligação à Prefeitura de Manaus. “Será muito difícil que não fiquemos juntos. É uma aliança que vem dando certo”. Omar citou quatro nomes que o grupo estuda para a disputa. “Temos nomes bons como o do Rotta, Chico Preto, Rebecca e a senadora Vanessa”.

Perguntado se ele já havia descartado um apoio a uma eventual candidatura à reeleição do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PDT), que também pertence à base aliada da presidente Dilma, Omar respondeu: “Na política tudo é possível”. Questionado sobre as desavenças entre Braga e o prefeito, o governador desconversou: “Isso é entre eles”.
Já Eduardo Braga foi categórico ao negar qualquer tipo de apoio ao prefeito. “O PMDB não apoiará Amazonino”, disse, sem querer comentar a declaração de Omar Aziz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário